28 de janeiro de 2012

Porque jogar... Mortal Kombat

O que é...

A série Mortal Kombat não precisa de muitas apresentações... Apesar de não ter feito muito sucesso em seus últimos jogos, praticamente todo mundo que tenha mais que 20 anos já jogou algum dos seus jogos em sua "época de ouro" (Mortal Kombat 1, 2 e 3). Mortal Kombat (nono jogo da série) foi lançado para PS3 e Xbox 360 em 19 de abril de 2011 e veio para retornar toda a glória da franquia. Mas mesmo assim se você nunca ouviu falar da série, aqui vai uma breve síntese... É um jogo de luta com movimentação 2D, onde os lutadores possuem algum tipo de habilidade especial (por ser de uma raça de seres de outra dimensão, vir do inferno ou por algum outro motivo sem muito nexo...). No jogo clássico da franquia (como no primeiro filme), somos apresentados ao torneio chamado "Mortal Kombat", onde lutadores de dois "reinos dimensionais" lutam entre si. Estes reinos são a Terra e a Exoterra (Outworld em inglês). Tudo isso porque se a Exoterra vencer por 10 torneios seguidos ela ganha o direito de invadir a Terra, unindo as duas dimensões. E para variar, ela ja venceu 9 e esse torneio é a última esperança da Terra. Para isso, a divindade protetora de nossa dimensão, o "catador de arroz" Raiden, escolhe os melhores guerreiros disponíveis para essa tarefa.


O que acontece...

Logo no início, o jogo tenta consertar os erros dos jogos anteriores (que mataram praticamente todo os lutadores). Para isso, Raiden, prestes a ser derrotado por Shao Kahn, usa seus poderes divinos para alertar ao seu "eu" do passado que se nada for feito de diferente, o mundo estará perdido. Com isso o amuleto de Raiden racha e ele acredita que somente quando o amuleto voltar ao normal, o mundo estará a salvo. Então, o jogo te trás de volta aos acontecimentos do primeiro torneio, onde Raiden te auxilia para que as coisas saiam diferentes. E isso é tudo que eu posso dizer sem spoilers... Para um jogo que nunca primou pela história, eu acho que foi uma ótima saida para os acontecimentos anteriores.



Mecânica...

Quanto a mecânica, Mortal Kombat se encontra naqueles tipos de jogos que são "fáceis de aprender e difíceis de dominar". Em pouco tempo você já estará realizando alguns combos e já vai aprender a soltar quase todos os ataques especiais de todos os personagens (o que é muito facilitado pela lista de golpes disponível no menu de pausa, o que tira um pouco da graça de antigamente, quando a gente só sabia fazer alguns ataques de cada personagem, e só aprendia tudo quando tinha a chance de botar as mãos numa daquelas revistas que vinham todos os golpes), e já estará "emendando" um ataque em outro e soltando muitos "Golpes de Raio-X", uma novidade na série, onde se utiliza uma barra de especial que enche conforme se bate mais no oponente e possibilita ataques especiais aumentados, bloqueios que quebram qualquer combo e o ataque máximo do lutador, que costuma tirar mais de 30% da vida do oponente, onde esse dá uma série de golpes e o inimigo aparece em uma visão de raio-x, mostrando os ferimentos internos causados pelo ataque. Mas felizmente os personagens jogáveis (27 básicos, mais o Kratos de GoW no PS3 e mais 4 lutadores por download, o que inclui Freddy Krueger) estão bem balanceados e possibilitam disputas justas entre os lutadores mais experientes. Mais um ponto importante de se salientar é o idioma em português (sem opção de escolha, ele se adapta ao idioma do sistema de seu video game) que apesar de possuir alguns erros de tradução e ortografia (como "Primer Golpe") facilita muito a vida de quem não é fluente em inglês. E possui muita importancia na industria de jogos, por ser um dos primeiros grandes lançamentos de 2011 que apresentava nosso idioma na versão original do game.



Tão importante quanto falar da mecânica das lutas em si, é falar dos diversos modos de jogo disponíveis, o que mostra um grande comprometimento dos produtores com esse Mortal Kombat. Além do modo Arcade clássico local e online,  há o modo História, que conta com pequenas animações entre cada luta, evoluindo o enredo do jogo, e uma série de minigames e desafios (Teste sua Força, Teste seu Golpe, Teste sua Visão, Teste sua Sorte e Torre dos Desafios) que rendem "MK Points" utilizados para desbloquear uma infinidade de conteúdos bônus, como artes conceituais, storyboards de fatalities, roupas alternativas, músicas, códigos para serem utilizados antes das lutas (que trazem diversos efeitos, desde aumentar o dano de arremessos até combates sem cabeça e vampíricos, onde parte do golpe deferido rouba a vida do oponente) e códigos para realizar os famosos fatalities.



Visual...

Nesse quesito não tenho muito o que falar, o jogo é impecável, desde os lutadores ao cenário, do menu aos minigames. Tudo foi feito com muito capricho, com um toque de novo mas ao mesmo tempo nostálgico, sem deixar os jogadores veteranos  decepcionados. As fases possuem uma série de detalhes e efeitos de sombra e luz, tudo em HD. E como não podia faltar em Mortal Kombat, litros e litros de sangue (muitas vezes exagerados, mas isso já é uma marca da franquia) jorram dos lutadores, que no final da partida até parecem que não foram tão "vencedores" assim, porque faltam pedaços de carne por todo o corpo, suas orbitas oculares estão a mostra, ou quem sabe um buraco em seu maxilar... E já que o assunto é sangue, é hora de falar dos fatalities, que apesar de serem muitas vezes repetitivos (com o adversário cortado simetricamente ao meio) são muitas vezes bem bolados, mas somente alguns deles são compatíveis ao nível da produção toda em si, pois já que as lutas já estão bem sangrentas (boa parte devido aos Golpes de Raio-X) esperava que todos os fatalities fossem mais impressionantes, mas isso não chega a prejudicar a obra como um todo, de jeito nenhum.




Som...

As músicas variam entre remakes de antigas músicas e músicas novas que se encaixam bem no jogo, não destoando, mas também não sendo um ponto forte do jogo. Os efeitos sonoros estão bem ricos, desde os socos até as pequenas interações com o ambiente. O mesmo para as vozes dos personagens que veem na medida certa, sem exagerar nas repetições (exceto o Liu Kang, que fica dando aqueles gritinhos finos dele, hehe). Destaque para a voz clássica da narração (do Shao Kahn, para quem não sabe) que traz uma boa dose de nostalgia.





Pontos positivos...

- A história consegue consertar bem os erros dos jogos anteriores e retorna a franquia à sua época de ouro, os três primeiros jogos de Mortal Kombat (E praticamente os únicos que realmente prestam...)
- Bem sanguinolento, como um jogo de Mortal Kombat tem que ser (Litros e litros de sangue saem dos lutadores, sendo muitas vezes exagerado, mas isso faz parte...)
- Praticamente todos os lutadores importantes estão nesse jogo (Além do conteúdo por download que adiciona mais jogadores que possuem golpes diferenciados...)
- Diversos modos de jogar, deixam a vida do jogo mais longa (Pra falar a verdade eu ainda não cheguei ao último andar, 300, mas já passei do 250...)
- É um jogo fácil de jogar, após algumas partidas todo mundo já sabe fazer algumas coisas, o que torna o jogo bem equilibrado (Mas pra chegar a perfetição precisa-se de longas horas de jogo...)
- O modo campanha é bem apresentado e conforme avança vai ficando cada vez mais desafiador (O que as vezes é difícil nos jogos de hoje, que muitas vezes são muito fáceis...)

Pontos negativos...

- Alguns fatalities parecem ser cópias uns dos outros, sendo a maioria deles somente cortar o oponente ao meio de alguma forma não muito impressionante (Mas os piores mesmo são os do Johnny Cage...)
- Boa parte do conteudo desbloqueável não "serve pra nada", são artes conceituais e músicas pra ouvir na galeria. Poderia ter mais conteúdo jogável, ou algo diferente (Sem menosprezar as artes e as músicas, mas quando você gasta seus pontos na cripta, espera encontrar roupas e códigos de fatalities...)


Procurando defeitos...

- Apesar dos jogos finalmente começar a vir com menus e dublagens em português, a tradução de Mortal Kombat deixa a desejar, com erros bobos, mostrando que ainda falta bastante coisa pra deixar os jogos que chegam no mercado brasileiro pronto para quem não manja muito de inglês (Mas a tradução é satisfatória, da pra entender praticamente tudo, inclusive o "Primer golpe"...)
- Alguns personagens parecem ser um pouco mais apelões que outros, mas com as atualizações por download, os produtores dizem ter equilibrado mais o jogo (Diminuindo o dano de alguns ataques e aumentando o tempo de execução deles por exemplo...)


Notas...


Visual_________10/10


Enredo__________8/10


Som______________9/10


Mecânica____________9/10


Controles______________9/10


Replay__________________9/10


Total______________________9,0/10

O jogo em uma palavra...

Sanguinolento

Veja também:

2 comentários:

  1. Justo! O jogo é bem fluido, bem legal! Realmente lembra os três primeiros jogos da série, até porque, estes jogos foram revividos pela história principal deste MK. A campanha é muito boa, só quero ver o que eles vão arrumar para fazer uma continuação!

    Para quem gostou, escute o nosso podcast de Mortal Kombat!

    http://ipirados.blogspot.com/2011/05/ipiradoscast-14-mortal-kombat.html

    ResponderExcluir
  2. Hehe o jogo é bem legal sim, fácil de jogar (e difícil de dominar, como você disse). Uma coisa que gostei bastante foi a reação dos lutadores aos golpes, que são bem realistas!

    ResponderExcluir