4 de agosto de 2011

Desvendando o Survival Horror

Sobrevivência ou Açao, Survival ou Action, esta é uma pergunta comum no mundo Gamer hoje em dia. Se antes tinhamos certeza ao dizer: "Este é um jogo de Survival Horror!"; hoje passamos diante de uma dúvida. O surgimento de gênero Survival Horror é bem discutido, alguns dizem que foi 1992 com Alone in the Dark, mas o que deve ter sido realmente o primeiro jogo do gênero é Sweet Home de 1989. Em seguida vieram os sucessos de Resident Evil e Silent Hill. A idéia do gênero é simples, sobreviver a acontecimentos misteriosos com o tema de terror. Esse sobreviver forma uma linha muito tênue com a ação, já que através dela você consegue evitar a morte. Mas até onde a ação não atrapalha a sobrevivência?

Em Sweet Home, o gênero ainda nascia então era possível fazer tudo sem fugir de um estereótipo. Mesmo assim o jogo não fugiu do básico do Survival Horror, cenários sombrios, quebra cabeças, entre outras coisas. Alguns pontos neste jogo foram copiados pelo Resident Evil meio que na cara de pau, como a idéia de focar em uma mansão com enigmas e a pequena animação da porta se abrindo quando se muda de cenário. Alone in the dark veio com mais investigação, e como Sweet Home dando bastante importância a trama.

Com Resident Evil não foi muito diferente. Ambos usavam as mesmas coisas, com talvez um pouco mais de quebra cabeças e o acréscimo dos zumbis a trama. Resident levou a história a um lado biológico, se aliando a ciência para dizer o porque as coisas são estranhas desta maneira. O excesso de enigmas mesmo se aliando a idéia de que a mansão foi projetada para este fim era ponto negativo para muitos players. Outro fato do Resident é que ele era muito focado em armas, tanto que tinha várias diferentes e isso mostrou que o objetivo do jogo era também matar os zumbis.

Levando a coisa para o sobrenatural, com menos combate, uma história mais sombria e trançada e um terror psicológico surgia Clock Tower. A idéia do jogo era realmente evitar os combates e manter o terror psicológico, tanto que você na maioria das vezes tinha que fugir ou se esconder das criaturas, o que faz sentido já que você controla uma garota de 15 anos. Sugando as idéias de Clock Tower surgiu Silent Hill. O jogo era mais sombrio que os outros, com a temática até mais de terror. Mesmo comparando com Clock Tower que é o mais próximo, Silent Hill foi muito mais sombrio. Mexendo com coisas sobrenaturais ele deu outros tons ao gênero.
Outros jogos como Eternal Darkness, que contou uma historia através de anos, mexendo com a idéia do jogador com visões e outros artifícios também é um ícone. Recentemente Alan Wake surgiu como um nome forte no gênero por lidar com a história de uma forma totalmente diferente. O narrador é o personagem principal.

Muitos jogos vieram e a questão não é relembrar todos e sim onde o gênero começou a se perder. Enquanto Silent Hill mantinha suas idéias ou até deixava a coisa mais sombria e assustador, os jogos começaram a sair como Survivor Horror mais focados em ação. Os primeiros exemplos são da série Resident Evil, onde o Resident Evil 3: Nemesis e o Resident Evil Survivor começaram a despontar com o foco mais na ação. Muitos podem questionar que eu aponto Resident Evil 3 como o que possui foco mais em ação, mas quando se tira o sentido em ter enigmas, apesar de não tira-los, e coloca várias armas e muitos zumbis seria uma fuga do gênero. O Resident Evil Survivor foi uma aposta na idéia de dar tiro em tudo o que é zumbi, formula repetida no que seria o Survivor 2, Resident Evil Dead Aim. A franquia Resident Evil parece ter largado de vez a idéia de focar na sobrevivênvia com o Resident Evil 4, que é claramente de ação, seguido pelo Resident Evil 5, que sugou muito do antecessor. Mais jogos sairam depois do Resident Evil 4 com a idéia de simplesmente matar zumbis, é o caso das franquias Left 4 Dead e Dead Rising. Ambas as franquias seguem com o apocalipse zumbi com o único objetivo de sair matando o máximo de zumbis possíveis.  Já Fatal Frame abusa dos efeitos rápidos e do terror psicológico e mantém o foco no terror apesar de apresentar bastantes combates. Há também jogos como F.E.A.R., que pouco tem de Survival Horror, mas mesmo assim leva o título.


Deixo bem claro que não estou questionando a qualidade de nenhum destes jogos, pelo contrário, acho que o Resident Evil 4 foi um dos melhores se não o melhor da franquia. A questão é: O que é seria Survival Horror? Independente de ser sobrevivência ou ação, todos estes jogos são de terror. Então a pedra primordial para um jogo do gênero é abordar algo de terror, seja sobrenatural ou com base científica, terror psicológico ou terror escrachado. Ai já temos uma questão a decidir, seria mesmo um jogo de matar zumbis um jogo de terror, de horror?

Terror seria: terror (ter-ror) s. m. É a sensação de medo provocada por algo medonho, desconhecido; Pavor, grande medo.
Horror seria: horror (hor-ror) s.m. O que é horrível; Sentimento de aversão, desagrado ou repulsa por algo; Medo ; Susto.

Vamos ser sinceros, Dead Rising, Left 4 Dead e Resident Evil não causam medo a ninguem! Sair matando criaturas, por mais que sejam sobrenaturais, feias e estranhas, não causa medo a ninguem. No caso do jogo F.E.A.R., eles colocam efeitos relâmpago para dar aquele medo de surpresa, mas mesmo assim as criaturas do jogo não causam medo a ninguem. Repulsa, aversão pelos zumbis dos jogos? Muito pouco! Eles são esquisitos, mas são bem menos do que as criaturas de Silent Hill por exemplo. Um fato importante para que isto aconteça é que quanto mais criaturas iguais você vê menos medo você sente. Quando é só um e apelão você se borra, mas quando são vários e fracos que morrem como um golpe não tem como sentir medo.


 Já com a Sobrevivência, para mim seria como nos moldes do Metal Gear Solid 3, tendo que comer, cuidar de ferimentos e porque não achar água, etc. Jogos com apocalipse zumbi cairiam bem com este estilo do Snake, mas para o terror, como nos filmes, o negócio é fugir, se esconder e lutar contra o que está lhe causando medo. Na minha modesta opinião, acho que a sobrevivência no que se trata de terror deve em sua maioria fugir e se esconder, deixando um pouquinho para as lutas. Ação não cai muito bem com o terror, já que se matamos tudo o que aparece porque teríamos medo? Mas a ação faz parte da sobrevivência, isto é inegável, só que o excesso dela tira a essência do terror. Bati muito nesta tecla, mas Silent Hill vem defendendo essa essência, como por exemplo o Silent Hill Shattered Memories, repaginação do primeiro jogo da franquia, que reforça a idéia de que você só pode fugir ou se esconder como os jogos da franquia Clock Tower. Como exemplos de filme de terror vemos que os melhores são aqueles que os personagens não saem matando tudo o que é monstro, nem os quais existem montros a toda esquina. Mesmo assim, se tiverem monstros para tudo que é lado, e quanto a munição? Não é possível sair matando todos e continuar achando pacotes de munição em tudo o que é canto, afinal outros também estariam atrás deles. E quanto mais criaturas, seriam mais alvos e mais ataques contra você, ou seja, seria muito difícil sobreviver se não evitar as lutas.


Acho que muitos destes jogos saem já com ação pelo gosto da maior parte do mercado. Vende mais, tanto que Resident 4 vendeu bem e fez sucesso. Jogos de primeira pessoa com F.E.A.R, Condemned, usam o título do gênero só para alcançar novos patamares, porque são única e exclusivamente jogos de ação. Left 4 Dead é pouco aproveitado, foca demais na ação quando poderia focar em outra coisa, mas é a proposta deles. Mas até onde este foco poderá segurar o título de Survival Horror? Ou até onde o Survival Horror vai continuar sendo um só e não o irmão mais velho do provavel Action Horror? Não sei de tudo, mas uma coisa me vem a cabeça, muitos jogos mal aproveitados podem um dia acabar manchado o nome Survival Horror, espero que isso não aconteça.



Uma lista básica dos jogos do gênero que não foram citados acima:

Parasite Eve
Dead Space
Doom
Dino Crisis

Lost Planet
Penumbra
Amnesia: The Dark Descent
Obscure

2 comentários:

  1. Faltou citar Ghost Hunter de PS2, que é um survival bem diferente, com uma história e criaturas sobrenaturais bem bizarras

    ResponderExcluir
  2. Survival Horror = Fatal Frame (Siren)
    São sinônimos.

    ResponderExcluir