27 de julho de 2012

Porque jogar: Ever 17 - The Out of Infinity


O que é

Ever 17 é uma visual novel, um gênero popular no Japão que já comentei em detalhes neste post, produzido pela empresa KID para PC, PS2 e Dreamcast e distribuída em inglês pela Hirameki International apenas para PC. Esta obra recebeu e ainda recebe uma aclamação muito grande dos fãs de visual novel, que a consideram uma das melhores do gênero — e pode me contar dentro deste grupo. Alguns até juram que é a melhor obra que já viram em qualquer mídia existente. Por que tudo isso? É o que veremos a seguir.


Ah, outro dado interessante: Kotaro Uchikochi, um dos roteiristas de Ever 17, também participou do desenvolvimento de 999 - Nine Hours, Nine Persons, Nine Doors. Se você gostou de um desses jogos, é bastante provável que goste do outro.



O que acontece

A trama segue as desventuras de um grupo de pessoas que se veem presas em um parque temático marinho, LeMU, a vários metros abaixo da superfície. Elas perdem todo o contato com o mundo externo, rotas de fuga estão fora de cogitação e a constante pressão da água sobre LeMU anuncia um fim trágico se nada for feito em breve.

A única solução é esperar por uma ajuda que parece nunca chegar...

Há dois protagonistas possíveis, cada qual com suas respectivas "rotas", que detalharei na próxima seção.

Takeshi


Takeshi é um protagonista bem típico de visual novels: um jovem estudante universitário que não é lá muito brilhante, mas compensa essa falha com um coração de ouro. Ele é geralmente otimista e disposto a se sacrificar por outros, tornando-o um personagem bastante carismático apesar de plano, sem muita complexidade.

Takeshi chega em LeMU com o objetivo de se divertir com um grupo de amigos, mas acaba se separando deles no meio da viagem e decide procurá-los. Nesse meio tempo, acaba se envolvendo no terrível acidente que ocorre.

"O Garoto"


O Garoto é quase uma antítese total ao Takeshi. Enigmático e inseguro, o Garoto recebe este apelido ("Shounen", no original) dos outros personagens devido ao fato de não ter memória e sequer lembrar-se do próprio nome. Ele é rodeado por conflitos, contradições e dúvidas, o que torna suas rotas bem interessantes e seu desenvolvimento como personagem é maior que o de Takeshi.

Mecânica


Quanto à mecânica, Ever 17 é uma visual novel convencional: o jogador passa a maior parte do tempo lendo, interagindo apenas na hora de fazer algumas escolhas que podem mudar os rumos do enredo. No total, há 5 rotas possíveis a serem seguidas, uma para cada garota. Além do mais, é necessário completar todas as 4 rotas primárias para habilitar a quinta e última rota, com o final verdadeiro do jogo.

É importante notar que Ever 17 é pesadamente focado nos personagens. Apesar de o mistério ser um elemento bastante presente, as rotas de modo geral dão atenção especial ao desenvolvimento das relações e psicológico dos personagens.

A obra depende muito das mecânicas características das visual novels, inclusive as rotas múltiplas, de modo que seria muito difícil adaptar para cinema, mangá, livro ou o que seja. É muito interessante como o enredo vai sendo revelado ao longo das rotas, de forma muito difícil de explicar sem soltar spoilers. O fato de ela usar o meio digital com tanta maestria para compor o grande mistério da trama é um dos principais motivos que a qualificam como uma das melhores visual novels.

Sora


Sora é uma engenheira de LeMU e basicamente a "cabeça" do grupo, extremamente profissional e (quase) sempre guiada pela razão acima de sentimentos pessoais. A rota dela é acessível pela perspectiva do Takeshi e é bem melancólica de modo geral, com um final de apertar o coração. É uma boa para quem gosta daqueles romances exagerados, histórias trágicas de amor impossível.

Tsugumi


À primeira vista, Tsugumi parece uma tsundere qualquer, aquelas que se fazem de duronas, mas se derretem pelo protagonista. Contudo, Tsugumi é provavelmente a personagem mais desenvolvida ao longo do jogo, então não se engane com as primeiras impressões. De personalidade forte, ela é capaz das ações mais improváveis e não se sente na obrigação de justificar nada a ninguém.  A história completa dela é muito boa e vale cada segundo, com várias surpresas no meio. Sua rota é vista pela perspectiva do Takeshi.

You


You é uma garota energética que todo time de sobrevivência precisa, sempre pronta para levantar os ânimos do pessoal. Mas por trás dos sorrisos há conflitos internos e um passado cheio de segredos que poucos conseguem enxergar. A rota dela, vista pela perspectiva do Garoto, traz alguns mistérios interessantes e desenvolve bem sua personagem, mas julgo ser a rota mais fraquinha.

Sara


Sara é uma amiga de You e igualmente energética. Ao contrário da maioria, sua rota não é marcada pelo romance, mas por laços familiares e várias revelações pertinentes ao Garoto. De modo geral é uma rota bem "heartwarming", ideal para derreter qualquer coração de gelo.

Coco


Coco é uma garota de 14 anos, cuja aparência indica uns 10 anos no máximo e idade mental não ultrapassando os 5 anos. Sim, é uma das gurias retardadas quase obrigatórias, mas só vendo para crer no grau de insanidade da menina. São ações que desafiam toda a fundação da lógica e bom senso, o que a torna um parque de diversões ambulante. Não é à toa que sua rota é a última, porque só assim você fica preparado para aguentar as revelações bombásticas e malucas sobre o enredo do jogo, quase tão inesperadas quanto a Coco. A rota é acessível tanto pela perspectiva do Takeshi quanto do Garoto.

Visual

O visual do jogo é agradável, sem dúvidas bem feito, mas nada muito surpreendente comparado a outras novels. Merecem destaque, contudo, certas transições entre cenas, efeitos de câmera e o CG, que dão um fôlego a mais muito bem vindo. O que é interessante mesmo é o trabalho meticuloso realizado em algumas cenas para enganar o jogador ou dar pistas sutis, o que acaba complementando os mistérios da trama.


Som

Ever 17 possui uma boa trilha sonora no geral, com algumas que enjoam com facilidade, outras muito marcantes. Destaque especial para a abertura do jogo, "LeMU ~Haruka na Lemuria Tairiku~".


A trilha é composta por Takeshi Abo, também envolvido na elaboração da trilha sonora de diversas outras visual novels como Steins;Gate, Chaos;Head e Remember 11.

Pontos positivos

  • Enredo envolvente com vários mistérios intrigantes e apresentando camadas de complexidade que são reveladas aos poucos.
  • Brilhante uso das mecânicas tradicionais de visual novels para formular boa parte dos mistérios do jogo.
  • Personagens carismáticos e muito bem desenvolvidos ao longo das rotas.
  • Linguagem fácil, acessível mesmo aos que não são muito fãs de literatura ou bons em inglês.
  • Boa mescla de drama, comédia, romance, ficção científica e mistério.
  • Reviravoltas e revelações sensacionais, todas muito bem construídas e exploradas no decorrer da última rota.
  • Alto fator replay: o jogador é motivado a completar o jogo várias vezes até obter a trama completa.

Pontos negativos

  • Algumas explicações científicas, ou ao menos com base em raciocínio científico, não são muito consistentes. Há inclusive aspectos e cenas bem irrealistas, mas é ficção, então dá para perdoar.
  • O início é bem lento e pode decepcionar aqueles mais interessados em mistério ou algo mais empolgante. E, de fato, há várias cenas dispensáveis.
  • É possível pular cenas já vistas, mas o sistema não é perfeito: há cenas com pouquíssima variação entre si, mas não são puláveis. Adicionalmente, seria melhor se as cenas fossem puladas instantaneamente, ao invés de só aceleradas. Isso é especialmente irritante na última rota e pode comprometer um pouco o fator replay. Por sorte, não acontece o tempo todo.

Procurando defeitos

  • A tradução tem alguns errinhos básicos, mas nada que prejudique a leitura.

Notas

Visual_________8,0/10

Enredo__________9,5/10

Som______________8,5/10

Mecânica____________9,5/10

Replay__________________9,5/10

Total______________________9,0/10

Obs: Não incluí "controles" por motivos óbvios... É só ficar clicando na tela ou apertando "Enter" para avançar.

O jogo em uma palavra...
Engenhoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário