9 de janeiro de 2013

Porque jogar: The Witch's House


O que é


The Witch's House (Majo no ie) é um jogo de terror e puzzle 2D em um estilo muito próximo ao de Ib, que eu havia recomendado em um post anterior. Ele foi desenvolvido no RPG Maker VX por Fummy originalmente em japonês, mas uma versão traduzida para o inglês pode ser encontrada aqui. Há também uma versão em português.

O que acontece



É difícil dar muitos detalhes sobre o enredo do jogo sem soltar spoilers devido à sua narrativa peculiar: há poucas cenas ou diálogos que explicam exatamente qual é o contexto, de modo que o jogador simplesmente é arremessado no meio da trama e precisa lidar com a situação por conta própria. As únicas informações estão espalhadas em livros, diários e papéis, mais ou menos como em Amnesia: The Dark Descent.

Basicamente, você assume o papel de uma garota chamada Viola, que se vê presa em uma floresta e sua única opção é aventurar-se em uma casa macabra cujo objetivo parece ser matá-la. Ao longo de sua jornada, ela descobre segredos aterrorizantes sobre a natureza da casa e da bruxa que a possui.

Há dois finais distintos que dependem unicamente das suas ações durante o trecho final do jogo: o final "bom" e o final verdadeiro. Contudo, os jogadores mais exploradores encontram ainda vários detalhes e variações causadas por ações específicas.

Mecânica



A jogabilidade é simples: explore os locais, colete itens, resolva puzzles e esteja pronto a qualquer momento para fugir de criaturas grotescas. A única peculiaridade é que a maioria dos itens não é usada automaticamente; você deve selecioná-los pelo menu e utilizar nos locais adequados. Isso força o jogador a usar seu cérebro para identificar o item mais adequado para a situação.

Não há muito segredo nos controles, que seguem o padrão da maioria dos jogos de RPG Maker: Z, barra de espaço e Enter interagem com o cenário e NPCs; X, Esc e Numpad 0 abrem o menu; F1 muda as configurações e ALT + Enter muda para o modo full screen.

Visual



O jogo possui um visual agradável e aproveita o maior poder de resolução do RPG Maker VX em relação ao RPG Maker 2003, usado no desenvolvimento de títulos como Ib e Yume Nikki. Em particular, a iluminação é muito boa e é ela que realmente "dá vida" aos cenários, geralmente conferindo uma atmosfera sombria aos locais.

Vale ressaltar também o grau considerável de violência gráfica. Claro, não dá para ter muito realismo em um jogo de RPG Maker, mas The Witch's House apresenta ao jogador inúmeras formas de conseguir um game over, algumas das quais morbidamente criativas e inusitadas. Praticamente tudo o que existe na casa pode matar você brutalmente em um futuro próximo, desde os monstros básicos até pianos e livros.

Som


A trilha sonora e direção de áudio no geral são excelentes. O jogo sabe usar muito bem o silêncio para construir tensão, sem a necessidade de constantemente bombardear o jogador com ruídos. Possui músicas de fundo suaves, atmosféricas e sombrias nos momentos mais dramáticos.

Pontos positivos


  • Surpreendentemente assustador, compensando a falta de gráficos realistas com iluminação adequada, armadilhas elaboradas e atenção a pequenos detalhes no cenário que causam uma sensação súbita de terror.
  • Puzzles interessantes o suficiente para manter o jogador envolvido, mas não a ponto de serem impossíveis.
  • Enredo simples, mas eficiente em contar uma estória tenebrosa, sendo as revelações do final verdadeiro chocantes e capazes de provocar um sentimento genuíno de indignação.

Pontos negativos


  • Sinto que a quantidade de "jump scares" utilizada é excessiva, podendo ser substituídos por situações perturbadoras que realmente mexem com a mente do jogador, como em Yume Nikki.
  • Achei os trechos de perseguição mais irritantes do que assustadores, além de geralmente não terem nenhum propósito significativo, apenas fazer o jogador se manter agitado.


Procurando defeitos


  • Pessoalmente, acho que teria achado mais interessante se a protagonista falasse ou pelo menos mostrasse seus pensamentos ao longo do jogo, mas não apenas esse não é o foco do enredo como faz sentido considerando a conclusão do final verdadeiro.

Notas


Visual_________9,3/10

Enredo__________8,0/10

Som______________8,5/10

Mecânica____________9,5/10

Controles______________9,5/10

Replay__________________8,2/10

Total______________________8,8/10

O jogo em uma palavra...
Mórbido

2 comentários:

  1. Eu e minha equipe traduzimos Witch's House, se você pudesse adicionar ao post ficaria muito grato!
    http://www.hwaaa.org/majonoie.php

    ResponderExcluir