3 de fevereiro de 2011

Rock in Rio 2011 - Coheed and Cambria

Coheed and Cambria é uma banda de metal norte-americana. A banda tem quatro álbums de estúdio e três DVDs ao vivo. Seus álbums revelam uma história de ficção científica, a qual se chama "The Amory Wars". Coheed and Cambria foi uma das bandas pioneiras a ser confirmada no Rock in Rio 2011.

História da Banda:

Shabűtie (1995-2001)
Em Toxic Parents, março de 1995, o grupo dos guitarristas Claudio Sanchez e Travis Stever havia de terminar e eles recrutaram o Nate Kelley, ex-baterista do grupo Moe and the Boogie Cats, e juntos foram todos tocar em uma nova banda chamada Beautiful Loser com Jon Carleo, no contra baixo. Apos uma briga (fútil) sobre dinhero por gasolina, Stever saiu da banda, e Kelley com um chute na bunda, que logo voltou a pedido de Sanchez. Sendo então um trio, com Sanchez na guitarra e nos vocais, rebatizando-se para Shabűtie, um nome retirado de uma tribo africana do filme The Naked Prey.

A banda passou por vários estilos musicais: punk rock, rock indie, rock acústico, funk e heavy metal, e escreveram mais de 100 músicas. Até que Carleo deixou a banda em agosto de 96, Kelley chamou seu amigo, Michael Todd, guitarrista que na banda iria tocar baixo. A banda acabou lançando seu pirmeiro álbum
"Penelope EP" e Stever voltou para tocar guitarra na banda Shabűtie.

Em 1999, Sanchez bebeu demais após um show e Kelley acabou deixando a banda. Mas antes da banda (Shabűtie) acabar lançaram um outro álbum, o "Delirium Trigger", que teve Josh Eppard na bateria no lugar de Kelley.

Coheed and Cambria (2001-2006)
Algumas músicas que apareceram no disco "Delirium Trigger" eram parte da história de ficção científica escrita por Sanchez, chamada "The.Bag.On.line.Adventures" que seria mais tarde rebatizada para "The Amory Wars". O grupo acabou por adotar os conceitos da história como um tema que unificaria os álbuns da banda. Com isso, a banda passou a se chamar de Coheed and Cambria, que era o nome dos personagens da história de Sanchez.

Em fevereiro de 2002 seu primeiro álbum de estúdio, "The Second Stage Turbine Blade", foi lançado ao mercado. O álbum teve algumas influências, como a do grupo pós-hardcore "At the Drive-In" e do guitarrista do grupo de punk hardcorenk "Bad Brains". Além disso, "The Second Stage Turbine Blade" teve o primeiro
single e videoclipe deles, "Devil in Jersey City" e trouxe comparações com a banda canadense de rock progressivo "Rush" por causa da voz distinta do Sanchez, as letras de ficção científica, e a música mais complexa do que as outras bandas na cena pós-hardcore e emo.

Em novembro de 2006, Michael Todd e Josh Eppard deixaram a banda para razões pessoais, mas Todd voltou à banda para gravar o próximo álbum deles, e em junho do mesmo ano eles escolheram Chris Pennie do "Dillinger Escape Plan" para substituir Josh Eppard.

A banda atualmente tem os seguintes integrantes:
Claudio Sanchez - Vocalista e Guitarrista
Travis Stever - Guitarrista
Chris Pennie - Bateria
Mike Todd - Baixista

PS: Spoiler da próxima banda -> Red Hot Chili Peppers

2 comentários:

  1. Por recomendação, eu escutei o álbum The year of the black rainbow, e eu achei excelente! Nunca tinha escutado nada da banda, nem sabia que ela existia, mas este álbum... conseguiu me ganhar. A maioria das músicas são boas, o feeling... é original e diferente. Coheed and Cambria se tornou uma das minhas bandas favoritas e para mim seu show no Rock In Rio será inesquecível!

    No aguardo para o Red hot! XD

    ResponderExcluir
  2. Conheço essa banda a um tempo, bem antes de tocar no Rock in Rio, achava uma pena nao ter muitas pessoas que a conheciam. Cara é muito boa.. quando tinha tempo, escutava no minimo 3 musicas deles 2 vezes no dia. Recomendo viu.

    ResponderExcluir