Para evitar combater um exagero com outro, admito que existem bons princípios e métricas úteis em certas ferramentas de SEO que podem ser usadas para melhorar seu site ao visitante. Mas leia bem o que eu escrevi: melhorar seu site ao visitante, não a motores de busca. Investir em acessibilidade, diminuir o tempo de carregamento das páginas, escrever títulos relevantes às principais ideias do conteúdo, evitar grandes porções de conteúdo duplicado, etc. Nada disso tem a ver com motores de busca, é o básico do básico para criar um bom site ou blog.
E quanto a densidade de palavras-chaves, link building, análise de tendências e outros jargões técnicos, quer dizer que não funcionam? Podem funcionar, mas a questão não é essa. Se você sofre de insônia e por isso não é muito produtivo no trabalho, você pode se estufar de cafeína o dia todo e é provável que isso funcione. Não muda o fato de que seu problema principal continua; e se privação de sono sozinha já é perigosa, sua dieta hiperativa serve para diminuir mais ainda sua expectativa de vida.
Em suma: não são soluções sustentáveis. Basta o Google mudar seu algoritmo e lá vão os especialistas tentando descobrir como adaptar suas técnicas e explorar novos modos de manipular resultados, enquanto os sites dos clientes anteriores são abandonados às moscas pelo Google por usarem técnicas agora consideradas violações.
Se os algoritmos de busca mudam de tempos em tempos, como garantir que seu site vai se manter firme e forte? É simples, basta considerar o motivo para a mudança dos algoritmos, o que exatamente eles almejam: promover resultados relevantes e de qualidade ao visitante. Querem o que o visitante quer. Então volto à minha colocação original: se quer conquistar motores de busca, conquiste os visitantes. As únicas coisas que você precisa saber além disso estão aqui.
Antes de finalizar, vou considerar alguns dos possíveis contrapontos.
Não adianta escrever conteúdo de qualidade se ninguém lê, seu trouxa!
É verdade que demora para construir um site com um bom volume de tráfego, mas tem várias coisas naturais, sem manipular sistema nenhum, que você pode fazer. Utilize redes sociais, comente em outros blogs, publique textos em outros lugares, etc. Não faça isso se preocupando com link building ou vendo como tarefas enfadonhas para promover seu site/blog.
Siga blogs e páginas de Facebook interessantes, pesquise coisas relacionadas ao seu nicho, público ou mercado, participe de uma comunidade, enfim, faça coisas que te atraiam por si próprias. Se você não é do tipo que comenta muito ou cria imagens legais para postar no Facebook, então não finja ser, siga sua própria metodologia. Fora isso, continue escrevendo conteúdo de qualidade.
Na verdade o que você está descrevendo é black hat SEO, porque white hat...
É muito fácil criar monstros imaginários para redirecionar a culpa a entidades malvadas e sem ética. Se fosse para conseguir resultados naturalmente com o tempo, pessoas não contratariam gente especializada em SEO. O próprio conceito de SEO vai contra o que os motores de busca querem: eles promovem gente preocupada em produzir bom conteúdo para humanos, não quem gasta mais tempo estudando sistemas.
Mas os clientes exigem SEO, só estou seguindo as normas do mercado!
Ninguém está apontando uma arma na sua cabeça te obrigando a aceitar as normas do mercado, ou pelo menos assim espero. Você se diferencia dos demais sendo gabaritado em SEO (até a próxima atualização do Google)? Ótimo, mas pode muito bem se diferenciar dos demais sendo melhor, pura e simplesmente. Você pode não ter controle sobre o que as outras pessoas pensam, mas certamente não está ajudando ao se submeter a isso.
Mas eu tenho uma técnica 100% eficaz de colocar seu site no topo dos resultados que é aprovada pelo Google!
Eu também: compre anúncios.
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