29 de junho de 2011

As melhores trilhas sonoras dos games


Desde os tempos dos arcades, as músicas nos games tiveram sua importância em particular. Aqueles barulhinhos simples sempre nos levaram mais para perto da tela. Mas de lá para cá muito mudou, sendo hoje a trilha sonora um dos fatores chaves para um bom jogo. Sendo tão forte que uniu a indústria da música a dos games, trazendo músicos cada vez mais perto. Tendo hoje reconhecimento suficiente para ganhar um Grammy.
Diante disso, existem certos jogos que ficaram marcados na nossa memória por causa da sua trilha sonora ou por causa de uma música. Por exemplo, não podemos no esquecer de Mario e suas incontáveis aventuras. Quantas vezes o encanador bigodudo não nos fez sair cantarolando suas músicas? Quantas vezes não nos surpreendemos ao ver alguém solando estas músicas? Músicas como o "Tema de Abertura" de Super Mario World, o “Tema do Yoshi”, o “Tema Final” ou o “Tema do Donut Plains” são sempre lembradas. E por sempre estar no coração dos gamers e ser claramente o ícone dos games, Mario não podia ficar de fora.
Falando em Mario ou em jogos da Nintendo temos que falar do maior compositor da Big N, Koji Kondo, que além de participar de quase todos os jogos do encanador bigodudo, foi o responsável pela maioria dos jogos da franquia The Legend of Zelda.
Pegando carona com o Mario temos o seu irmão, Luigi, que em uma aventura solo nos presenteou com uma música muito divertida e icônica, o tema de Lugi’s Mansion. A trilha em geral não né espetacular ao ponto de você se recordar, mas o "Tema Principal" é. Vale citar que o próprio Luigi fica cantarolando o tema no decorrer do jogo. Além disso, a trilha é impecável e de bom gosto, encaixando bem com o jogo.
Também como ícones, desde os tempos de nintendinho e do SNES, The Legend of Zelda marcou com sua trilha, que como disse, também esteve nas mãos de Koji Kondo. Em diferentes jogos, com diferentes versões ou simplesmente diferentes músicas, estas sempre foram repletas de magia, o que não seria diferente dos jogos. Os temas da versão de Super Nintendo são incríveis! Dando como exemplo o "Tema de Hyrule Field". O próprio “Tema do Hyrule Field” repaginado no Zelda Twilight também é excelente, junto com o “Tema do vilarejo de Ordon” e os temas "Meet Ilia" e “Meet Ilia again”, sendo os dois ultimos diferentes versões da mesma músicam, também são muito bons. No Ocarine of Time eu gosto muito da “Saria song”, "Kokiri Theme", "Temple of Time", mas todas com o enfoque da ocarina são inesquecíveis! Vale citar a "versão dos temas de Zelda pelo maestro John Williams”.


Na mesma era do Zelda a link to the past veio o primeiro jogo de uma dobradinha memorável: Chrono Trigger para SNES, logo depois Chrono Cross para Playstation. Ambos os jogos de RPG da Square, ambos com magníficas músicas que não apenas se encaixavam bem no jogo como poderiam e podem ser escutadas separadamente. No Chrono Trigger, além do "Tema Principal" que é excelente, temos também ótimas músicas como: “Frog’s Theme”, “Magus Theme”, “Delightful Spekkio”, “Lavos' Theme”, “Corridors of Time”, “Epilogue To Good Friends” e o “Tema Final”.

Em Chrono Cross, o irmão mais novo, o tempo proporcionou mais recursos, com isso maior qualidade de gravação, possibilidade de mais instrumentos, uma saída de som melhor, etc. Isto, aliado ao ponto chave que é Yasunore Mitsuda, o mesmo compositor de Chrono trigger, não podia ter outro fim se não a excelência. Este jogo possui a minha música predileta, “Scars of Time”, que ouso dizer ser a melhor música de todos os games! Como temos Mitsuda brincando com suas capacidades podemos escutar canções como: “Home Village – Arni”, “Time's Grasslands - Home World” (que é uma repaginação do tema principal de chrono trigger), “Home Gardov” e “Radical Dreamers” (leva o nome do segundo jogo da série) que é única por ser cantada. Esses são alguns poucos exemplos. Como falei também da maior quantidade de recursos, um ponto que mostra isso são as versões diferentes das mesmas músicas com repaginadas incríveis. Como “Chronomantic” e “Time's Grasslands - Home World” que são diferentes versões do tema principal de Chrono trigger. Além disso, podemos escutar diversos instrumentos diferentes, com certeza uma diversão à parte para Mitsuda.

Quando se fala em jogos de RPG, Final Fantasy não pode ficar de fora. O problema é que de inúmeros jogos da franquia, teria que escolher um ou alguns. Cito as trilhas de Final Fantasy IX, Final Fantasy X e Final Fantasy XII, como bons exemplos, mas vou escolher três distintas: Final Fantasy VII como a melhor trilha e Final Fantasy VIII e Final Fantasy X-2 por alguns aspectos muito importantes. Em FF VII eu creio que não são necessárias apresentações. Como os outros jogos que já mencionei, Final Fantasy VII foi e é muito conhecido pela sua trilha. Quem nunca se emocionou com o “Aerith Theme” (uma versão melhorada desta música é "A flower blowing in the slums", do Crisis Core)? Sem falar no “Main Theme” e no “Tifa's Theme” que são igualmente emocionantes. Além deles, “One Winged Angel” e “J-E-N-O-V-A” são músicas que marcaram principalmente por serem referentes ao vilão, Sephiroth. O mérito dessas incríveis composições são de Nobuo Uematsu, um grande compositor que já fez escalas em alguns outros Final Fantasy’s, como FF IX. Seu nome já é bastante conhecido entre os gamers e acabou se tornando referência de qualidade. Sobre o Final Fantasy VIII eu separei uma música que me fez tremer quando joguei: “Liberi Fatali”. Se não se lembra, é o tema em latin cantado por um coral. No Final Fantasy X-2 eu gosto das músicas cantadas, sem tirar o mérito das instrumentais, mas “Real Emotion” e “Thousand Words” cantadas pela “Yuna” foram memoráveis.

Saindo um pouco dos RPG’s, os jogos esportivos têm mandado muito bem. As músicas geralmente não são exclusivas, mas as escolhas na maioria das vezes caem bem ao jogo. Lembro-me bem de “Reptilia” dos Strokes no Pro Evolution Soccer 2009, eu acho. Também há espaço para músicas brasileiras, no Pro Evolution Soccer 2011 a música “Pêra” do Democustico representa o Brasil. Need For Speed Underground veio com inúmeras músicas eletrônicas e hip hop’s. Um bom exemplo dessas músicas é “Get Low”, que para mim se tornou a cara do jogo. Mas outros jogos esportivos não fazem por menos, como NBA Live e Fifa, trazendo músicas já conhecidas mas muito bem encaixadas.

Falando em músicas já conhecidas não se pode esquecer Guitar hero e Rock Band. Não se pode dizer que as trilhas são ruins já que são sucessos fora deles. Claro que são jogos voltados para isso, porém não tira importância de trazer para os games Beatles, Aerosmith, Kiss, AC-DC, Nirvana, Pearl Jam, entre outros. Trazer músicas como “One” do Metallica, “Killing in the name of” do Rage Against the Machine e “Through the fire and flames” do Dragonforce não é para qualquer um. Sem falar que estes jogos foram uma febre, muito por causa das músicas. Imagina tocar as músicas dos seus ídolos? Isso deve ser dez vezes mais incrível quando não se sabe tocar nada fora dos games.

Outra trilha sonora memorável é a de Metal Gear Solid. A franquia sempre teve o ar cinematográfico, mesmo no primeiro jogo de Playstation com suas limitações. Hideo Kojima, como gênio que é sempre soube a importância das músicas em sua franquia. Todos os jogos da franquia possuem pelo menos duas músicas boas, o "Tema Principal" em Metal Gear Solid junto com “The Best is Yet To Come” são as primeiras a chamar a atenção. “Snake Eater” que é a minha música favorita da franquia, da as caras em Metal Gear Solid 3: Snake Eater nos moldes das aberturas dos filmes do James Bond. Outra música boa do próprio Snake Eater é “Don't Be Afraid”, a música de encerramento. O fator trilha sonora é tão importante na franquia que decidiram colocar no Metal Gear Solid 4: Guns of Patriots um iPod como opção de item para o Snake. Você escolhe a música que quer e fica escutando ela durante o jogo. O problema é que não se escuta muito bem os sons ambientes, o que é o mesmo que ser cego se tratando de Metal Gear.

Recentemente (ou nem tanto assim) uma música em especial me chamou atenção. Foi em Smash Bros Brawl no para Wii que vi o "Ending Theme do Subspace Emissary"(o modo aventura). Toda em latin, com uma letra muito legal e uma harmonia muito bem feita. Como também há no jogo as músicas principais de Mario, Zelda, Luigi, Metal Gear, entre outros, Smash Bros Brawl deve ser lembrado.
E para terminar, o jogo que enfim coroou as trilhas dos games mostrando ao mundo que estas também possuem qualidade, e muita: Civilization IV e o seu Grammy. Este foi o primeiro jogo da franquia que não reclamei e acabei desligando o som ou colocando outras músicas em segundo plano. As músicas realmente são muito boas, mas alguns possuem dificuldade de entender o quão bem feitas são. A maior dificuldade de suas músicas e consequentemente o seu grande mérito é em representar diferentes culturas, diferentes estilos e diferentes épocas. Cada civilização não só é representada pelo seu líder, mas também por uma música chave que lembra sua cultura, seu rosto e sua história. As músicas evoluem junto com seu império, com o passar das eras no jogo. Então espere ouvir músicas tribais na era colonial e Beethoven na Renascença. Mas uma música em especial ganhou o Grammy de “Melhor Arranjo Instrumental com Vocais de Apoio”, “Baba Yetu”, composta por Cristopher Tin. Esse prêmio abriu de vez as portas do Grammy para as trilhas sonoras dos games, tanto que estes podem concorrer agora a: melhor música para mídia visual, melhor trilha sonora para mídia visual, melhor trilha sonora original para mídia visual e melhor música (escrita) para mídia visual.

Como dica, para quem não conhece, existe uma orquestra chamada Video Game Live, que toca as melhores e mais conhecidas músicas dos games. Frequentemente eles dão as caras aqui no Brasil, e apesar do preço meio salgado do ingresso, acho que cada centavo valerá a pena para os gamers de carteirinha.
Obs: Os links seguem os originais dos jogos, mas recomendo escutar as versões orquestradas.

4 comentários:

  1. Muito boa a postagem mesmo, bem completa e justa, gostei muito da idéia do link da música no texto, muito legal, XD hehehe.

    ResponderExcluir
  2. Faltou citar na minha humilde opnião a melhor composição feita para um jogo, Promise, do Silent Hill(vale lembrar que não sou nem um pouco fã da série).
    Mas a trilha sonora é com certeza a mais foda que já passou na história dos jogos eletrônicos

    ResponderExcluir
  3. Cometi realmente duas injustiças: esquecer de Silent Hill e Wild Arms. Mas fica a dica para quem quiser conhecer, vale a pena.

    ResponderExcluir
  4. Poxa, Castlevania também tem uma trilha sonora ótima.

    ResponderExcluir