2 de junho de 2011

Porque jogar... Dragon Age: Origins


O que é...

Dragon Age: Origins é um RPG para PS3, XBox360 e PC, lançado em Novembro de 2009. Para quem não sabe o que é um jogo de RPG no video game (se é que isso é possível, já que se não se interessasse pelo assunto não estaria lendo o post, neh XP), é um jogo onde você tem mais liberdade na hora de evoluir suas habilidades, além de muitas vezes possibilitar a escolha dos traços físicos e psicológicos do seu personagem, como raça (humano, elfo, anão, etc), sexo (masculino e feminino, claro hehe) e fisionomia (cabelo, barba, tom de pele, cor dos olhos, etc). E Dragon Age não foge a isso, você começa o jogo escolhendo entre 3 raças (humano, anão e elfo) e 3 classes (warrior, rogue e mage), e depois escolhe uma das até 6 opções de "background" que ocasionam diferentes 6 prólogos (Human Noble, Mago, Dalish Elf, City Elf, Dwarf Noble e Dwarf Commoner) que além de dar um início diferente, ainda influencia no decorrer da história.




O que acontece...


O ínicio de cada história varia de acordo com o background escolhido, mas o jogo não poderia ser totalmente diferente para cada personagem, neh. Então, não importa a sua escolha de prólogo, você acaba sendo convocado para fazer parte dos Grey Wardens, um tipo de guarda especial que luta contra a influência maligna ("blight") de seres chamados "Darkspawn", algo similar a um orc, que são controlados por um "Archdemon" em forma de dragão, e já assolaram o mundo 2 vezes, a última a mais de 400 anos. Seu papel principal é ajudar a reunir um exército para lutar contra os Darkspawns e banir o dragão, pois como um grande tempo se passou desde a última "blight", os líderes das nações não acreditam estar diante de uma invasão real, e sim algo episódico, já que os Darkspawn sempre foram vistos, mas nunca de forma organizada, exceto a 400 anos atrás...




Mecânica...


Como um bom RPG, pode contar com várias magias (para magos, dâh) e talentos (para warrior e rogue), divididos conforme seu estilo (magias elementais, criacionistas, entrópicas, etc; combater com duas armas, arma e escudo, arma de duas mãos, etc; ataque furtivo, abrir fechaduras, etc), o que dá uma maior variabilidade para cada personagem, diminuindo o impacto de só possuirem 3 classes básicas. Porém existem 4 classes de prestígio para cada classe (favorecendo novamente a variabilidade), que são disponibilizadas através de eventos que ocorrem no decorrer do jogo, sendo algumas liberadas somente em sidequests.



E por falar em sidequest, o jogo exibe uma variedade delas, que incluem preparar (ou comprar) e entregar itens, matar uma determinada criatura, ou reportar a uma pessoa, que aumentam o tempo de jogo (zerei pela primeira vez com 63 horas de jogo!!) e compõe um cenário típico de RPG. No PS3 os controles são fáceis e customizáveis, o que deixa o combate, real time, mais dinâmico, mas há ainda a opção de pausar o jogo e definir previamente o que cada personagem irá fazer. Mas o que não deve ter ficado claro para quem não conhece o estilo, conforme o jogador avança na história ele pode atrair seguidores que se tornam jogáveis (são 8 personagens, +1 se você possuir ou baixar os conteúdos extra, 9 no total), sendo possíveis até 3 companheiros simultâneos, totalizando 4 aventureiros na "party". Mas nem só de porradaria vive um bom RPG, os diálogos são cruciais no desenrolar da história, sendo sempre possível a escolha de pelo menos 2 caminhos diferentes que mudam seus objetivos e seu relacionamento com seus companheiros, podendo inclusive ter relacionamentos românticos, com direito a beijos e algo mais (esse algo mais não aparece no jogo, viu). E esse convívio não serve só para trazer o jogo mais próximo do RPG de mesa, mas também gera bônus de atributos quando um companheiro amigo está na party.




Visual...

O jogo conta com um visual a par dos jogos da geração atual, nada que seja extraordinário, mas não deixa a desejar em nada, as texturas são bonitas e os efeitos de sombra e luz fazem a sua parte. Destaque especial ao sangue, que aparece aos montes, sujando cada vez mais os personagens, conforme eles matam inimigos no combate corpo-a-corpo, e as cenas onde aparecem centenas de Darkspawn, prontos para um ataque.




Som...

As músicas se encaixam perfeitamente na proposta do jogo, ajudando a entrar no clima medieval proposto e as dublagens são bem feitas, não destoando da situação. E várias situações engraçadas se dão quando os companheiros falam entre si durante as viagens, enquanto o jogador caminha, seja discutindo desavenças pessoais, ou disputando o amor do protagonista.




Pontos positivos...


- Muitas horas de jogo, incluindo as sidequests, e se você gosta de explorar o jogo ao máximo, vai jogar pelo menos mais 3 vezes... (fora o conteudo extra, que adiciona até 30 horas na jogatina)
- Atualmente faltam jogos de RPG como Dragon Age (claro que agora já saiu Dragon Age 2, mas isso fica pra outro post...)
- A história tem várias reviravoltas, fora as clássicas opções de que caminho seguir, geralmente um bom e outro mau)
- Uma boa variedade de itens com materias e habilidades especiais diferentes, que não podem faltar num bom jogo desse estilo

Pontos negativos...

- A história pode ser um pouco clichê em algumas partes (nada que estrague o jogo, afinal, ultimamente RPG sempre tem alguma coisa manjada...)
- Não cheguei a zerar o jogo mais de uma vez, mas pela campanha extra "Awakening", parece que não importa o que você faça no decorrer do jogo, o final sempre vai ser o mesmo, com algumas mudanças pouco significativas no mundo de acordo com suas escolhas durante o game.

Procurando defeitos...

- Na campanha extra "Awakening" o jogador continua com o personagem que zerou a campanha principal (ou cria um em um nível alto), mas os itens que se acham sempre são muito superiores aos encontrados anteriormente (é muito exquisito você achar um item em um simples ladrão na rua que é melhor que o artefato achado depois de matar um dragão lendário no final de uma dungeon na campanha principal...)

Notas...

Visual_________8/10

Enredo__________8/10

Som______________8/10

Mecânica____________9/10

Controles______________9/10

Replay_________________8/10

Total____________________8,3/10
O jogo em uma palavra...

Escolhas

2 comentários:

  1. Dragon Age com certeza é excelente! Gráficos, son, história e a já aclamada mecância vista em Baldur's Gate, Neverwinter Nights e outros jogos da Bioware. A nossa softhouse de rpg ocidental parece que se tornou a referência de rpg's eletrônicos, ou eu estou falando bobeira?

    ResponderExcluir