Título de filme da sessão da tarde, certo? Pois é. O Ecad (escritório central de arrecadação e distribuição) tomou algumas ações bastante controversas nesta quarta-feira, 7 de março. Resumo da ópera: se você incorpora vídeos do YouTube a seus blogs ou sites, como este verme que vos fala, prepare sua carteira para desembolsar R$ 350,00 por mês. Entenda mais sobre o caso.
Imagine-se no cotidiano de um blogueiro. Você fica sem ideias e decide
"Oi, seu blog usa material protegido por direitos autorais. Mas tudo bem, é só pagar 7 ROUBOs (Restituição Obrigatória por Uso, seu BOçal) por mês, que equivalem a R$ 350,00. Tenha um bom dia!
\(^_^)/"
E foi mais ou menos isso que aconteceu a Mariana Fliori (A Leitora) e diversos outros cidadãos da blogosfera. O Ecad resolveu que postar vídeos do YouTube em outras páginas implica em retransmissão, e como tal exige uma cobrança adequada.
Protestos surgiram de todos os cantos: no Twitter, o #ECAD alcançou os trending topics do Brasil; o músico Leoni contestou a medida; o NãoSalvo publicou memes ridicularizando o escritório, como o do início do post... Enfim, a lista continua.
Este post é mais de caráter informativo, já que o assunto é relevante ao blog e vários leitores. Mas, justamente por isso, não será a última vez que ouvirão falar dele por aqui. Em breve pretendo reunir uma análise mais pessoal e elucidar alguns fatos sobre a tecnologia da internet.
Blz, eu esclui meus banners do google e o banner que tinha aqui do telhacast sumiu. vc pode substituir por este?
ResponderExcluirhttp://telhacast.com/wp-content/uploads/2012/03/banner-240x60.gif
Vlw!!!
Sem problema, vou comunicar ao Diogo.
ExcluirThiago, já arrumei isso. Desculpa mesmo, fiquei um bom tempo ausente.
Excluir