21 de maio de 2013

Porque jogar: Blood Seeker

Tela de título de Blood Seeker

O que é

Blood Seeker é um jogo desenvolvido na ferramenta de criação de jogos RPG Maker VX em 2008 por "Super Cueca". Tanto seu enredo como visual e mecânica de jogo herdam o legado de RPGs clássicos, servindo como uma excelente viagem ao passado (e bem mais prazerosa do que a anterior, diga-se de passagem) através de ideias simples e até clichês, mas muito bem executadas. O jogo pode ser baixado aqui, mas antes disso, instale o RTP do RPG Maker VX, necessário para rodar o jogo.

O que acontece

Tudo começa com um império com sede de conquista cujos planos enfrentam a resistência de um grupo de rebeldes, os Luteranos. As coisas complicam ainda mais quando uma terceira força, os Revolucionários, surgem.

Trama básica de Blood Seeker

O império decide encerrar o conflito de uma vez por todas lançando uma campanha de extermínio contra seus opositores, a Grande Cruzada. Em meio a todas essas hostilidades, sem o conhecimento dos humanos, desenrola-se um terrível jogo entre deuses e demônios que pode dar fim à humanidade...

Alan é o protagonista, um guerreiro quer perde suas memórias após um incidente no início do jogo e acaba se envolvendo em uma aventura inimaginável envolvendo batalhas, magia, monstros e várias formas de perigo. Os mistérios vão sendo revelados aos poucos, com um grande volume de exposição, mas isso funciona por ser um mundo de fantasia muito bem construído que consegue a atenção do jogador aos detalhes mais minuciosos.

Mecânica

Se você já tiver jogado um Final Fantasy ou Dragon Quest da vida, a mecânica de Blood Seeker será praticamente intuitiva. Encontros aleatórios com inimigos, batalhas em turno, mapas exploráveis com tesouros espalhados por aí e uma interface simples com comandos igualmente simples.

Cena de batalha contra chefe em Blood Seeker

Para quebrar o clima repetitivo de matar, matar e matar monstros, o jogo oferece vários puzzles ao longo do caminho. Não são lá muito complicados, mas divertem. O único problema é que alguns exigem que o jogador percorra grandes distâncias no mapa para completá-los ao mesmo tempo que mantém os encontros aleatórios. Ser interrompido por uma batalha a cada 5-10 passos enquanto quebra a cabeça para resolver um puzzle é uma experiência que eu definitivamente não recomendo.

Os equipamentos são elaborados de forma bem inteligente, cada qual com suas vantagens e desvantagens em relação aos outros. Há armas mais fracas, mas com efeitos úteis; armas fortes, porém lentas; armas que não são as melhores disponíveis, mas sem elas não é possível atacar com eficácia um determinado tipo de inimigo etc. Tudo isso acrescenta mais fator estratégico às batalhas.

Além do mais, a prática de "grind" (manter-se em um mapa para ficar treinando seus personagens a fim de conseguir derrotar os inimigos mais fortes adiante) de modo geral não é necessária. Quando isso acontece, é um bom sinal de que o jogador não está prestando atenção aos equipamentos corretos, que podem fazer toda a diferença.

O mais legal é que o jogo é completamente aberto, no sentido de que você pode abrir o projeto no seu RPG Maker VX e mudar o que quiser. Mesmo que não queira alterar nada, os entusiastas em criação de jogos podem absorver alguma coisa do projeto vendo como ele foi construído.

Visual

Rumo ao esconderijo de Red

A maioria dos recursos gráficos faz parte do pacote padrão do RPG Maker VX, nada mais e nada menos. Isso é bom por se tratar de um estilo visual bastante adequado à proposta de Blood Seeker, feito à medida certa para fãs de RPGs tradicionais (mais notadamente, RPGs japoneses).

Ao contrário de The Witch's House, que utiliza a mesma ferramenta, Blood Seeker não conta com efeitos muito caprichados de iluminação e os mapas não são dos melhores. O jogo peca nesse aspecto porque poderia ter feito algo mais elaborado usando os recursos básicos do RPG Maker e algumas poucas coisas extras, já que ser simples não é sinônimo de ser simplista.

Embora o Super Cueca não demonstre muita habilidade estética no que diz respeito aos mapas, é possível ver que eles são sim bem trabalhados do ponto de vista da exploração e ambientação. Nota-se uma tentativa de caracterizar o ambiente, contar a história daquele lugar visualmente, além de motivar o jogador a explorar cada milímetro em busca de itens.

Som

A trilha sonora é outro fator com grande peso no efeito de saudosismo do jogo, em que é possível identificar sons de vários outros jogos marcantes. Em vários projetos de RPG Maker, isso denotaria preguiça, mas não em Blood Seeker, que conhece bem seus propósitos e sabe o que precisa fazer para atingi-los. No geral, as músicas empolgam bastante.

Homenagem à trilha sonora de Final Fantasy em Blood Seeker

Pontos positivos


Uma das cenas finais de Blood Seeker
  • O estilo de escrita é claro e direto ao ponto, apesar dos erros de ortografia e digitação, que não prejudicam o compreendimento da trama.
  • A narrativa é dinâmica e muito bem pensada, intercalando diferentes personagens e situações que acabam convergindo ao longo do roteiro.
  • O mundo é rico em detalhes, contando com magia, grupos e facções com agenda própria, entidades místicas, lendas e muito mais.
  • Possui dificuldade e duração ideais, sendo capaz de manter o jogador engajado e entretido por um bom tempo.
  • Sem revelar muita coisa sobre o final, digamos que o jogo termina com algumas revelações bem interessantes que dão o que pensar.
  • Possui um alto fator replay devido ao fato de ser curto e a conclusão liberar um novo modo de jogo com direito a comentários do autor e trapaças para agilizar o progresso. Conta também com alguns itens secretos que incentivam a exploração.

Pontos negativos

Imperiais versus revolucionários versus luteranos
  • O foco no enredo e no mundo deixa os personagens em si pouco aproveitados e eles acabam virando apenas ferramentas de roteiro sem muita personalidade.
  • Como a compra de equipamentos depende de múltiplos fatores, é frequentemente necessário comparar os atributos dos itens equipados nos seus personagens um a um com os dos itens disponíveis à venda. Seria muito mais prático ter acesso aos itens durante as compras.

Procurando defeitos

  • Eu não gosto muito de encontros aleatórios por questões de game design, mas isso não é um problema por si só (tirando nos puzzles, aí sim é uma fonte maligna de estresse).
  • Bugs são raros e geralmente não prejudicam o jogador, com a exceção de um que encontrei, mas ele não é comum e acontece logo na primeira cena do jogo, sendo plenamente viável reiniciar.
  • O sistema de "ataques com peso" que um dos personagens e alguns inimigos possuem até que é interessante... pena que na prática quase não haja vantagem em escolher outra coisa senão o ataque de peso normal.

Notas

Visual_________7,5/10

Enredo__________9,0/10

Som______________9,0/10

Mecânica____________8,5/10

Replay__________________9,5/10

Total______________________8,7/10

O jogo em uma palavra...
Nostálgico

Nenhum comentário:

Postar um comentário