30 de dezembro de 2012

Animes em 2012: Uma retrospectiva

2012 foi um ano cheio de acontecimentos: a descoberta de uma partícula com propriedades consistentes com as do bóson de Higgs, o furacão Sandy, a morte do Oscar Niemeyer, entre muitos outros. Mas se você está aqui, quer dizer que provavelmente está interessado no que aconteceu no mundo dos animes. O que deu certo, o que não deu, quais foram as surpresas e as bombas do ano etc., você confere tudo neste post!

Comentários preliminares


Algumas observações importantes a se considerar ao longo do post:

  1. Obviamente, esta é minha opinião baseada nas séries, filmes e OVAs que assisti. Se você sente que um certo anime deveria ser mencionado, talvez eu simplesmente não tenha assistido. Dê uma olhada na lista ao final do post.
  2. Os animes aqui mencionados tiveram uma boa porção de seu desenvolvimento em 2012, então isso abrange séries que começaram em 2011 e terminaram em 2012 e séries que começaram em 2012, mas ainda não foram concluídas (desde que seja possível avaliá-las com base no que foi visto).
  3. Não vou me estender muito nas sinopses, deixando ao invés disso links para mais informações.



Underdogs


Vou começar justamente pelos animes que foram ignorados por boa parte dos fãs e blogueiros de anime, mas merecem uma chance.

Thermae Romae



Um anime sobre... banhos? Isso é piada? Não, mas garanto que Thermae Romae consegue deixar um sorriso no seu rosto e ainda dar uma aula bastante inusitada sobre cultura romana antiga e japonesa através das viagens no tempo de Lucius. Thermae Romae foge quase totalmente de várias convenções com as quais estamos acostumados, com um estilo de animação bizarro, situações mais bizarras ainda e um senso de humor peculiar. Definitivamente não é para qualquer um, mas recomendo mesmo assim!

Poyopoyo Kansatsu Nikki



Este é um dos melhores exemplos de como é possível pegar coisas associadas a obras medíocres e simplesmente fazê-las funcionarem. Sim, é um anime sobre um gato redondo e fofo, nada mais e nada menos. Ele consegue usar o limite de três minutos por episódio ao seu favor estabelecendo situações e piadas simples, mas efetivas, além de genuinamente provocar aquele sentimento de graça e ternura ao invés de fazer você ficar com vontade de dar um soco na tela como a maioria dos animes que tentam apelar ao moe.



Hits do ano


Animes com uma repercussão enorme que valem a pena ser assistidos nem que seja para entender os motivos por trás do hype. Eles foram escolhidos com base na popularidade em fóruns e blogs, número de vendas e pesquisas.

Fate/Zero


Sinopse e informações (primeira temporada): http://www.animenewsnetwork.com/encyclopedia/anime.php?id=12376.
Sinopse e informações (segunda temporada): http://www.animenewsnetwork.com/encyclopedia/anime.php?id=14122.

Fate/Zero teve sua conclusão em 2012 com a segunda temporada, e que conclusão! Embora a primeira temporada tenha pecado em alguns pontos devido à necessidade de estabelecer o enredo, a segunda aproveita bem essa base e faz com que a trama se desenrole das maneiras mais espetaculares possíveis. Fate/Zero tem tudo: bons personagens, bons diálogos, bons plot twists, boas cenas de ação, boa trilha sonora e bons visuais.

Sword Art Online



Claro, Sword Art Online não poderia deixar de constar nesta lista. Alguns amam, outros odeiam, mas o fato é que o anime teve uma repercussão enorme acompanhado por um grande hype desde o início. Eu particularmente achei a série legalzinha; definitivamente não é uma obra-prima, principalmente pelo fraquíssimo segundo arco, mas não merece tanto ódio quanto tenho visto por aí. Considero uma boa recomendação para iniciantes em anime.

Hyouka



Se alguém me perguntar por que Hyouka teve o sucesso que teve, eu provavelmente não vou saber responder, mesmo sendo um dos meus favoritos também. Ele tem um ritmo lento, os mistérios são na maior parte triviais e há poucos momentos de reviravolta e/ou impacto significativos para a trama. Mas tudo isso é mais do que compensado pelos personagens muito bem desenvolvidos, deduções bem elaboradas e visual espetacular.

Outros destaques


Também podem ser destacados Kuroko no Basket, que conquistou uma verdadeira legião de fangirls comparável ao fandom de Prince of Tennis, e Nisemonogatari, que continuou com sucesso a série Monogatari de Nisio Isin.



Surpresas do ano


Animes que tinham tudo para caírem no esquecimento, mas conseguiram dar a volta por cima.

Uchuu Kyoudai



Assim como Fate/Zero mostrou como é possível fazer um bom anime de ação e fantasia mantendo a inteligência, Uchuu Kyoudai veio para ensinar que um slice of life não depende de moe, um grupo de garotas bonitinhas ou vida escolar, e entrega um dos melhores elencos de personagens que já vi nos últimos tempos.

Chihayafuru



Um anime sobre uma competição que envolve memorizar cartas e tocá-las antes do adversário, junto com um triângulo amoroso extremamente clichê? Como diabos alguém consegue fazer disso algo emocionante? Não pergunte a mim, pergunte a Chihayafuru, que foi além do que todos esperavam com partidas interessantes e intensas, um romance bem elaborado, personagens carismáticos e um sentimento de "quero mais" ao final de cada episódio.

Chouyaku Hyakuninisshu: Uta Koi



Outra série bem atípica, dotada de um estilo artístico peculiar e um senso de humor um tanto quanto bizarro às vezes, mas com uma incrível habilidade de formar uma narrativa fluida e coerente ao longo da exposição dos poemas. Uta Koi é um excelente anime histórico para os interessados em literatura japonesa ou apenas fãs de histórias românticas.



Melhores obras adaptadas


Além dos já citados Fate/Zero, Hyouka, Kuroko no Basket, Nisemonogatari, Uchuu Kyoudai, Poyopoyo Kansatsu Nikki, Chihayafuru e Chouyaku Hyakuninisshu: Uta Koi, outros animes também tiveram bastante êxito em transportar o enredo de um mangá/light novel/visual novel para as telinhas (ou telonas).

Mouretsu Pirates



Mouretsu Pirates é um prato cheio para amantes de ficção científica e slice of life, apesar de seu início lento que demora para engajar.

Sakamichi no Apollon



Sakamichi no Apollon é um anime tecnicamente muito bem feito, sem deixar nada a desejar em termos de animação, trilha sonora e diálogos. Apesar de não ser unanimidade, eu particularmente achei a conclusão excelente, mesmo sendo diferente da do mangá, capaz de unir todos os fios soltos em um final muito belo e adequado.

Jinrui wa Suitai Shimashita


Minha comédia favorita do ano. Não se deixe enganar pelo visual colorido e temática envolvendo fadas, pois Jinrui wa Suitai Shimashita solta críticas sociais e políticas ácidas com um humor cínico e frequentemente maluco sem pensar duas vezes.

Danshi Koukousei no Nichijou



Em uma reação direta à tendência de colocar garotas colegiais bonitinhas interagindo umas com as outras e chamar de "comédia", Danshi Koukousei no Nichijou tentou retomar as origens de animes de humor através de paródias, situações absurdas, interações cômicas entre personagens e um arsenal de boas piadas. Infelizmente, não foi a melhor comédia do ano devido à sua inconsistência: os primeiros episódios são hilários, mas depois fica se revezando entre episódios bons e ruins.

Berserk Ougon Jidaihen I: Haou no Tamago



Tirando o CG, que não agradou a maioria (mas eu particularmente não achei ruim), este primeiro filme da série de adaptações cinematográficas do excelente mangá Berserk mostrou-se um bom início à jornada do Espadachim Negro. É recomendável tanto aos fãs originais quanto aos iniciantes na franquia.

Natsuyuki Rendezvous



Natsuyuki Rendezvous ficou lado a lado com Uta Koi para a posição de melhor romance do ano, oferecendo uma abordagem madura e carregada de drama intra e interpessoal.

Another




No começo do ano, eu teria dito que Another é um anime excepcional, uma adição bem-vinda e necessária ao gênero de terror... Bem, ainda acho isso, mas com várias ressalvas. Infelizmente, acredito que Another tenha pisado na bola em seus últimos episódios devido à resolução pouco satisfatória do mistério (e, principalmente, o modo como ele foi inserido na trama) e o banho de sangue mais do que desnecessário e pouco impactante. Vale a pena dar uma chance, contudo.



Bombas do ano


Ai, ai... o que dizer sobre estas pobres almas? Não vamos prolongar o sofrimento delas e terminar logo de expor os maiores fracassos e decepções de 2012.

Guilty Crown



Admito que não consegui passar do segundo ou terceiro episódio, então vou evitar expressar minha própria opinião. Contudo, não é necessário pesquisar muito para notar o sentimento geral de decepção, principalmente em frente ao hype inicial devido à reputação do bloco noitaminA, o elenco envolvido e o grande orçamento.


A enxurrada de animes em Flash e/ou de 5 minutos


Não, eu não tenho nada contra animes só por serem produzidos em Flash e/ou serem curtos; oras, Thermae Romae foi animado em Flash e Poyopoyo Kansatsu Nikki tem 3 minutos de duração por episódio, e isso não impede que eu os considere boas séries. O problema é que essas características são ideais para projetos preguiçosos e sem inspiração, incapazes de fazer qualquer esforço para se diferenciarem uns dos outros.


Senki Zesshou Symphogear



Não posso dizer que foi uma decepção porque, no final das contas, Symphogear entregou exatamente o que prometeu: um anime genérico com batalhas, magia, alguma violência, tons de lesbianismo e personagens rasos. O que faz dele especialmente trágico é o fato de na verdade ter bastante potencial, inclusive entregando um ótimo primeiro episódio com promessas de oferecer uma desconstrução de si próprio: um contexto no qual a morte faz parte da realidade, e nem os mais fortes estão isentos... Mas tudo isso é ignorado nos episódios seguintes para dar espaço a uma das piores protagonistas que vi nos últimos tempos, Hibiki.



Séries com potencial


Animes que começaram recentemente, no final de 2012, e agradaram pelo o que mostraram até agora, com possibilidades bem altas de aparecerem como destaques no ano que vem. Serei breve aqui porque esta porcaria está ficando grande demais, mas possivelmente farei outro post no início de 2013 com mais detalhes.

  • Zetsuen no Tempest: Inicialmente deixei de lado por ter imaginado tratar-se de um anime genérico de batalhas com magia, mas decidi dar uma chance e encontrei um enredo fascinante, com um bom elenco de personagens e confrontos mentais intrigantes ao estilo Death Note, Mirai Nikki e outros.
  • Psycho Pass: Urobuchi Gen... preciso dizer algo mais? Psycho Pass nos traz várias provocações a respeito da psique humana e da nossa sociedade ao pintar um futuro ao mesmo tempo utópico e distópico.
  • Shinsekai Yori: A série tem uma trama cada vez mais complexa e sombria que provoca sensações legítimas de terror e desconforto, sendo definitivamente um candidato a melhor anime no ano que vem, após vermos seu desenrolar.
  • Robotics;Notes: Assim como Steins;Gate, Robotics;Notes não tem pressa em contar sua estória. Até agora só vimos algumas insinuações do que virá no futuro, mas as coisas enfim estão começando a se revelar nas suas formas verdadeiras e as expectativas são altas.



Menções honrosas

Não poderia encerrar o post sem ao menos mencionar algumas boas obras que infelizmente ficaram de fora das demais categorias, mas ainda assim recomendo:




Conclusão

Bem, esta foi minha retrospectiva de 2012. Dúvidas, críticas, sugestões? Deixe um comentário!

Ah, e aí vai a lista dos animes que considerei para este post, em nenhuma ordem em particular:

  • Fate/Zero (segunda temporada)
  • Mouretsu Pirates
  • Tsuritama
  • JoJo's Bizarre Adventure (Phantom Blood e um pouco de Battle Tendency)
  • Uchuu Kyoudai
  • Zetsuen no Tempest
  • Sakamichi no Apollon
  • Lupin the Third: Mine Fujiko to Iu Onna
  • Jinrui wa Suitai Shimashita
  • Natsuyuki Rendezvous
  • Chouyaku Hyakuninisshu: Uta Koi
  • Hyouka
  • Medaka Box (+ Medaka Box: Abnormal)
  • Phi Brain (+ segunda temporada)
  • Kuroko no Basket
  • Black Rock Shooter (TV)
  • Thermae Romae
  • Danshi Koukousei no Nichijou
  • Tari Tari
  • Binbougami ga!
  • Ano Natsu de Matteru
  • Another
  • Inu x Boku SS
  • Sword Art Online
  • Nisemonogatari
  • Rinne no Lagrange
  • Joshiraku
  • Ozma
  • Chihayafuru
  • Shinsekai Yori
  • Psycho Pass
  • Robotics;Notes
  • Poyopoyo Kansatsu Nikki
  • Senki Zesshou Symphogear
  • Yuru Yuri (segunda temporada)
  • Recorder to Randoseru
  • Code Geass: Boukoku no Akito 1 - Yokuryuu wa Maiorita
  • Berserk Ougon Jidaihen I: Haou no Tamago

Nenhum comentário:

Postar um comentário