Na época dos arcades ou
dos primeiros videogames “caseiros”,
era jogar até zerar ou tentar começar mais na frente por meio de passwords. Quando The Legend of Zelda, em 1986, apresentou a opção de salvar o jogo, o mundo dos games virou
de cabeça para baixo. Era uma maravilha poder deixar seu jogo salvo para
continuar depois. Alguns jogos do Mario começaram
a vir com a opção, e os jogos da franquia Pokemon
e Donkey Kong já nasceram com essa
vantagem. Mas não era o suficiente, os
gamers precisavam de mais! Foi então que
surgiu o salvador da pátria e de milhares de horas de nossas vidas, o Memory Card!
Os neófitos de hoje talvez não sintam tanto a diferença
entre a mudança do Memory Card para
a Memória interna. Foi uma grande
evolução, é claro, mais ficou um vazio no mundo dos games quando o pobre memory
card foi aposentado. Eram vários modelos diferentes, blocos, megas, gigas, o
que importava era salvar! Mas sua memória não era infinita. Chegava uma hora
que enfrentávamos um dilema: Qual save
apagar?
Atualmente é difícil se deparar com esse dilema com a
novidade da memória interna. Em alguns casos raros, onde esta memória é
pequena, ainda encontramos este antigo drama.
Ter vários jogos para jogar, ter vários saves para guardar,
porque diacho era tão difícil deletar um save? Nós, gamers, como qualquer
jogador em qualquer jogo, somos movidos a recompensas. Antigamente esta recompensa era basicamente zerar, terminar um jogo. Talvez seja
porque os jogos antigos eram mais difíceis, porque eram limitados a esse
objetivo ou porque simplesmente este era o troféu que queríamos. Fato é que era
um dos maiores prazeres de um gamer dizer ao outro que zerou tal jogo. E a
prova viva de que tinha conseguido zerar tal jogo, era o save do mesmo, zerado
ou muito perto do fim.
Mais para frente foram surgindo outros troféus , como
personagens secretos, armas, mapas, cenários, roupas ou até finais
alternativos. Todos estes começaram a fazer parte de uma coleção pessoal de
troféus em cada memory card. E como toda peça de coleção para todo
colecionador, um save tem um valor indescritível. E na hora de desfazer de um
destes valorosos troféus é que começava o problema. Como poderia apagar o save
do Final Fantasy VII com o Cloud e
outros no nível 92, com omnislash, kinghts of round, chocobo dourado, entre outras coisas. Ou seria melhor deletar o
save de Legend f Legaia, um dos
jogos que mais encontrei dificuldades para zerar. São tantos exemplos...
Resumindo, este tipo de gamer, sempre foi um colecionador. Não bastava a diversão de jogar, de zerar o jogo, ele também gostava de manter os prêmios que conseguiu ao longo da dura estrada. Pensando nessa paixão pelos prêmios extras, Microsoft e Sony criaram respectivamente os achievements e os troféus. Agora além dos prêmios dentro de jogo há também estes que são os prêmios fora dele. Felizmente estes troféus não precisam ser deletados da memória física do videogame.
Não ter que deletar o game era o maior desejo dos gamer colecionadores. Porque ao ter que deletar um save para gravar outro, o gamer ficava entre a lâmina e a espada! Todos os troféus eram especiais, como todos os itens de sua coleção são especiais ao colecionador! Por isso, quando o dinheiro permitia, era um amontoado de memory cards. Pelo menos assim os troféus ficavam em seus devidos lugares!
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