18 de junho de 2013

Afinal, o que está acontecendo?

Chamado à luta

Acompanhando a repercussão dos protestos, que se expandiu para além de São Paulo, não pude deixar de notar um bom volume de desinformação e preconceito. É importante que formadores de opinião na web em geral, blogueiros, vlogueiros etc., não apenas se tomando posicionem como esclareçam esses aspectos, porque depender da mídia tradicional não dá mais... Ainda assim, há algumas críticas que dão o que pensar e vale a pena refletir sobre os rumos que podemos ou poderíamos estar sem perceber.

O Movimento Passe Livre em si


Vamos começar pelo elefante na sala. Não podemos nos esquecer que o núcleo original das manifestações é proveniente de um movimento reivindicando a anulação completa da cobrança no transporte público. Seria isso viável, ou mesmo desejável? Naturalmente, se forem feitos estudos de viabilidade aprofundados e concluir-se que é possível anular a cobrança de usuários, operando apenas com impostos, sem que isso prejudique (mais ainda) a qualidade do transporte, acho que todos seriam a favor.

Um ex-secretário do Transporte, Lúcio Gregori, afirmou categoricamente que "a tarifa zero independe do tamanho da cidade", o que responde à crítica de que isso só é possível em cidades menores. Adicionalmente, há bons motivos econômicos, sociais e ambientais para crer que a medida pode beneficiar o país, entre eles a viabilidade de maior atividade econômica devido ao fluxo maior de passageiros e diminuição de poluição.

Concordamos então que a tarifa zero pode funcionar, mas não há uma alternativa que traga boa parte dos mesmos benefícios e com maior possibilidade de dar certo sem inflar os custos operacionais? Ora, aumentando a qualidade do transporte público. Costuma-se dizer que o Brasil é um país com muitos impostos, preços muito abusivos, mas o problema não é o preço: apenas não recebemos o que deveríamos em troca.

Um bom transporte público incentiva pessoas a optarem por ele, assim diminuindo a poluição causada por automóveis. Se pudermos atingir esse nível com tarifa zero, ótimo, mas não é a nossa realidade agora. A nossa realidade é de um transporte público pouco eficiente que mal suporta o volume atual de usuários. Parece-me pouco desejável reivindicar a anulação de cobrança do usuário... por enquanto, pelo menos. E se não for possível receber os serviços correspondentes ao preço, então que diminua o preço.

Como pressionar a máquina estatal?


Deixando as reivindicações de lado por enquanto, como garantir que o governo vai aceitá-las em primeiro lugar? Quem garante que os políticos não vão aumentar a pressão e deixar o povo em uma situação ainda pior? Ou, quem sabe, formular uma trégua provisória e fingir estar atendendo aos pedidos enquanto apenas enrolam as pessoas?

O único tipo de regime em que os políticos podem ter como plano de ação oprimir os cidadãos e tentar contornar a situação por conta própria são os regimes totalitários, ditatoriais. E a Primavera Árabe está aí para nos mostrar que mesmo esses governos tirânicos podem ser derrubados, então por que no Brasil seria mais difícil? Na democracia, é o governo que deve temer o povo, e não o contrário. Aliás, sabem o que aconteceu da última vez em que tantas pessoas se manifestaram no Brasil? Um presidente sofreu impeachment. Essa é a força do povo, não a subestime.

Contudo, as várias reclamações dos manifestantes vão muito além de transporte público, exigindo uma profunda reforma no país. Este pode ser um momento histórico importantíssimo no Brasil. Será que não vamos precisar de mais do que algumas passeatas para sermos plenamente atendidos? De fato, e aí entra outra fonte fundamental de protestos: a Copa do Mundo.

Seguindo o exemplo de Gandhi, há quem aposte no boicote como arma de protesto. Não gastaremos um centavo com o evento bilionário que usurpou recursos preciosos pertencentes a setores críticos do país e tentaremos impedir outras pessoas de fazê-lo. Por que só agora? Muito simples: para chamar a atenção do resto do mundo ao fato de que o Brasil não é só o país do futebol, nem a super potência econômica com crescimento acelerado propagada por aí. Temos dinheiro para suportar a Copa? Sim, o que não temos é o luxo de gastá-lo sob promessas vagas de empregabilidade (em grande parte temporária) e turismo.

Cadê o líder?


Em praticamente todas as revoluções até agora, sempre houve indivíduos ou grupos de destaque, com suas boas ideias, carisma e vontade de mudar as coisas. Pode-se argumentar que a falta de articulação apropriada dos protestos deve-se à falta de líderes, o que até pode ser verdade, mas de maneira alguma isso impede ou minimiza a ação.

Por que não podemos romper com paradigmas? Por que precisamos seguir alguém e assumir que suas ideias são superiores, glorificando-as em um coro unificado? Por que não podemos usar o poder da democracia e gerar ideias coletivamente, movimentos distintos com um bem comum, atuar em várias frentes? Pois é, novamente, a Primavera Árabe respondeu a todas essas perguntas com um retumbante grito de "Dane-se, cansamos de esperar por heróis".

O poder de comunicação proporcionado pela internet, sobretudo através das redes sociais, é tão grande que chega a formar um complexo organismo com vida própria. Usando seus tentáculos, a criatura é capaz de atacar de maneira sincronizada e muito mais eficiente do que um organismo simples ou um mero aglomerado de organismos. Qual é a natureza dessa criatura, o que ela está pensando? Ninguém sabe dizer, sua única intenção é destruir as barreiras que a cercam.

PS: Não estou dizendo que pleitos bem definidos não são necessários, por favor. Precisa haver articulação, o que não precisamos é de um super-herói.

E a polícia?


Mas e quanto ao vandalismo, devemos tolerá-lo? Já fiz um post discutindo isso, então vou resumir: não. Contudo, isso não valida, de forma alguma, a truculência de policiais contra manifestantes pacíficos e até mesmo pessoas que não têm nada a ver. Tratam-se de eventos isolados de grupos específicos e devem ser tratados como tal: ocorrências localizadas. Se um imbecil joga uma bomba contra os policiais, então prenda esse imbecil, não comece uma guerra desnecessária contra os demais. Não são uns poucos transgressores que vão invalidar o movimento inteiro.

Alguns bons links


A vontade louca de ver o Brasil se fuder cada vez mais - Post refutando alguns argumentos comuns que costumam surgir. O Sky me poupou um bom trabalho, porque eu me sentiria na obrigação de fazer esse post se já não estivesse escrito xD

A Polícia Está Errada! - Vídeo expondo o porquê de as ações violentas da polícia nos confrontos não serem justificáveis.

A revolução dos 20 Centavos: Da origem sociológica aos motivos de hoje - Uma excelente base teórica para entender a configuração da sociedade atual, a origem das revoltas e a necessidade de uma reforma política no Brasil.

Change Brazil - Bom vídeo de divulgação para informar estrangeiros (e, por que não, brasileiros que não estão a par da situação). #ChangeBrazil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário