23 de janeiro de 2012

Visual Novel: Um tipo diferente de game

Por Pytom [GFDL], via Wikimedia Commons.

Imagine, caro leitor, seu game ideal. Difícil? Que tal então um universo cheio de possibilidades, sutilezas, camadas de mistério e beleza, limitado apenas pela sua imaginação? Tudo isso sem deixar de fascinar, surpreender e mexer com seus sentimentos?

Pois é, acabamos de descrever um livro — um bom livro, pelo menos.

As visual novels existem justamente para quebrar a barreira entre ficção literária e ficção virtual. Afinal, ninguém disse que gamers não podem gostar de ler também. Continue lendo para saber mais sobre essa fascinante mistura.

O que é visual novel?

Costumo usar a seguinte definição: visual novel é basicamente um livro virtual com recursos de multimídia — áudio, gráfico, vídeo etc. A maior parte da "jogabilidade" consiste em ler diálogos e linhas de narração, mas cada visual novel pode ter características únicas, como:

  • Trama interativa: Em certos momentos da estória, o jogador deve fazer escolhas que alteram os rumos da trajetória e levam a finais diferentes. É bem comum em visual novels.
  • Rotas: Algumas tramas de visual novels são divididas em "rotas", cada uma com focos, objetivos, vilões e/ou protagonistas diferentes. É como se fossem livros dentro de um livro, por assim dizer (inception?).
  • Minigames: Para quebrar um pouco o ritmo de leitura intensa, muitas visual novels oferecem pequenos minigames entre as cenas.
  • Elementos de outros gêneros: RPG, estratégia, ação, luta etc.; as possibilidades são infinitas. É bem comum encontrar esse tipo de visual novel "híbrida" em consoles.

Por que jogar visual novels?

Quando se fala de visual novels para um público ocidental — ou pelo menos não-japonês —, as alegações mais comuns são:

  • Argumentum ad vantajosum: "É mais vantajoso ler um livro ou jogar um game de verdade"

Visual novels são bem mais do que um livro em formato de game ou um game em formato de livro. É o único meio de comunicação que permite as sutilezas do texto e a emoção de um filme, série ou game em perfeita harmonia.

Convenhamos, há ótimos autores de terror por aí, mas não seria legal se pudéssemos ver com nossos próprios olhos as paisagens tenebrosas, sentir a atmosfera pesada, conversar cara a cara com personagens insanos? E o melhor de tudo: sem perder a intrigante narrativa do livro original?

G-senjou no Maou, da Akabei Soft2.
  • Argumentum ad interativium: "Que graça tem ficar olhando para imagens estáticas? Game que é game precisa ter mais interatividade"

Saia da Sibéria, amigo! Ninguém fez um decreto dizendo que games precisam ser desse jeito ou de outro. Prova disso é termos títulos únicos como Heavy Rain, de natureza cinematográfica, e Okami, com um incrível apelo artístico.

Visual novels podem não ser "melhores" do que seu game favorito, mas é sempre bom conferir coisas diferentes.

  • Argumentum ad ignorantium: "Já joguei uma vez a novel X e não gostei de Y"

Você já jogou o game do dinossauro Barney para Mega Drive? Pois eu já. E permita-me dizer que, se eu tiver um filho, pretendo educá-lo com coisas muito mais emocionantes e educativas, tipo observar a tinta secar. Nem por isso deixei de jogar Mega Drive.

Se quiser boas sugestões de como começar, logo abaixo indico bons títulos.

  • Argumentum ad preguiçosum: "Não gosto de ler"

Boa hora para aprender a gostar! Os recursos multimídia incrementam, e muito, a experiência da leitura. Além do mais, os games não ficam simplesmente jogando blocos de texto. Há todo um trabalho de efeitos, transições entre as cenas, pausas etc.

Sugestões de visual novels

Os fãs mais acirrados vão ter que me perdoar aqui, pois eu mesmo não sou tão experiente no assunto. Além disso, é fato que visual novels são pouquíssimo divulgadas aqui no Ocidente... Mesmo assim, há ótimos games que indico para iniciantes.

  • Ace Attorney


Ace Attorney é uma série de jogos para Nintendo DS publicados pela Capcom ao estilo point-and-click, no qual o jogador deve explorar cenários, interagir com personagens, apresentar evidências etc. Essencialmente, a maioria dos jogos envolve um advogado que precisa provar a inocência de seu cliente.

Os casos têm dois aspectos distintos: investigação e tribunal. A maior parte da interatividade acontece durante a investigação, mas é no tribunal que a verdade é realmente revelada. Para isso, é preciso ter uma boa dose de raciocínio crítico e pensamento lateral. Excelente pedida para quem gosta de tramas policiais!


  • 999 - 9 Hours, 9 Persons, 9 Doors



A jogabilidade de 999 baseia-se no gênero "escape the room": o jogador precisa investigar os locais e desvendar mecanismos secretos para fugir antes que alguma coisa ruim aconteça. O game narra os esforços de Junpei e mais 8 pessoas para escapar de um navio antes que este seja afundado, em 9 horas. Mas como foram parar lá? Que mente sádica armou esse desafio? Em quem se pode confiar?

Mistérios são o que não faltam em 999, que conta com vários finais diferentes dependendo das escolhas do jogador e um uso muito inteligente dos replays. Você precisa jogar pelo menos duas vezes para chegar ao final verdadeiro, e o legal é que isso realmente faz sentido considerando o enredo. 999 foi desenvolvido e publicado pela Chunsoft, para Nintendo DS.

  • Fate/stay night


Fate/stay night, da Type Moon, é uma das visual novels mais aclamadas da atualidade, e não é para menos. Possui uma extensa e envolvente trama contada em 3 rotas, arte maravilhosa, cenas de ação incríveis, personagens memoráveis e várias camadas de complexidade que tornam o roteiro ainda mais intrigante.

A sinopse é simples, mas garanto que o desenvolvimento é bem longe de previsível. A pacata cidade de Fukui é o local de um dos maiores rituais no mundo da magia: a guerra do Santo Graal. Sete magos de todas as partes são escolhidos para participar de uma batalha intensa, cujo vencedor recebe o direito de concretizar qualquer desejo. Para tal, recebem a ajuda de sete heróis lendários selecionados pelo Graal.

  • Saya no Uta


Em Saya no Uta, da Nitroplus, Fuminori é um estudante universitário que sofre um terrível acidente de carro. Após uma cirurgia experimental no cérebro, ele passa a ver paisagens macabras, ouvir ruídos infernais e ter todo o tipo de sensação horrível, sem ao menos reconhecer os próprios amigos. A única coisa que o mantém são é uma misteriosa garota chamada Saya...

É uma novel relativamente curta, com apenas 2 escolhas e 3 finais diferentes, mas muito fascinante. Já aviso que não é para qualquer um não: imagens grotescas, violência explícita, personagens perturbados e temas desconcertantes são apenas uma amostra do que você deve esperar.

  • Só esses?

Tem bastante coisa interessante por aí, mas só comentei alguns para não deixar o post muito longo. Também recomendo:

- Digital: A Love Story
- Kikokugai - The Cyber Slayer
- Narcissu e Narcissu 2nd
- True Remembrance

O importante é conhecer esse maravilhoso mundo das visual novels =D

Kikokugai - The Cyber Slayer, da Nitroplus.

Fontes

The Visual Novel Database
The Weird World of Japanese "Novel" Games
Visual novel - Wikipedia

4 comentários:

  1. Parece interessante. Confesso que é algo diferente, estranho a primeira vista, mas a premissa é boa. Bom, eu gosto de livros e gosto de games, é um bom sinal!

    ResponderExcluir
  2. A princípio diria que não gosto, mas gosto muito de Ace Attorney e recomendo a qualquer um jogar.

    ResponderExcluir
  3. Um dos melhores é Katawa Shoujo
    É gratuito é bem refinado, podendo ser baixado
    no site do proprio jogo.

    o//

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Katawa Shoujo foi um marco interessante por ser a primeira novel ocidental a ter tanta aclamação. Há outras boas, mas nenhuma fez tanto sucesso nem atingiu o mesmo nível de profissionalismo. Talvez um dia eu traga um post dedicado a Katawa Shoujo e/ou outras novels ocidentais.

      Excluir