25 de dezembro de 2010

Os jogos que marcaram o ano de 2010!

Seguindo a linha retrospectiva do blog, vamos falar agora dos melhores jogos lançados em 2010!

O ano de 2009 saiu já com tom nostálgico para o mundo dos games! Vários títulos excelentes nublaram nossos pensamentos com criaram inumeras expectativas para o ano de 2010. Em meados de março, a fantasia ganha um novo episódio longe do seu fim, Final Fantasy XIII !



Entre polêmicas e discussões, FF XIII sai como mais um título da franquia Final Fantasy, a franquia de rpg mais pop que existe na minha opinião. E como em vários exemplos de produtos, nos games o nome da marca chega a ser mais valioso que o produto em si. Não é a minha opinião a respeito de FF XIII, mas foi a opinião de especialistas e fãs. As criticas envolvendo o enredo e as mudanças nos pilares da franquia, mostraram que até a franquia toda poderosa de rpg não se salva de fãs nostálgicos raivosos! Outra polêmica se deu entre profissionais do meio de criação de jogos. Um membro da Bioware disse que a franquia Final Fantasy não poderia mais ser participar da categoria rpg, e que se quisessem ainda continuar sendo rotuladas de uma forma parecida deveriam ser chamadas de rpg japones ou j-rpg. Esse comentário gerou mais discussões, entre variadas criticas, surgiram os fãs que afirmam que a série saiu do rpg para se concentrar em um jogo de ação com turnos e de certa forma uma ficha com direito a evolução do personagem. Mas apesar disso, FF XIII se mostra competente e com um gráfico, como nós últimos jogos da franquia, maravilhoso. Além do mais, em casos como Final Fantasy, pequenos detalhes como modo de batalha, uma historia centrada em combates, não diminui o fato de ser um belo jogo.



Seguindo o raciocínio da continuação, que tal uma mistura dela com um tom remake? Daí veio Super Mario Galaxy 2!



O primeiro jogo do Mario explorando a galáxia colecionou elogios, belas críticas e fãs alucinados se derretendo pelo jogo. Fato é que igual a FF, Mario é uma franquia de sucesso, que a cada lançamento, abre um sorriso em cada fã. Mas Mario tem a vantagem de ser sempre um jogo divertido e descontraído, fugindo dos enredos e historias densas e envolventes que as vezes cansam alguns jogadores. Mario seria o pau para toda obra, jogo que 9 entre 10 gamers gostariam de jogar. O fato incrível a respeito de Super Mario Galaxy 2 foi a crítica! Nunca na minha vida eu vi uma crítica tão... apaixonada quanto a deste jogo! O crítico que sempre se contem ao falar de um jogo, se abriu e se derreteu a falar deste. Do começo ao fim foram elogios! Isso só nos fez ver o quanto a franquia Mario é importante para o mundo dos games e o quanto este jogo em especial é bom!



Para escolher um jogo para este artigo, procurei a importância dele para mim e para os fãs. Apesar de ter saido no final do ano, World of Warcraft com a sua expansão Cataclysm merece entrar nesta lista!






Vou falar o que? O jogo online que mais fez sucesso, que mais atraiu jogadores e que mais deixou fãs atordoados esperando uma expansão! Catalysm saiu em dezembro, mas ao longo do ano fez com que sites, fóruns, blogs e outros que discutissem o assunto games, tivesse sempre algum comentário a respeito. Foi um ano vendo uma espécie de contagem regressiva invisível, até o dia do esperado lançamento! Já joguei wow e sei como este jogo é bom, mas não imaginava o respeito e amor que este jogo tem ao redor do mundo! Tinha conhecimento sobre números absurdos, mas ainda fiquei surpreso! O título vendeu em um dia 3,3 milhões de copias, superando o antecessor Wrath of the lich king com 2,8 milhões! Se tornando o jogo de computador com vendas mais rápidas da historia! Não tinha como não comentar sobre Catalysm!



Eu acordei um dia quando um amigo me mostrou um gameplay de 10 minutos de um jogo chamado Alan Wake!



Este jogo aparece como uma união entre livros,filmes,series e games, pois Alan Wake parece se encaixar perfeitamente em qualquer um dos quatro! Já começa pelo personagem principal, que é um escritor e não um fodão sem sentido. Segundo porque o jogo é separado em capítulos, com direito a o famoso "o que aconteceu no capitulo anterior", dando uma sensação de estar assistindo um seriado! A historia é envolvente, mas a forma como ela é passada é que o ponto forte. Ela é narrada pelo próprio protagonista! Apesar dos gráficos não serem tão bons, a jogabilidade e a fórmula serem comuns nos jogos de survival horror, o jogo consegue te prender com a ambientação incrível! Lutando contra seres sobrenaturais criados pelo proprio escritor/ protagonista do jogo, você se encontra em um mundo imaginativo típico de um livro. E estes pontos únicos faz de Alan Wake um jogo imperdível na minha modesta opinião!



Juntamente com Alan Wake em termos de uma certa evolução no mundo dos games veio Red Dead Redemption, o jogo do ano!


Eu era um dos maiores críticos de Red Dead Redemption. Por que saiu para PS2 um jogo chamado Gun, o qual tinha uma boa historia, oferecia uma certa liberdade e muitos aspectos apontados como únicos em Red Dead como jogo de velho oeste. Porém, apesar de ainda achar que Red Dead pegou carona em Gun, o jogo é magnífico e imperdível! Red Dead é mais um jogo da Rockstar com a sua tradicional liberdade, o que hoje em dia é crucial para um jogo que tente chegar perto realidade. A rockstar criou gráficos lindos, principalmente os cenários onde você se sente dentro do velho oeste! Cheguei até ter sede vendo areia e cactus para todo lado! Mas o jogo é muito mais que um GTA do velho oeste e sim um obra de arte do gênero! Poderia ser um blockbuster, um bestseller, por que a historia e ambientação são dignas disso. As possibilidades, as historias paralelas e encontros aleatórios parecem unir os pontos fortes de GTA a um grande rpg. Não posso dizer muito porque não destrinchei o jogo, mas posso garantir que o título de jogo do ano pelo video games awards não é balela, Read Dead merece pelo menos um pouco de atenção pois é único!



Apesar de dar uma garimpada e sempre acompanhar as notícias, esta "lista" não deixa de ser pessoal, uma opinião. Não tem como colocar 1000 jogos em uma lista com 5 nomes, sempre faltarão muitos! Eu mesmo senti a falta de alguns, mas devido a importância creio que estes 5 merecem mais umas palavras até o fim do ano!

7 comentários:

  1. Comentei no lugar errado kkkk

    Meu comentário tinha sido: Não conheço a maioria dos jogos T_T mais tou pensando até em comprar ou baixar ele.

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana seu blog. Parabens, voltarei sempre!

    ResponderExcluir
  3. pow não joguei nenhum desses jogos,
    mas conheço a maioria, por nome e comentarios,
    melhores pra mim:
    Red dead
    alan wake
    e Mario

    ResponderExcluir
  4. ai tiagão! legal a materia dos games! vo comprar o Alan wak. mas ai cara,m to tentando te seguir, mas não achi o incone, para seguir. dá uma ajunda ai. abração...

    ResponderExcluir
  5. Red dead e alan wake, ótimos jogos porem o alan não tem muito gráfico por que o jogo demorou muito pra ficar pronto e a produtora não conseguiu usar toda a potência das plataformas.
    Red dead é sem comentários!

    http://desinformaticaa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Vou aproveitar que naum comentei nada ainda no blog e falar pra quem puder comprar o Red Dead Redemption, FAÇA!!! O jogo é muito bom, é a pedida certa pra quem gosta de jogos de faroeste, tiro, jogos abertos como GTA (Mas eu digo sem sombra de duvida que o Red Dead é muito melhor do que o GTA IV), fora a história que é ótima, com direito a um final impressionante. Não é àtoa que ganhou o melhor jogo de 2010. E vou lhes dizer... L.A.Noire vai arrebentar esse ano, se for tudo aquilo que está sendo mostrado em video e em fotos... E por último, para avisar principalmente ao caro Diogo... Shigero Miyamoto informou que o Zelda Skyward Sword está somente 50% concluido, mas a nintendo ainda mantém o ano de lançamento como 2011. Bom, o jogo vai demorar pq o Shigero quer q a jogabilidade seja completamente imersiva, ao ponto de quando vc terminar o jogo querer começa-lo de novo imediatamente. Se for pra ser realmente isso tudo, que demore o tempo q for necessario, nem que saia só em 2012.

    ResponderExcluir
  7. Nãããooooo >< ahuahuauh Que pena! O zelda skyward era um jogo que esperava muito em 2011.Mas da para aguentar até 2012, principalmente com outros excelentes títulos ainda por vir!

    ResponderExcluir