20 de abril de 2013

Tamako Market (#Chá com blog versão otaku-animes)

Tamako Market

Tamako Market foi um dos destaques da temporada passada de animes no Japão. Não que isso diga muita coisa, já que se tratou de uma temporada abaixo da média e a série destoou-se da multidão por ter sido produzido pela grandiosa Kyoto Animation, mas ainda assim teve seus méritos próprios. Confira a resenha a seguir para saber se vale a pena dar uma chance a esta obra! Este post faz parte de uma tag coletiva sobre Tamako Market formada por alguns blogs que tratam de anime/mangá, que serão linkados ao final do texto conforme forem publicados.

Tamako Market é um anime original da Kyoto Animation dirigido por Yamada Naoko, a jovem diretora que mostrou seu potencial (ou falta dele, aos críticos) em K-ON. Trata-se de uma típica trama de comédia com umas pitadas de drama envolvendo as aventuras do dia-a-dia de Tamako, cuja família possui uma loja de mochi em um distrito comercial, bem como seus amigos, familiares, e um pássaro falante chamado Dera.

... Espera, o quê?

Dera e Tamako

Pois é, a vida de Tamako passa a ficar ligeiramente menos ordinária com a chegada de Dera ao distrito. Trata-se de um legítimo "pássaro da realeza", encarregado de encontrar uma noiva para o príncipe de sua ilha. O problema é que Dera acaba se apegando a Tamako e, como se não bastasse, entope-se de mochi a ponto de não conseguir voar mais. Fora esse minúsculo detalhe, o resto do anime é relativamente normal.

É importante ressaltar que Tamako Market faz mais coisas certas do que erradas na construção de um bom anime do cotidiano. A principal pergunta é: ele diverte? Sem dúvidas, é um entretenimento proveitoso, mas poderia ser muito mais do que isso. Vamos começar pelo distrito comercial em si, que possui uma belíssima exposição inicial e ao longo do enredo é caracterizado como um personagem importante.

O anime não perde tempo e logo na abertura faz questão de expor o distrito como um lugar tão animado e colorido que acaba adquirindo vida própria — evidenciado pelos objetos inanimados dançando. São pequenos detalhes como esse que contribuem para a ambientação fantástica, intimamente ligada ao estado psicológico e emocional dos personagens que ali residem.

Pena que o mesmo não possa ser dito a respeito dos residentes em si.

Distrito comercial

Apesar de o título ser Tamako Market, há muito mais foco em Tamako e seu círculo imediato de contatos do que no distrito comercial, o que é uma pena, considerando todo o trabalho de caracterização do ambiente. Salvo um ou outro acontecimento, nada sobre os lojistas e suas vidas pessoais é explorado, com todo o foco permanecendo no núcleo adolescente.

Não se engane esperando personagens complexos com dramas intensos, a ideia é realmente retratar pessoas comuns enfrentando dilemas que podemos facilmente reconhecer e talvez tenhamos até vivenciado, tais como ter que fazer decisões difíceis sobre o futuro, lidar com a pressão, paixões não-correspondidas, dificuldades de relacionamento etc.

Até os personagens mais subdesenvolvidos são nitidamente "humanos", isso é, possuem ações, falas, comportamentos e reações verossímeis que vão além de estereótipos, sendo muito fácil sentir-se conectado a eles. Infelizmente, o anime perde muitas chances de desenvolvê-los ao seu máximo potencial, deixando muitas explorações psicológicas e interpessoais de lado. O estranho é que a personagem melhor desenvolvida nesses aspectos é Midori, amiga de Tamako, e não a própria Tamako... em compensação, quase nada se sabe sobre outra amiga, Kanna.

Dera, Tamako e amigas

Como exemplos de potencial mal explorado temos a já citada falta de interesse nos personagens secundários do distrito, mesmo com uma trama de romance que facilmente mereceria seu episódio próprio; a falta de conflito no "triângulo amoroso" da série, que atinge seu ápice no quinto episódio e parece ser esquecido por completo posteriormente, embora não tenha sido resolvido; e um certo evento traumático na vida de Tamako que é apenas sugerido, mas nunca mostrado, o que melhoraria bastante a profundidade da protagonista (aliás, é uma das personagens mais fracas da série).

Um erro feio de Tamako Market pode ser resumido em uma palavra: Dera. Não é o personagem em si, embora ele possa não cair no gosto de todos, mas sim o modo como a trama que ele carrega é inserido na série. Por causa desse infeliz passarinho, novos personagens são introduzidos ao longo do anime, sem oportunidades para serem desenvolvidos apropriadamente e roubando o tempo precioso que outros aspectos do enredo poderiam utilizar; e o arco final, dedicado à Tamako, é bem bizarro por envolver uma história de casamento completamente alienígena à personagem e com uma conclusão esdrúxula.

A apresentação inicial também é um tanto problemática. O primeiro episódio começa bem, mostrando todo o potencial da série com um grande elenco e uma atmosfera colorida e diversificada. É de se esperar que os episódios seguintes explorem o distrito e a vida de Tamako, certo? Contudo, logo em seguida vem um episódio dedicado a uma colega de Tamako e outro dedicado a uma personagem que sequer havia sido introduzida antes e passa a ser amiga de Tamako após o terceiro episódio. Ao distrito só sobram os intervalos e episódios posteriores, o que acaba sendo uma decepção.

Essa falha na ordem de apresentação pode ser o principal motivo para que alguns se sentam inicialmente entediados, com dificuldade em se ligar ao contexto da obra. Adicionalmente, acaba transmitindo a ideia de propaganda enganosa, uma vez que apenas os personagens jovens são abordados. Mais ainda: apenas as garotas jovens, considerando que não há tanta ênfase no personagem de Mochizou, apenas em sua paixão platônica por Tamako.

Falando agora sobre os aspectos técnicos, a Kyoto Animation novamente não desaponta. A animação é de bom nível, fluida e com atenção a detalhes e iluminação, embora não esteja entre as melhores que o estúdio já produziu. O estilo artístico é coerente com a premissa da série e mantém os padrões da Kyoto Animation: colorido e agradável esteticamente, com design de personagens reminiscente de obras anteriores como K-ON e Hyouka. A trilha sonora também se encaixa de forma adequada nas cenas, contribuindo para a atmosfera geral; destaque para os temas de abertura e encerramento.

Tamako, Mochizou e Shiori vendo fogos de artifício

Com tudo isso dito, deixo ao leitor as conclusões finais, mas pessoalmente recomendo Tamako Market a quase qualquer um. É uma boa série sobre o cotidiano, capaz de trazer pelo menos alguns sorrisos à cara do espectador. Se tiver gostado de K-ON, então pode mergulhar fundo para degustar mais garotas fofas fazendo coisas aleatórias. Contudo, se estiver procurando por um anime sólido, que sabe explorar todos os detalhes ao máximo e com personagens bem desenvolvidos, é melhor procurar em outro lugar (que tal Uchuu Kyoudai?). Tamako Market fica marcado apenas como um bom divertimento para passar o tempo.

Outros posts de blogs participando da tag:

Angel Girls
Our Otaku Life
Prochosk
Um pouco de Shoujo

4 comentários:

  1. Ótima resenha Gabriel! Eu particularmente adoro o Dera! E nem cheguei a pensar que os personagens do Distrito fossem mesmo ser abordados, já que tudo gira mais em torno da Tamako e suas amigas, apesar de Kanna ser mal explorada. Por ter um tom mais leve, também não esperei nenhum drama ser abordado com mais profundidade, mas concordo com vc que a Tamako é de todas a personagem a mais fraca da história! E que se alguns pontos, como o triângulo amoroso, fossem resolvidos, o anime ficaria bem melhor!

    Obrigada por participar da TAG!! Espero que a gente possa fazer muito mais!!!

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato pelo feedback! Acho que, no final das contas, a grande questão está realmente nas expectativas. Tamako Market cumpre o que promete, desde que você saiba que ele não promete lá muita coisa além de um anime divertidinho de comédia sobre o cotidiano de um grupo de garotas.

      Excluir
  2. Realmente faltou uma exploração maior dos personagens, mas ai acho que sairia da linha cotidiano e passaria pra dramatização... Fugiria da ideia proposta!
    Ainda não consigo entender como K-on sai da boca de todo otaku... Pelo jeito vou ter que conferir, nem que seja alguns episódios; mesmo tendo a impressão de que logo me cansarei.
    De qualquer forma, adorei o post! Espero algum dia poder escrever com tanta diligência quanto vocês!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não fugiria da proposta de vida cotidiana (basta ver Uchuu Kyoudai, que consegue fazer uma boa exploração de personagens sem ser extremamente dramático e ainda manter uma boa dose de comédia), mas realmente não é essa a intenção de Tamako Market, que vai pelo espectro mais "light" da coisa. K-ON tem mais ou menos o mesmo estilo de Tamako Market, de vida cotidiana leve e humorística com garotas colegiais.

      Excluir