20 de fevereiro de 2012

Torne-se um desenvolvedor de games

Interface do DX Studio Editor
Por Worldweaver1 (trabalho próprio), via Wikimedia Commons

Todo gamer em algum momento da vida já sonhou estar do outro lado: criar suas próprias regras, inventar mundos fantásticos, projetar mecanismos inovadores... Aí dizem que criar games é difícil, exige tempo, requer uma equipe especializada e não dá futuro. Besteira! Saiba como VOCÊ pode começar agora mesmo a criar seu próprio game.

O que é um desenvolvedor de games?

Em um game de grande escala, não há realmente um cara chamado "desenvolvedor de games", mas sim uma equipe especializada constituída por programadores, artistas, game designers, músicos e outros cargos específicos dependendo do projeto.

Neste post estamos falando especificamente do desenvolvedor indie, aquele sujeito que não está vinculado à indústria e geralmente atua como “faz-tudo”. Note que não há regra alguma dizendo que você precisa largar o emprego ou sequer ganhar dinheiro; criar games pode ser um hobby fascinante.

Ao mesmo tempo, entretanto, pode ser sua porta de entrada a boas oportunidades no futuro. Ter um game completo no seu currículo significa que você tem experiência, é empenhado, sabe gerenciar um projeto e possui um mínimo de habilidades técnicas.

Por onde devo começar?

Mesmo não sendo de forma profissional, há várias caminhos possíveis a trilhar. Aí vai uma pequena lista de softwares que automatizam o processo de desenvolvimento, ou seja, você não precisa se preocupar muito com programação ou aspectos técnicos. De qualquer forma, recomendo um domínio básico do inglês, pois boa parte das ferramentas e textos sobre o assunto estão nesse idioma.

  • Mugen
Demonstração do software Mugen

Mugen, que já foi bastante popular aqui no Brasil, é um programa freeware da Elecbyte e possibilita a criação de jogos de luta 2D customizados pelo usuário. Você pode tanto criar seus personagens, cenários e sons quanto usar os recursos disponibilizados na internet. Aliás, recursos são o que não faltam!

Um bom site para começar é o MugenBR.

  • RPG Maker
Editor de mapas do RPG Maker VX

O RPG Maker é outra ferramenta muito popular no Brasil, criada pela Enterbrain e destinada à criação de RPGs. Um aspecto muito interessante é a programação de eventos, que permite ao usuário criar cenas e sistemas complexos apenas inserindo e ajustando comandos disponíveis no editor. Há também total controle sobre a database do jogo: personagens, itens, monstros etc. Os usuários avançados também podem trabalhar com uma linguagem de script baseada em Ruby.

Existem várias comunidades de língua portuguesa de RPG Maker, algumas das quais sendo o Santuário RPG Maker e o Reino RPG.

  • Game Maker

Interface do Game Maker

O Game Maker é uma ferramenta completa da YoYo Games que permite a criação de qualquer tipo de game - claro, criar um RPG nele é bem mais difícil do que no RPG Maker, por exemplo - por meio de uma interface simples e intuitiva. Conta com uma linguagem de script, a GML, para uma maior customização.

Experimente a versão gratuita no site oficial.

  • GameSalad

Interface do GameSalad

Talvez você prefira criar aplicativos para iOS? Com o GameSalad você pode. Sem digitar uma linha de código sequer, é possível construir do zero um game e imediatamente disponibilizá-lo nas App Stores de iPhone, iPad e Mac.

Site oficial do GameSalad.

  • Outros

Há diversas outras ferramentas por aí para todos os gostos: Adventure Game Studio (AGS) para games ao estilo point-and-click; Ren'Py para visual novels (o que é visual novel?); Scrolling Game Development Kit (SGDK) para games de plataforma ao estilo Mario e Sonic... a lista é infinita!

Programação de games


Caso esteja disposto a dar um passo além e trabalhar com ferramentas profissionais, você precisa de softwares ou bibliotecas especializadas. Mas antes de qualquer coisa, claro, um domínio de programação é obrigatório.

Como começar a programar? Qual é a melhor linguagem de programação para iniciantes? Infelizmente, são perguntas completamente abertas e ninguém tem uma resposta mais certa do que outra. O melhor a fazer é experimentar várias linguagens e ver com qual você mais se adequa. Outra opção é escolher uma engine ou biblioteca e aprender a linguagem necessária para trabalhar com ela.

Se quiser umas sugestões pessoais:

  • Lógica de programação: Qualquer coisa que você programe é a implementação de algum algoritmo, adotando certas estruturas comuns a todas as linguagens. Estude os fundamentos da lógica de programação e será capaz de aprender qualquer linguagem.

  • Linguagens de alto nível: Dê preferência a linguagens de alto nível, como Python e Ruby. Elas permitem que você se preocupe mais com a lógica da aplicação do que em detalhes técnicos, e possuem uma sintaxe extremamente intuitiva.

  • Tópicos importantes: Como programador de games, assuntos básicos a serem dominados são interfaces gráficas, manipulação de gráficos, manipulação de arquivos, acesso a banco de dados e programação em redes (especialmente arquitetura cliente-servidor).

Posso ganhar dinheiro com games?

Saco de dinheiro
Fonte: WPClippart.

Claro! Boa parte das ferramentas que citei acima permitem a comercialização dos games, desde que os recursos utilizados sejam passíveis de utilização comercial ou de autoria do criador. Além das lojas de aplicativos, para os desenvolvedores de aplicativos móveis, há vários portais de games que abrem espaço aos desenvolvedores independentes. Feiras de games também são uma ótima opção.

Quero trabalhar na indústria de games


Bem, como disse no início, há demanda de vários perfis de profissionais diferentes: programadores, artistas, músicos, game designers etc. Segundo pesquisa realizada pela Abragames, a maior parte dos envolvidos em desenvolvimento de games no Brasil consistem em programadores e artistas gráficos.

O ideal é especializar-se em um setor específico, fazer cursos relacionados a games e ter um portfólio para incluir no currículo. É aí que entram os games indies! Projetos independentes são uma forma muito bacana de mostrar o que você pode fazer.

As maiores tendências no mercado brasileiro são os aplicativos desenvolvidos para dispositivos móveis, games sociais (daqueles que você joga nas redes sociais para perder tempo) e os chamados games sérios, voltados ao treinamento em empresas, educativos ou publicitários.

Em termos de cursos universitários, boas opções são cursos de T.I. (Ciência da Computação, Sistemas de Informação etc.), Design Gráfico e Produção Audiovisual. Mas se você insiste em fazer algo específico para games, o curso de Tecnologia em Jogos Digitais oferecido pela PUC é ideal.

Independente da carreira, é essencial a um profissional da área ter uma mente aberta à multidisciplinaridade e buscar compreender como os diferentes setores da produção de um game estão ligados.

Fontes e links úteis

Nenhum comentário:

Postar um comentário