14 de março de 2013

Porque ler: Steel Ball Run


Já falei sobre JoJo's Bizarre Adventure por aqui, então agora trago uma resenha da sétima parte, a mais recentemente concluída: Steel Ball Run. A maior inovação do arco é o fato de o universo ter sido "reiniciado" em uma linha de tempo alternativa, literalmente marcando o início de uma nova saga. Você está pronto para embarcar nesta aventura?

Em Steel Ball Run, Araki mais uma vez nos entrega um arco cheio de batalhas inteligentes, batalhas criativas, tramas malucas e personagens carismáticos. Na verdade, é até melhor do que os anteriores, à medida que o autor continua a reciclar seu próprio estilo e melhorar sem limites. Este é um raro exemplo no qual o autor fica melhor com o tempo, e Steel Ball Run traz boas evidências disso.

Tudo começa em 1890. Johny Joestar (versão alternativa de Johnathan Joestar) era um jóquei brilhante, mas toda a glória e sucesso conquistados durante sua carreira foram repentinamente reduzidos a nada quando um certo incidente resultou em consequências graves que o tornou incapaz de mover as pernas.

Certo dia, Johny encontra o misterioso Gyro Zeppeli, que pode ter uma pista para como voltar a andar através da estranha técnica do "Spin". Gyro está prestes a participar na Steel Ball Run, uma grande corrida percorrendo os Estados Unidos que promete 50 milhões de dólares ao vencedor, e Johny decide voltar à vida de corridas para segui-lo e aprender mais sobre o Spin.

Cada competidor tem suas motivações, habilidades e meios de vencer únicos. Adicione a isso as loucuras proporcionadas por Stands e você terá uma jornada imprevisível, frenética e, acima de tudo, bizarra, fiel à tradição de JoJo's Bizarre Adventure. Mas Steel Ball Run vai um passo além e joga personagens e facções com suas próprias agendas, além uma grande conspiração.

A trama não é lá muito complicada, mas definitivamente tem reviravoltas interessantes, conflitos intensos e envolventes relações entre os personagens. Tudo flui tão bem que é muito fácil ser sugado para dentro do mangá.

A arte fica ainda mais refinada em Steel Ball Run, fazendo bom uso do estilo único do Araki para ressaltar emoções, atribuir impacto dramático às cenas ou apenas servir como um verdadeiro banquete aos olhos do leitor, principalmente com o rico design dos personagens.

Falando em personagens, Gyro e Johny são provavelmente os melhores protagonistas de JoJo até o momento, apesar de não superarem Joseph de Battle Tendency em termos de "badassery". Eles estão longe de perfeitos, mas isso é o que os torna fascinantes, lutando contra seus demônios internos para serem capazes de seguir em frente e revelando vários aspectos de suas personalidades no processo.

Outro destaque é a dinâmica da dupla. O laço de amizade entre eles fica cada vez mais forte e torna-se bastante autêntico e poderoso ao longo do tempo, de modo que até as interações mais bobas são muito divertidas de se observar. Gyro em particular é incrivelmente carismático.

O resto do elenco pode não ser tão desenvolvido quanto Johny e Gyro, mas eles ainda brilham ao seu próprio modo. Temos inclusive o retorno de Dio, que ainda é aquele manipulador que todos amamos odiar, apesar de servir como anti-herói durante boa parte da trama e não o vilão principal.

Como é o costume de JoJo, batalhas são um dos maiores focos da narrativa e a principal força motora por trás do crescimento dos personagens, colocando-os em situações desesperadores que exigem determinação e tomada de decisões difíceis.

Os Stands, principais mecanismos de batalha no universo de JoJo que representam o espírito do lutador, estavam ficando cada vez mais fortes e absurdos nos arcos anteriores, mas Steel Ball Run diminui o nível drasticamente, valorizando a estratégia acima do poder e contribuindo para a elaboração de batalhas muito interessantes que vão além da simples tentativa de eliminar o outro. Um bom exemplo é o confronto contra Axl Ro (sim, uma referência ao Axl Rose), que literalmente força todos os envolvidos a lidarem com seus pecados do passado.

Se estiver a fim de batalhas emocionantes e inteligentes, um ótimo elenco de personagens e uma das corridas mais bizarras do universo, então JoJo's Bizarre Adventure - Steel Ball Run é para você. E não importa se você for um leitor experiente da saga de JoJo ou um novato total, porque todos podem participar da competição!

Nenhum comentário:

Postar um comentário