3 de dezembro de 2010

Chrono trigger, o clássico atemporal!



Talvez você nunca tenha ouvido falar do jogo.Chrono trigger foi originalmente lançado para SNES, depois relançado para playstation na série final fantasy chronicles e para nintendo ds.A equipe do jogo formada por: Hironobu Sakaguchi (produtor da série Final Fantasy ),Yuji Horii (diretor da série de jogos Dragon Quest),Akira Toriyama (criador de mangás famosos, como Dragon Ball), o produtor Kazuhiko Aoki e Nobuo Uematsu (músico de Final Fantasy).Esta equipe,foi apelidada de equipe dos sonhos! Só pelo currículo da equipa da para confiar neste jogo!

E a equipe fez seu trabalho. Chrono trigger tem uma historia envolvente,batalha ativa com elementos únicos como combinação de ataques,múltiplos finais,uma trilha sonora espetacular,no total,uma obra de arte.Talvez o ponto que mais atrai é a possibilidade de andar na trilha da historia de formas diferentes,podendo chegar a diferentes fins de diferentes formas. Isso para um jogo de SNES era algo incrível. Hoje vemos muitos jogos que herdaram essa trama maleável de Chrono trigger,como as franquias NeverWinter nights, Star Wars Kinghts of old republic,GTA entre outras.

Não só a maleabilidade da historia,mas o desenvolvimento da mesma,onde tudo é conectado de uma certa maneira criando uma grande historia central. E este ramo central começa simples,de certa forma clichê,como o garoto que do nada tem que salvar o mundo do seu fim,mas se estende por ramificações onde você vai do futuro apocalíptico onde o mundo sofreu a destruição,a pré-historia onde você vê o porque do fim. Além destas duas partes no tempo,você também viaja para a idade média e para uma idade das trevas totalmente alternativa ao universo do jogo.

Todas as "fases",os pontos do jogo são interligados naturalmente,tendo sentido,o que é o mais importante. O héroi ( Chrono ) inicia sua aventura de uma forma natural,quando a princesa do reino acaba sem querer caindo em um portal temporal. Chrono decide resgata-la.Um inicio simples,natural,sem ser forçado.O mais importante é a continuação do ramo principal da historia que em nenhum ponto o personagem faz algo sem sentido para que haja continuidade. E que para que você entenda este ramo,o desenrolar se da lentamente e bem detalhado,que parece ter sido colocado a principio apenas para levar ao "fim do mundo",mas depois se mostra bem conectado ao todo do jogo.



Outro ponto para o sucesso do jogo foi a beleza da sua trilha sonora.Mesmo no som limitado do SNES,a trilha deixa para trás jogos atuais,posso apontar vários! Em qualquer momento,a trilha se se adapta a qualquer detalhe,se tornando perfeitamente sincronizada,parecendo uma simbiose perfeita.Temas como a do Frog,do Magus,o tema principal,até hoje me tiram do chão com a sua beleza.

Eu zerei ( virei,terminei ) o jogo diversas vezes em anos diferentes. As primeiras vezes foram por volta de 2001.Depois,zerei mais uma vez em 2008 para 2009. Agora,zerei mais duas vezes em 2010.Disso eu conclui que este jogo é atemporal,não sofre pelo tempo! Claro,seus gráficos nem chegam perto dos últimos lançamentos,mas o jogo é muito mais agradável do vários destes últimos lançamentos mesmo diante da diferença gráfica. Mesmo em anos diferentes,o jogo me prendeu.E se digo que o desafio dos games hoje em dia é evitar o tédio do jogador,Chrono trigger com a sua capacidade de me fazer jogar diversas vezes em anos diferentes é um bom exemplo de um jogo divertido em qualquer momento!

3 comentários:

  1. o/ um dos melhores rpgs q eu ja joguei
    zerei mtas vezes tb o.o axo q deveriam fazer
    mais um da serie a eu to com o crono cross aki no pc se quiser so pedir xD
    chrono trigger eu tenho pra ds

    ResponderExcluir
  2. É interessante saber que existe um jogo da franquia entre o Chrono trigger e o Chrono Cross,que é Radical Dreamers. http://pt.wikipedia.org/wiki/Radical_Dreamers:_Nusumenai_H%C5%8Dseki

    O jogo é bastante interessante,porém bem difícil de se achar.Além disso,o jogo foi lançado apenas em japonês.As traduções alternativas foram criadas por fãs.

    O jogo é bastante interessante e também bastante diferente dos dois jogos da série.Ele é mais próximo a um rpg de aventura solo,que se passa somente por textos! E para quem quiser jogar,o jogo se passa em um mundo paralelo,não é exatamente a continuação do Chrono trigger,nem o antecessor do Cross,mas nele aparece pela primeira vez o Serge e a Kid!

    ResponderExcluir
  3. Uau cara, nem dá pra perceber que o jogo é de 1995.Um grande clássico dos games e que merece até uma estátua.Com certeza um jogão.

    ResponderExcluir