21 de setembro de 2012

Porque jogar: Ib


O que é

Ib é um game indie desenvolvido pelo japonês kouri e publicado neste ano, 2012. Ele conta com uma versão em inglês que pode ser obtida gratuitamente aqui, tendo sido criado no RPG Maker 2000/2003 (veja este post para conhecer essa e outras ferramentas de criação de games) e mesclando elementos de puzzle, exploração e terror. Desde seu lançamento, Ib vem acumulando uma atenção considerável, com direito a várias imagens e vídeos produzidos por fãs. Entenda mais sobre este fenômeno agora! Ah, também está disponível uma versão traduzida ao português.

O que acontece


A protagonista é uma garotinha chamada Ib, que certo dia visita a exposição do artista Guertena com seus pais. Até aí tudo bem, certo? Ok, tirando alguns quadros e esculturas totalmente bizarras que ninguém entende, mas sabe como são esses artistas, né? A insanidade é normal.

O que não é normal é o estado de abandono completo do museu que Ib encontra após observar o quadro "Mundo Fabricado". Incapaz de localizar os pais ou qualquer outra pessoa, a garota segue misteriosas mensagens que a levam a um universo fantástico, no qual as obras de arte ganham vida.

E, como de praxe, a maioria quer matá-la.


Em seu caminho, Ib conhece Garry e Mary, ambos na mesma situação que ela e querendo desesperadamente escapar para o mundo real. Mal eles suspeitam das provações e reviravoltas que os aguardam...

A trama é ramificada, isso é, o jogador faz escolhas e toma ações que influenciam o desenvolvimento. Há cinco finais no total, contando com variações, sendo o objetivo obter a melhor conclusão possível. Claro, há algum espaço para a interpretação e talvez você prefira um dos outros finais ao invés do verdadeiro. Aí fica ao gosto da clientela.

Mecânica


Não há segredo algum na jogabilidade: você se movimenta, interage com os itens e personagens, e precisa usar seu cérebro e capacidade de exploração para prosseguir. Vez ou outra, é necessário mostrar alguma habilidade e reflexos para lidar com as criaturas que o perseguem, mas nada de muito complicado.

Um dos trunfos de Ib é a já mencionada trama ramificada, que funciona através de um sistema de pontos acumulados durante o gameplay. O jogador é incentivado a explorar o máximo possível dos cenários e possibilidades de escolhas.

Visual

Os gráficos são, naturalmente, simples, no padrão 16 bits. Nem por isso devem deixar de ser considerados, contudo. O visual é bem trabalhado, com cenários que constroem a ambientação do game e usos muito interessantes dos recursos gráficos para compensar suas limitações.


Som

A trilha sonora é espetacular, digna de um bom game. Há trechos que inspiram suspense, mistério, e complementam as interações entre personagens e o desenvolvimento da trama. Abaixo você confere uma amostra:



Pontos positivos

  • Atmosfera imersiva, com uma trama composta por personagens carismáticos e um sentimento de urgência em escapar dali o mais rápido possível. Espere por altas doses de terror psicológico e atmosférico.
  • Foco no desenvolvimento dos personagens, de modo que o final depende quase inteiramente das relações interpessoais entre eles.
  • Excelentes desafios mentais, com puzzles criativos e interessantes.
  • Simples o suficiente para viciar rapidamente, mas não fácil o suficiente para ser considerado enjoativo.
  • Grande diversidade de mapas e puzzles.

Pontos negativos

  • Algumas ações são bem insignificantes à primeira vista, mas que acabam afetando a trama. Isso faz com que o jogador possa ter dificuldades em identificar o que fazer para atingir o melhor final.
  • Por ser um game que é melhor apreciado quando finalizado várias vezes, Ib poderia ter mecânicas que agilizassem o replay, evitando que o jogador precise repetir as mesmas coisas de novo e de novo, ou então oferecer desafios adicionais dependendo da rota escolhida.

Procurando defeitos

  • Na primeira jogatina, eu fiquei tão apreensivo quanto às potenciais surpresas do game que acabei não explorando várias coisas interessantes, impedindo um aproveitamento total da trama. De modo geral, isso pode ser considerado positivo, pois significa que a atmosfera de terror e suspense funciona muito bem... além de eu ser extremamente medroso :P

Notas

Visual_________9,0/10

Enredo__________9,0/10

Som______________9,5/10

Mecânica____________8,5/10

Controles______________9,0/10

Replay__________________8,5/10

Total______________________8,9/10

O jogo em uma palavra...
Imersivo

4 comentários:

  1. É muito bom ver um jogo de rpg maker bem feito. Eu já usei muito essa ferramenta, mas nunca terminei um jogo! ><' Acho que isso mostra que é possível sim uma pessoa não ligada ao mercado de games criar um um jogo. Também não jogo muito estes jogos, o que tornaria difícil a aparição deles aqui no blog. Por isso eu dou os parabéns a você Gabriel, por expandir os horizontes do blog mostrando um pouco do universo maker.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, também nunca consegui terminar nada no RPG Maker (mas tenho um início de roteiro que dá para aproveitar algum dia), então aprecio ainda mais quando alguém consegue fazer algo como isso. Esse espírito entusiasta, coisa de gamer para gamer, sempre confere um charme particular que só se encontra nos indies. Acho que nos próximos posts vou trazer algo daqui, como Orca, Angellus, Blood Seeker ou O Artefato, todos ótimos exemplos do que estamos falando.

      Excluir