28 de fevereiro de 2012

Drive




Drive é um filme do diretor Nicolas Winding Refn baseado na obra de James Sallis, que conta a história de um protagonista sem nome (Ryan Gosling), que é conhecido apenas como "driver", um dublê de filmes de ação durante o dia e motorista de fugas durante a noite. Sua vida muda radicalmente ao conhecer sua vizinha de apartamento, Irene (Carey Mulligan) e seu marido recém liberto da prisão, Standard (Oscar Isaac).


Apesar da sinopse se assemelhar a um filme qualquer de ação, Drive tem muito a oferecer, a começar pelo seu protagonista, que se torna interessante graças à ótima atuação de Ryan Gosling. O filme em si é cercado de boas atuações, e nenhum ator deixa seu personagem cair nos clichês do gênero, como, por exemplo, Isaac, que foge do estereótipo de moldar Standard como um marido agressivo e inconsequente, e o transforma em um homem arrependido de seus erros e disposto a a nunca mais cometê-los.




O filme começa com driver falando ao telefone com seus clientes, explicando as regras de seu serviço e o tempo disponível para o mesmo. Em seguida é mostrado tudo na prática, e é interessante ver a inteligência do personagem, como ao prender um relógio ao volante para marcar seu tempo ou ao perceber que muitas vezes é melhor parar o carro em locais estratégicos do que iniciar uma perseguição desenfreada. Não falarei mais nada para não revelar spoilers.


Buscando passar um visual anos 80, e com uma trilha sonora de qualidade (na maioria das vezes usando canções ao invés de trilhas instrumentais), Drive é um longa que nos deixa com uma sensação de melancolia e tristeza, como se víssemos o mundo pelos olhos de seu protagonista, e o seu final acentua esse sentimento. Filme altamente recomendado.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário