9 de junho de 2011

Por que jogar... Naruto Shippuden Ultimate Ninja Storm 2


O que é...

Naruto Shippuden Ultimate Ninja Storm 2 (puxa, que nome grande...) é um jogo de luta baseado na saga Shippuden do anime japonês Naruto. Pra quem não conhece Uzumaki Naruto aqui vai uma pequena descrição: é um ninja loiro de olhos azuis que tem uma raposa demônio de 9 caudas selada em seu corpo e que tenta recuperar seu amigo Uchiha Sasuke, que "caiu no lado negro da força". E se a sua figura de ninja é a de um homem furtivo, vestido de preto e que ataca silenciosamente, você está ultrapassado, pois em Naruto ser um ninja é... usar roupas coloridas e chamativas, usar poderes absurdos e descomunais que necessitam de selos e de ter seus nomes gritados. Mas fica a dica: se você não conhece o anime, o jogo não vale tanto a pena, mas se você conhece e gosta, é o melhor jogo de Naruto que já saiu!


O que acontece...


O jogo segue muito fielmente a história do anime até a luta final de Naruto e Pain (mais um extra de Sasuke vs Hachibi) e não se limita a ter somente partes de luta. O jogador controla Naruto pela vila de Konoha (e os outros locais do anime), num ambiente muito bem feito e com textura que reproduz fielmente o anime, dando a sensação de fazer parte dele. Há também uma série de "sidequests" que não inovam muito mas que dão um pequeno aumento na vida do game, sem ser muito chatas.




Mecânica...

Fora de batalhas, no modo campanha, o jogador controla Naruto na maior parte do tempo utilizando uma câmera fixa em terceira pessoa. É possível achar itens pelo cenário que podem ser usados para comprar armas para se usar em combate, ou itens para aumentar os status do personagem antes de cada batalha. Tais armas são "infinitas" sendo disponibilizado um número fixo de utilizações para cada combate, por exemplo um pergaminho explosivo por batalha. Esses itens são utilizados pelo direcional, enquanto o jogador se move pelo analógico. As batalhas ocorrem em 3D, com a câmera variando de posição (muitas vezes focando em uma pessoa, o que pode complicar no início, mas uma vez acostumado, pode-se utilizar a câmera ao seu favor, como por exemplo se aproveitar de uma fumaça na tela para soltar um jutsu ou item...). Os combos são realizados de maneira simples, mas se o jogador ficar só apertando os botões aleatóriamente não irá vencer facilmente, como acontecia em Naruto: Narutimate Accel 4 para PS2. Os personagens ficaram bem equilibrados e não existe um personagem que só existe para tapar buraco, todos tem chance de ganhar (apesar que os ninjas da Akatsuki são mais fortes que o resto, bem como o Naruto e do Sasuke, claro).




No modo campanha ocorrem lutas comuns, como as de 2 jogadores, mas no final de cada capitulo acontece uma luta contra um "chefão". Essas lutas dão um clima todo especial ao jogo e são um dos seus pontos fortes. Nelas o inimigo possui uma vida diferenciada, e conforme ele chega a certos niveis de life, ocorrem cenas onde é necessário apertar botões em sequencia, ou rapidamente, etc (os famosos quick time events). Nesses momentos grandes mudanças no cenário e nos jogadores é vista, com direito a destruições, troca completa de cenário ou entrar em uma nova forma. Como por exemplo a luta do sasuke contra Itachi, que é muito fiel ao anime, e termina com a famosa cena do Susano'o, ou a luta de Jiraiya contra os 6 "Pains". Depois é possivel inclusive jogar as lutas anteriores para melhorar seu rank (o que habilita troféus do PS3).




Cada personagem possui um "Awakening mode" que é uma transformação ou simplesmente liberação de energia que o torna mais forte fisicamente, mas impossibilita utilizar itens, ajuda e o jutsu forte, o que adiciona um pouco de estratégia ao combate. Mas tal modo só pode ser ativado quando se atinge uma certo porcentagem da vida (normalmente 50 %, mas pode ser inferior), o que pode virar o destino de uma partida.




O jogo traz personagens jogáveis, com opção de selecionar até 2 ninjas como apoio, onde eles aparecem para realizar jutsus, ajudar em defesas e combos, e em um ataque especial triplo. Tudo dependendo do tipo de comportamento colocado (ataque, balanceado ou defesa) e da afinidade dos personagens (equipes do anime ganham bônus). As ajudas são chamadas pelos botões R2 e L2 e são disponíveis com o tempo, caso o ajudante leve um golpe, ele demora mais para estar disponível. A lista de personagens jogáveis é a seguinte:




Naruto (com duas opções de jutsu forte)
Sakura
Sai
Naruto Sage Mode (duas opções de roupa, a clássica e uma de Hokage)
Neji
Rock Lee
Tenten
Shikamaru
Ino
Chouji
Shino
Kiba
Hinata
Kakashi
Yamato
Gai
Asuma
Jiraiya
Tsunade
Killer Bee
Minato (quarto Hokage)
Sasuke (duas opções de jutsu forte)
Suigetsu
Karin
Juugo
Orochimaru
Kabuto
Gaara
Temari
Kankuro
Chiyo (velhinha da areia)
Deidara
Sasori
Hidan
Kakusu
Tobi
Itachi
Kisame
Konan
Pain (Yahiko, mais nos golpes dele aparecem os outros, exceto o Nagato)
Lars Alexanderson (um personagem de Tekken que nada tem a ver com o jogo...)




Visual...

Os gráficos são o melhor possivel para um anime, dando a completa impressão de estar assistindo a mais um episódio. Os elementos do cenário não são destrutíveis nas fases normais, mas os efeitos de poeira e água são satisfatórios. No modo de um jogador, a vila é bem feita, mas falta um pouco de vida ao cenário, as pessoas geralmente ficam paradas (ou se mechendo no mesmo lugar...). Os jutsus estão fiéis e impressionante, assim como os personagens.




Som...


As músicas são parte da trilha sonora do anime, o que ajuda na imersão do jogador (ou seja, se você gosta do anime vai adorar o jogo), e as vozes são as originais dos personagens e inglês e em japonês (o que fica muito legal, se você está acostumado a assistir o anime em japonês legendado).




Pontos positivos...

- Se você for fã do anime, o jogo é imprescindível, o melhor já feito e com o modo história menos chato (a única coisa chata mesmo é ter que ir até alguns lugares a pé, as vezes...)
- Visual e som de ótima qualidade, a equipe de produção caprichou no design (mais uma vez, o jogo é muito melhor em HD, do que numa TV convencional...)
- Aparecem todos os personagens importantes até esse momento do Shippuden, e na época do lançamento nem o anime estava nessa parte, somente o mangá (Mesmo que possa parece poucos personagens em comparação com as versões antigas do PS2, afinal pra que serve o "Konohamaru Squad"?...)

Pontos negativos...

- A câmera pode atrapalhar as vezes priorizando um dos jogadores no modo multiplayer (nem sempre é o player 2 que sai perdendo pelo menos, mas no modo campanha isso não acontece...)
- A promessa do jogo era um cenário destrutivo, o que só acontece nas lutas contra chefes... (mas mesmo assim não perde o brilho do cenário...)


Procurando defeitos...


- Poucos jutsus por personagem, praticamente só existem 2 (Apesar de alguns combos utilizarem jutsus mais simples, o jogo poderia ter mais opções, nem que fosse escolhidos antes da luta...)
- O Lars Alexanderson é realmente desnecessário (Se queriam colocar um personagem extra, porque não colocaram o terceiro Hokage, ou o Kakashi jovem?...)

Notas...

Visual________9/10

Enredo________9/10 (Segue fielmente o anime, mas poderia melhorar as sidequests)

Som___________8/10

Mecânica________9/10

Controles_________9/10

Replay____________8/10 (somente o multiplayer e as lutas contra chefes)

Total_______________8,7/10


O jogo em uma palavra...


Fidelidade

Um comentário:

  1. Eu já joguei e aconselho! Segue a linha do Dragon Ball Budokai Tenkaichi com inumeros personagens, um modo história muito interessante e uma jogabilidade fácil e divertida. Sem dúvidas o melhor jogo de Naruto!

    ResponderExcluir