1 de maio de 2011

Porque ler: As crônicas Saxônicas




As Crônicas Saxônicas é uma série de livros do escritor inglês Bernard Cornwell, que também escreveu séries como As Crônicas de Arthur e A Busca do Graal, dentre outros livros. Eu sou suspeito a dizer, porque sou fã do Cornwell, mas estas séries, principalmente a do assunto principal, são excelentes. Cornwell é diferente dos outros escritores de livros medievais. Seus livros são ambientados na mesma Terra, com pessoas reais, tendendo o máximo a realidade. Ele pega acontecimentos históricos, a geografia real e constrói um misto de realidade com ficção. O foco principal desta história é Alfredo, o único monarca inglês que recebeu o título de o grande! Cristão, culto, Alfredo também foi o responsável por "unificar" a Inglaterra e o povo inglês. Porém, o protagonista é Uthred, que também é narrador, saxão com amor aos deuses "pagãos", a vida de viking e ao dinamarqueses.




Em As Crônicas Saxônicas, a Inglaterra, ou o que era ela, era Saxã, dominada pelos invasores de alguns anos antes, vistos nas Crônicas de Arthur. A terra Saxã, dividida em três grandes "reinos": Wessex, Mércia e Nortúmbria se vê ameaçada por uma orda de vikings. Homens vindos de terras além do mar (dinamarqueses, noruegueses, entre outros), que desembarcam nas terras saxãs em busca de tesouros, escravos e de terras. O desenvolvimento é baseado nos acontecimentos reais do reino de Alfredo com a participação de Uthred, que se torna um dos seus comandantes guerreiros, mesmo que contra a vontade. Os livros, como na série de Arthur, enfocam no duelo entre o cristianismo e as demais religiões. É extramentente interessante de uma forma social, imaginar como foi o embate entre religiões que se odiavam, se temiam e tentavam uma vencer a outra.



O ponto forte da série é a simplicidade. Ao ponto que a leitura de Crime e Castigo (Dostoiévski)  por um adolescente é impossível, qualquer um pode ler e se interessar pelas crônicas saxônicas. Apesar disso acho que é mais atrativa a homens mais velhos pela violência e as vezes o palavreado mais pesado do que livros teens. As lutas são bem mais detalhadas, tentando se aproximar com a realidade como nos demais livros de Cornwell. As reviravoltas repletas de traições também são frequentes, mas em determinado tempo, com demasiadas reviravoltas você acaba se habituando a esperar algo. Os detalhes do cenário em geral não são como Tolkien, mas são bons na medida certa. Essas repetições tornam a leitura consecutiva dos livros um pouco chata, aconselho a lê-los com um bom tempo intercalando para não se sentir entediado. Um dos pontos mais forte é a seriedade. Não se vê "bobeirinhas" para atrair certo público, principalmente o teen. Os livros parecem ser escritos da maneira que Cornweel acha-se melhor, atraindo assim pessoas com gostos parecidos e que gostaram de seus outros livros. No geral a série é muito boa. Com muita ação, muitos detalhes, golpes traiçoeiros pelas costas e criando uma ponte entre a história real da Inglaterra do século IX a um mundo de aventuras intermináveis contadas pelo homem que não só vivenciou mas saboreou cada detalhe dela, Uthred de Bebbanburg!

3 comentários:

  1. Realmente os livros são muito bons, ainda não li o quarto e o quinto, mas pretendo fazê-lo quando o Diogo me emprestá-los. Pra quem gosta de um bom livro, com leitura não muito pesada e uma história envolvente, As Crônicas Saxônicas são uma ótima pedida. Obs: Não sabia que as capas formam uma única figura, muito legal, hehe. XD

    ResponderExcluir
  2. De fato, As crônicas saxônicas são para mim a melhor série de livros que jà tive a oportunidade de ler.Personagens cativantes, com uma mescla entre fato e ficção, e batalhas emocionantes, seus livros apresentam exatamente o que me parece ser a realidade pura e crua da época. Ótima leitura, para aqueles que tenham a oportunidade de ler.

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia, pois não leio muito... Mas vou dar uma procurada e ler...

    Abraço ;D

    ResponderExcluir