18 de setembro de 2012

Retorno a Ravnica: Nova edição de Magic


Magic The Gathering retorna a Ravnica, o plano considerado a metrópole do multiverso. Ravnica ainda ostenta as dez guildas que apesar do pacto das guildas ter sido quebrado, continuam coexistindo neste plano. Nesta edição, cinco guildas serão abordadas: Azorius, Izzet, Rakdos, Golgari e Selesnya.

A mecânica da edição gira em torno das guildas, já que cada um constrói um bloco de cards com suas peculiaridades. Cada guilda, por exemplo, possui uma habilidade específica. Para botar lenha na fogueira, cada guilda é composta por duas cores, o que nós da uma enxurrada de cartas hibridas e douradas. Seguindo a ordem: Azorius são brancos e azuis, Izzet azuis e vermelhos, Rakdos pretos e vermelhos, Golgari pretos e verdes e os Selesnya brancos e verdes.


Retorno a Ravnica traz consigo várias novidades. Como já foi dito, há uma habilidade para cada guilda e as cartas de portões, que são uma ajuda para jogar com os decks bicolors. Além destes é claro há a  presença forte das cartas de duas cores.

Azorius - Deter

A guilda Azorius é a guilda das leis. Com sua habilidade eles conseguem neutralizar o uso de uma habilidade por um turno.


As habilidades que são detidas são somente as habilidades ativadas, aqueles que possuem ":" no título, como exemplo "TapAdicione um mana de qualquer cor à sua reserva de mana". Porém, uma criatura pode ser detida, assim ela não poderá atacar ou bloquear. Qualquer outra habilidade ou o fato da criatura já ter sido declarada atacante ou bloqueadora "impedirá" o efeito da habilidade deter. 

Izzet - Sobrecarga

A guilda dos Izzet é conhecida por cientistas loucos que frequentemente explodem algo. A habilidade sobrecarga permite aumentar o efeito da carta, mudando a quantidade de alvos da mesma.


A carta normalmente tem como alvo uma criatura, mas pagando seu custo de sobrecarga várias, se não todas se tornam alvos. Isso pode ser uma ajuda também contra certas defesas, como resistência a magia. Porém, existem cards com efeitos nocivos, como dizem, "quem mexe com fogo acaba se queimando".

Rakdos - Liberar

Os Rakdos são devotos da destruição. Com a habilidade liberar, eles aumentam um pouco o poder das suas criaturas em troca de sua defesa.


Liberar permite que você escolha uma criatura normal ou uma criatura com +1/+1 que não possa bloquear. Algumas cartas possuem outras habilidades desencadeadas com o +1/+1, mas na essência é apenas uma opção de melhorar o ataque, esquecer a defesa e pagar a mesma quantidade.

Golgari - Necrofagia

Os Golgari poderiam reinventar a palavra reciclar no magic. Com a habilidade necrofagia eles conseguem utilizar uma carta do cemitério para bombar suas criaturas.


Exilando uma carta de criatura do cemitério com a habilidade necrofagia dá X marcadores +1/+1 a uma criatura que estiver em jogo, sendo X igual ao poder da criatura exilada. Ou seja, uma criatura com esta habilidade que estiver no cemitério pode melhorar as criaturas do jogo.

Selesnya - Povoar

Um guilda que venera a natureza e a vida não poderia fazer algo diferente se não crescer e se multiplicar. Com a habilidade povoar, os selesnya consegue aumentar seu número consideravelmente.


Povoar consiste em colocar uma ficha que seja uma cópia de uma criatura que você controla. Quase todos os cards de povoar já colocam em campo uma ficha, dando a opção de ser esta a ser copiada. Porém você pode expandir seus horizontes e copiar outras cartas, o que torna essa habilidade bastante interessante.

Portões

Os portões são uma ajuda aos decks bicolores. São cards de terreno que geram duas cores de mana diferentes.



Retorno a Ravnica tem pré lançamento marcado para 29 e 30 de setembro e lançamento para dia 5 de outubro. É a primeira edição do novo bloco.

Veja mais algumas cartas:


Nenhum comentário:

Postar um comentário