22 de fevereiro de 2011

A franquia The legend of Zelda completa 25 anos



Em 21 de fevereiro de 1986 foi lançado The legend of Zelda, criado pelo mago Shigeru Miyamoto. Nosso grande mago, criou a idéia inspirado em suas aventuras em Kyoto,explorando cavernas e florestas. O que seria apenas uma forma divertida de personificar a sua diversão se tornou um marco e um ponto forte na indústria dos games! O primeiro jogo que teve o nome normal de The legend of Zelda nos Estados Unidos e consequentemente para nós no ocidente, foi importante em vários marcos! Foi um dos primeiros rpgs de aventura, uma mistura do clássico rpgzão de turno com jogos mais ativos, onde você controla sempre o personagem. Outro marco foi o de ser o primeiro jogo no qual podia-se salvar o seu progresso, foi o pai do memory card! E mesmo naquela época, o jogo vendeu mais de um milhão de cópias somente na terra do tio San! Vender muito sempre foi comum na franquia zelda, inclusive na criticada continuação Zelda II: The adventure of Link. O jogo vendeu aproximadamente 4,3 milhões de unidades mundialmente. Mas apesar do sucesso,The adventure of Link não agradou igual ao primeiro. O principal motivo foi por se tornar um jogo de plataforma, igual ao Mario, Donkey Kong, jogos onde você vê a tela lateralmente. Apesar das criticas ele tinha a historia melhor trabalhada do que o primeiro e é considerado um clássico também.







Em 1991 para o inesquecível Super Nintendo saiu um dos melhores jogos da franquia, The legend of Zelda: A link to the past! O jogo voltou a visão superior e continuou seguindo os passos dos antecessores no que se trata de jogabilidade, de historia entre outros. Ele foi o primeiro jogo do mundo a usar dois mundos nos quais você deveria viajar entre eles no decorrer da historia. Ele também foi o jogo mais vendido do console com mais de 4,5 milhões de cartuchos pelo mundo! Ele também foi diferente dos antecessores ao mostrar melhor o reino de Hyrule.






Em 1998, 12 anos após o primeiro jogo saiu talvez o melhor jogo da franquia pela opinião geral dos fãs, The legend of Zelda: Ocarina of time. Ele saiu para o grande Nintendo 64 com lançamento mundial e uma boa aclamação crítica pelo globo que rendeu a ela o game mais vendido em 1998. A  crítica é tão boa que revistas como IGN e Famitsu que são muito rigorosas deram nota máxima ao jogo! Em suas inovações veio o gráfico 3d, a aparição de outras raças que interagem com o personagem, a mudança de idade na transição no tempo, a utilização da égua Epona, a ocarina e suas músicas que além de serem importantes na historia também estão relacionadas ao mundo em geral podendo fazer amanhecer, chover, chamar a Epona, etc.Sem dúvidas foi um jogo que marcou! Talvez este tenha sido o fato para que o jogo em sequencia não tenha sido tão bom para alguns.
The legend of Zelda: Marjora's mask ele saiu em sequencia no ano de 2000, como uma continuação com o mesmo link criança. Apesar disso ele não envolvia salvar a Zelda, como a maioria dos jogos da série. O jogo era em outro reino, Termina, diferentemente dos antecessores que eram no reino de Hyrule. Neste reino o herói link tinha 72 horas para impedir que a lua caisse e destruisse o reino! Como o antecessor ele tinha imagens 3d, mas foi também um dos poucos games do Nintendo 64 a ser obrigatório o uso do Expansion Pack que adicionava 4MB extra de Ram para melhoria dos gráficos. Ele foi inovador na idéia de ter um tempo para salvar o mundo, apesar de você poder voltar no tempo e atrasa-lo com as suas música.Também foi inovador no fato de você trocar de raça, fazendo o link se transformar em outras três raças : Zora, Deku e um Goron, além de também poder se transformar na sua forma adulta. E como sempre vendeu muito, cerca de 3 milhões de cópias!
Se em 2002 saiu o muito criticado The legende of Zelda: The wind Waker, criticado principalmente por seus gráficos, em 2006 saiu na minha opinião o melhor jogo da franquia até agora, The legend of Zelda: Twilight princess!






O jogo seguiu a idéia oposta do Wind waker, apostando em gráficos realistas ao invés dos de cartoon. O jogo saiu para Gamecube e para o Wii, onde teve os movimentos da espada,escudo e arco e flecha sincronizado com os controles. Neste jogo Link consegue se transformar em lobo para poder andar normalmente no mundo do crepúsculo ou Twilight World. Além disso existem inovações como a justa, luta onde dois homens montados em cavalos ( ou outra montaria ) tentam derrotar um ao outro. Também há o snowboard, há o sumo,duelos de espada, técnicas de luta, entre outras inovações. Além desses fatores, o jogo teve a temática mais adulta, com uma história envolvente e bem traçada. Os gráficos seguem no 3d porém bem melhores e mais adultos. Talvez o ponto crucial para que ele seja o meu Zelda favorito é o fato de sempre ter algo diferente no decorrer da historia que te surpreenda e te tire da rotina. Ele não é um jogo repetitivo, o que não deixa que o jogador fique entediado.
Mas para fãs como eu, o melhor parece que ainda está por vir! O aguardado The legend of  Zelda: Skyward sword que deve sair em 2012.








O principal motivo de esperar tanto este jogo é simplesmente pelo fato de ser mais um Zelda! Além deste, existem outros com a possibilidade de continuar mais adulto além de aproveitar ao máximo o Wii motion plus, que eu já testei e realmente segue fielmente os movimentos do jogador, agora imaginem isso com uma espada e um escudo? Os gráficos que no começo me desapontarem pois fugiram da idéia da aproximação da realidade como o Twilight princess, na verdade agora é um dos principais pontos fortes, pois se assemelha a uma pintura, uma obra de arte! Pensando desta maneira, foi mais uma grande jogada do mago Miyamoto que mostrou em gráficos o que todos já sabem, The legend of Zelda é sem dúvidas uma obra de arte!

The legend of Zelda não é somente uma mistura de rpg com aventura, onde na maioria das vezes você tem que salvar a mesma princesa do mesmo vilão com o mesmo herói! Zelda sempre será um jogo repleto de desafios,tanto de destreza quanto de inteligência. São jogos onde histórias são simples e ao mesmo tempo complexas. Onde há lugar para a magia e a liberdade da fantasia comuns em conto de fadas e no amado rpg tradicional. Agora com 25 anos, eu posso dizer que Zelda marcou a minha vida e ainda marcará, pois é um pedaço, uma perna do tripé. Ou melhor dizendo, do triforce!

Não teve como falar de todos os jogos da franquia. Tive que optar pelos quais eu joguei e os que eram mais importantes na minha opinião. Mas mesmo assim existem muitos outros tão bons quanto ou até melhores que os que falei. Como exemplo temos:


The legend of Zelda: Link's Awakening - GB
The legend of Zelda: Oracle of Ages  -  GB color
The legend of Zelda: Oracle of seasons  -  GB color
The legend of Zelda: Four swords   -   GBA
The legend of Zelda: The minish cap    -   GBA
The legend of Zelda: Phantom Hourglass    -   DS
The legend of Zelda: Spirit Tracks    -   DS

3 comentários:

  1. Vale lembrar do sucesso dos jogos dos portateis, os quais eu não falei porque não tenho muito conhecimento. O link's awakening por exemplo o Rômulo ( do blog ) me falou que vendeu mais de 6 milhões e foi marcante por trazer personagens de outras franquias. Mas é isso, a franquia Zelda é tão grande que não dá para falar de tudo ^^

    ResponderExcluir
  2. Reamente The legend of Zelda, é um dos melhores jogos que ja joguei, e não é só um são varios,
    por exemplo eu tive a oportunidade de jogar:
    The legend of Zelda: A link to the past!(SNES)
    The legend of Zelda: Ocarina of time(64)
    The legend of Zelda: Marjora's mask(64)
    The legend of Zelda: Oracle of Ages (GB color)
    The legend of Zelda: Oracle of seasons(GB color)
    e são todos fodas.
    Outra coisa maneira que vale ressaltar é o trocadilho bem legal com o nome do jogo
    The legend of Zelda: A link to the past
    com o personagem principal da trama.

    ResponderExcluir
  3. Sim, esse trocadilho é muito em cima de retoernar a idéia inicial do jogo/franquia, voltando ao "3d" tela superior.

    link= elo
    to the past = ao passado, com o passado

    ResponderExcluir