21 de junho de 2012

Porque jogar: The Elders Scrolls V Skyrim


O que é

The Elders Scrolls V: Skyrim é um jogo de rpg desenvolvido pela Bethesda, quinto jogo da franquia. Skyrim claramente é um jogo de sucesso. Levou três prêmios no VGA (vídeo game awards) para a Bethesda, sendo eles jogo do ano, melhor rpg e estúdio do ano. Além destes, se tornou o único jogo ocidental a ganhar nota máxima na revista japonesa Famitsu. A aceitação dos gamers não poderia ser diferente, o jogo se tornou uma febre pop. Ele alcançou pontos onde o antecessor Oblivion nunca ousou alcançar, na verdade muitos dos fãs de Skyrim nem sabiam que o antecessor existia. Com a temática nórdica, abusando da fantasia como as lendas dos dragões, a verdade é que Skyrim é um dos melhores jogos de rpg/aventura que já existiram.


O que acontece

Skyrim se passa duzentos anos após Oblivion na província que dá nome ao jogo, no norte do mundo, Tamriel. Uma guerra civil eclode entre o império e os stormcloacks. O império cada vez mais cedem aos Thalmors e negam a cultura nórdica, ponto no qual os stormcloacks, nórdicos de sangue, defendem até a morte. No meio disso o protagonista é preso mesmo sem ligações com a guerra. Diante desta prisão um dragão aparece, depois de muito tempo desde o ultimo de que se tem notícia. Para ser mais preciso, os npc’s afirmam que dragões se tornaram lendas, mitos. Diante desta nova ameaça o protagonista descobre que é um Dragonborn, um homem capaz de absorver almas de dragões e usar seus poderes. 

É difícil traçar uma linha central do que acontece em Skyrim. Claro que existe a quest principal, porém é tamanho o número de quests que não dá para resumir a história do jogo. Este é o motivo pelo qual eu falo que ninguém zera Skyrim, não há como fazer 100% desse jogo. Mas ai aparece uma das várias qualidades do jogo, a liberdade de viver o personagem. Esta liberdade aproxima muito o game do rpg tradicional, já que você pode fazer a sua história e facilmente ela será diferente da de outro jogador.

Pode-se dizer que Skyrim é o jogo no qual você mata dragões, como pode-se dizer que você vive uma guerra civil, entra em um clã de guerreiros, de ladrões, de assassinos ou em uma escola de magia. Há muito o que fazer no jogo, a história de cada personagem depende do que cada jogador irá fazer.



Mecânica

Skyrim tem vários aspectos importantes a serem citados. Primeiro é a liberdade do jogo. O jogador tem liberdade para andar pelo mundo, para criar sua própria história dentro das quests do jogo, além de várias escolhas que o mesmo poderá fazer. Desde o começo do jogo você terá liberdade para fazer quase o que quiser. Pelo mundo existem cinco feudos (digamos assim) com suas capitais e vários vilarejos em seus territórios. Cada feudo possui suas próprias características como economia, religião, leis, lado em que esta na guerra, etc. Além destes, cada cidade há inúmeras quests específicas, além de outras comuns como as de bounty (recompensa). 

No começo do jogo você poderá construir seu personagem não só na aparência básica (cabelo, olhos, pele, etc), como poderá escolher uma entre dez raças sendo quatro humanas, quatro élficas e duas raças exóticas. Cada uma dentre estas possui habilidades e características diferentes, mas que não impedem em nada qualquer progressão do personagem. 

Na progressão do personagem, o jogador pode escolher 18 linhas de habilidades dentro de 3 segmentos que seriam: Magia, onde se encontram as habilidades alteração, conjuração, destruição, encanto, ilusão, restauração. Furtivo onde se encontram as habilidades alquimia, armadura leve, roubo, abrir fechaduras, furtividade e oratória. E o ultimo segmento seria combate, onde se encontram as habilidades ataque a distância, armadura pesada, arma de uma mão, arma de duas mãos, ferreiro. 

Existe nível de personagem e níveis de habilidades. Para o personagem subir de nível de habilidade ele terá que usar esta habilidade x vezes. Para subir de nível de personagem o mesmo terá que subir x habilidades. O nível traz poucas melhorias, como a escolha de aumentar 10 pontos em uma das três opções: vida, magia e stamina, e o ganho de um perk, ponto para comprar características das habilidades. Os verdadeiros benefícios são adquiridos com os níveis de habilidades ou sendo pelo valor do nível ou pela aquisição de uma característica na arvore de habilidades gastando um perk. 

Em Skyrim existe a possibilidade de criar suas próprias armas, armaduras e poções. Na maioria das vezes elas se tornam melhores do que as que são vendidas em mercadores comuns. Para que isso acontece existe um grande número de itens como matéria prima espalhados pelo mundo. Você pode tornar a busca e a manufatura das matérias primas um negócio rentável.

Outro ponto importante é o fato do personagem ser ambidestro, podendo customizar separadamente cada mão. Ele pode usar uma arma de duas mãos como pode usar uma arma na mão direita e uma magia na esquerda, ou uma magia na direita e outra magia diferente na esquerda. Isto possibilita diferentes táticas contra diferentes oponentes. 




Visual

O visual de Skyrim é de tirar o fôlego. O cenário é tão belo que parece uma pintura. Tanto que enquanto em Oblivion a paisagem era criada por um gerador, em Skyrim cada elemento foi feito a mão, ou seja, cada pedra, cada iten. Como é uma província do norte, o cenário é de um clima temperado, onde mais ao norte beira o gelo absoluto. Há muitas montanhas, mas há também pântanos, planícies, lagos, florestas, tundra, ou seja, é um cenário bem diversificado. 

A temática de fantasia medieval nórdica é bem representada. Os castelos dos Jarls são muito bem feitos e quando se apresentam em cabanas dão muito a ideia do que realmente seria a residência de um verdadeiro Jarl na nossa história. Outras construções seguem a própria história do mundo de The Elders Scrolls, como os Dwellers, uma raça extinta que seria mais avançada do que o resto do mundo. 

As criaturas também seguem bem a temática, como os lobos, trolls, gigantes, além dos lobisomens, vampiros e claro, os dragões. As batalhas com os dragões também é algo a parte, digno de um filme blockbuster.



Som


Este é um quesito que não tem como não elogiar. A trilha sonora de Skyrim é perfeita! Primeiro os efeitos sonoros são legais, isso também não pode deixar passar batido, mas as músicas... As músicas do jogo seguem bem a temática e dão um tom épico ao jogo, como por exemplo o tema principal “Sons of Skyrim” o qual é cantado por um coro de 30 pessoas na língua dos dragões. Além desta, existem outras músicas entoadas por bardos em tavernas como “The Dragonborn Comes” e “Age of Opression”, ambas excelentes! Vale muito a pena parar nas tavernas para escutar estas duas músicas. Nota, há duas versões de Age of Opression, uma cantada pelos imperiais e outra pelos stormcloacks.



Pontos positivos


  • A liberdade do jogo se assemelha muito a de um rpg tradicional, o que é muito bom para os fãs como para os que gostam de viver um game.
  • O jogo é incrivelmente grande. São tantas quests em um mundo tão grande que é muito difícil fazer tudo.
  • Os gráficos, cenário, música, tudo encaixa tornando este jogo uma boa representação do seu tema.
  • O game é incrivelmente imersivo. Uma vez que jogou, você ficará preso por muito tempo.



Pontos negativos


  • Existe uma grande quantidade de erros, principalmente na versão de pc.
  • Algumas quests poderiam ser melhor aproveitadas. As histórias acabam com um simples ponto final.
  • As vezes a IA (inteligência artificial) dá nos nervos.


Procurando defeitos


  • Chega a um determinado tempo em que começam a aparecer dragões direto, sem dar folga aos jogadores.


Notas

Visual_________10/10

Enredo__________10/10

Som______________10/10

Mecânica____________9,5/10

Controles______________10/10

Replay__________________10/10

Total______________________9,9


O jogo em uma palavra...
                                               Épico

Um comentário: