13 de fevereiro de 2012

6 dos melhores animes de ficção científica


Animes e ficção científica são duas coisas que costumam ir muito bem juntas. Confira aqui 6 sugestões de obras espetaculares que unem tecnologia, utopias, distopias, reflexões filosóficas e muita, muita imaginação!



Akira

Cartaz do filme Akira

Símbolo indiscutível do cyberpunk no Japão, Akira foi produzido pelo estúdio TMS Entertainment e se passa em Neo-Tokyo, uma metrópole distópica de 2019. Tudo tem início com uma briga entre gangues de motocicleta quando um dos participantes, Tetsuo, sofre um acidente e desperta estranhas habilidades psíquicas. Tomado pelo poder, ele desencadeia um perigoso confronto que põe em jogo o futuro da Terra...

Mesmo sendo meio velhinho, Akira ainda impressiona pelo seu visual fantástico, ação e suspense. Infelizmente nem todo o conteúdo do mangá original pôde ser mostrado na telona, mas mesmo assim o filme traz uma trama fascinante e rica em ideias.

Cowboy Bebop

Imagem promocional de Cowboy Bebop

Este clássico dos anos 90 segue as aventuras (ou desventuras, na maior parte do tempo) do esquadrão Bebop, um grupo bem incomum de pessoas e um cachorro que atuam como caçadores de recompensa. Acompanhe a excitante jornada dos heróis pelo espaço enquanto eles lutam para... não morrerem de fome.

Cada episódio é uma experiência diferente, explorando ao máximo o potencial da ficção científica em uma trama multifacetada, mesclando aventura, drama, comédia, lutas e jazz. Vários episódios são geniais sozinhos, mas é como um todo que Cowboy Bebop, do renomado estúdio Sunrise, brilha.

Eve no Jikan

Cartaz de Eve no Jikan

A trama do filme, produzido pelo Studio Rikka, gira em torno de "Eve no Jikan", um café no futuro onde humanos e androides são tratados da mesma maneira. Uma oportunidade única que permite aos androides manifestarem seus pensamentos humanos e aos humanos compreenderem os androides; quem sabe, compreendendo a si mesmos no processo.

Quais são os limites da inteligência artificial? Uma máquina pode ter uma psique tão complexa quanto um humano? Várias obras exploraram esse tema ao longo dos anos, mas Eve no Jikan o faz com uma maestria incrível. O enredo é composto por várias histórias individuais entrelaçadas pelos complicados relacionamentos entre homem e máquina.

Ghost in the Shell

Cartaz de Ghost in the Shell

Outro gigante do cyberpunk japonês, os filmes e a série televisiva de Ghost in the Shell, ambos da Production I.G., seguem tramas policiais que ocorrem em um futuro no qual as barreiras entre o mundo real e o cibernético já não são tão claras.

À medida que chegam mais próximos dos criminosos, os policiais ciberneticamente alterados Kusanagi, Batou e Togusa se deparam com questões filosóficas complexas que põem em dúvida seus princípios. Provocador, mas sem deixar de lado o suspense e ação, Ghost in the Shell e seus sucessores são obras definitivamente memoráveis dentro da ficção científica.

Serial Experiments Lain

Imagem promocional de Serial Experiments Lain

Em Serial Experiments Lain, Lain Iwakura é uma garota de 14 anos que se vê imersa em investigar os mistérios por trás da Wired, uma rede global de computadores. Durante a exploração, contudo, ela acaba descobrindo mais perguntas do que respostas e percebe que sequer conhece a própria existência.

Se toda informação pode ser registrada em dados de computador, então o que separa o mundo real do virtual? Esta intrigante obra do estúdio Triangle Staff é um anime complexo que deixa várias indagações do tipo no ar, mas oferece um incrível tour filosófico pelos potenciais e perigos dos meios de comunicação.

Steins;Gate

Imagem promocional de Steins;Gate

Okabe Rintarou é um auto-proclamado cientista maluco que passa os dias em seu "laboratório", inventando bugigangas em sua maior parte inúteis. Okabe vivencia uma estranha experiência causada por uma dessas bugigangas e elabora, com seus colegas de laboratório, um modo de mandar mensagens de texto ao passado. O problema é que eles não são os únicos interessados em viagens no tempo...

Steins;Gate, da White Fox, oferece reflexões interessantes envolvendo as relações de causa e efeito, explicações científicas convincentes, diálogos inteligentes e um elenco bastante carismático. Com certeza um dos melhores animes de 2011 e um prato cheio para quem gosta de obras sobre viagens no tempo, com direito a bastante suspense e reviravoltas.

E você?

Quais são os seus animes favoritos de ficção científica?

7 comentários:

  1. Ergo Proxy também se encaixaria perfeitamente aí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não vi Ergo Proxy, mas os comentários costumam ser bem positivos. Com certeza está na minha lista para assistir assim que eu tiver um tempinho.

      Excluir
  2. Sim sim, assisti Ergo Proxy ontem i é mt mt mt bom mesmo

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Cowboy Bebop realmente e o melhor,
    A serie e o Filme

    ResponderExcluir
  5. cara tava procurando na net uns animes de ficcao cientifica e acabei achando sua lista que ta muito boa ja vi os classicos vou ver esse ultimo da lista parece interessante acrescentaria evangelion nessa lista com certeza pode parecer clichê e tals falar de evangelion mais foi anime que fritou meu cérebro desde a primeira vez q vi e ja vi varias vezes e acho que até hj nao entend muito bem por sua complexidade tanto a serie qnto os filmes se ainda nao viu eu recomendo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Evangelion é uma boa recomendação. Pra falar a verdade, nem sei por que não cheguei a pensar nele ao fazer a lista... Talvez por ser tão focado nas questões dramáticas e psicológicas dos personagens, além de a parte "científica" não fazer lá muito sentido.

      Excluir