13 de setembro de 2012

The Corridor - mais um indie de terror fresquinho

The Corridor - menu inicial

Amantes do terror, celebrem! O sucesso de Slender deu origem a uma verdadeira onda de games indie do gênero, alguns bastante promissores. Hoje, vamos dar uma olhada em The Corridor, um projeto bem interessante que promete dar um novo fôlego ao survival horror.

The Corridor é um projeto de survival horror desenvolvido pelo russo AI-exe, contando com uma versão beta disponibilizada em agosto deste ano. Apesar de o site do desenvolvedor e o menu estarem em russo, os textos no game em si são em inglês, então não precisa se preocupar — a não ser que você saiba russo e não inglês.

Qual é a trama do beta, afinal? É um tanto quanto difícil definir apenas pelo o que foi apresentado, mas o contexto é bem claro: você acorda em um quarto de hotel no meio da noite, com um pressentimento estranho, e se depara com um corredor enorme que não deveria estar ali.

Um corredor misterioso...

A partir daí... você deve ser capaz de adivinhar que as coisas não vão muito bem. E nem pense que o protagonista é munido com armas potentes ou habilidades sobrenaturais para detonar os monstros; nada disso. O jogador conta apenas com as teclas para andar, o mouse para controlar a visão do personagem, e muita coragem para explorar os cômodos desse macabro hotel.

A temática de hotel foi uma ótima escolha, conferindo uma atmosfera de mistério e apreensão. Afinal, o que é mais assustador do que acordar sob um teto desconhecido, cheio de câmaras, e totalmente desprovido de humanidade? Ah, inclua também alguns quadros extremamente perturbadores nas paredes e voilá: o clássico pesadelo infantil de ficar sozinho acaba de ganhar vida.

A Última Ceia... com um twist macabro

Falando em atmosfera, a trilha sonora parece ter sido escolhida a dedo. Há apenas uma música de fundo para a jogatina inteira, mas é bastante adequada: inicialmente, o som melancólico invoca um sentimento de mistério e solidão; eventualmente, a melodia começa a ser interrompida por pausas e sons bizarros, despertando a insegurança; ao final, restam apenas ruídos desesperadores.

Os gráficos são rudimentares, lembrando muito os clássicos de survival horror. Acredito que isso seja proposital, tanto para conferir um charme retrô, quanto como uma possível tentativa de trazer o gênero de volta às suas origens: suspense e trama envolvente acima de qualquer outra coisa. Você sequer pode morrer no beta, mas talvez seja um bug ou uma funcionalidade ainda não implementada.

Respiração

E agora chega a hora da verdade. The Corridor consegue utilizar todos esses elementos ao seu favor na hora de estabelecer um clima de horror e suspense? Na maior parte do tempo, sim, mas exibe vestígios de velhas táticas de sustos baratos. Pode ser questão de gosto, mas me impressiono muito mais com terror atmosférico e psicológico bem construído do que sustinhos aqui e ali - a não ser que sejam elaborados de formas mirabolantes, claro.

Se The Corridor vai cumprir sua promessa de reviver o survival horror, ainda é muito cedo para dizer, mas potencial certamente possui. Resta agora ao desenvolvedor utilizar o feedback dos jogadores a seu favor para elaborar um produto final de qualidade.


Esta foi minha recomendação de projeto de hoje. Ainda na vibe de terror indie, o próximo game deve ser Ib, um freeware também recente. E você, tem alguma recomendação?

2 comentários:

  1. A primeira impressão o jogo para ser bom. Acho que o survivor horror vem morrendo aos poucos. Estão apelando muito para ação ou para os sustos, enquanto o terror psicológico vai sendo deixado de lado. Torço por este jogo, com certeza será um dos que jogarei quando sair a versão final.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda parece haver espaço para terror psicológico, nem que seja nos indies, mas realmente não dá para esperar muita coisa das grandes produtoras. Se é necessariamente ruim eu não sei dizer, porque não acompanho muito os lançamentos de survival horror, só sei que a tendência é ter cada vez mais "hibridização" de gêneros.

      Excluir