8 de junho de 2011

Rock in Rio 2011 - Coldplay







No sábado, dia primeiro de outubro de 2011, a banda inglesa Coldplay subirá no palco do Rock in Rio como show principal e a convicção de que é uma das maiores bandas de rock da atualidade. Porém, por muitos ainda não é bem vista, ou não é tão conhecida. Fato que é inegável é a qualidade de suas música, já condecoradas com vários Grammy's. Porque então falta reconhecimento?
Ainda nos tempos da saudosa Rádio Cidade (a rádio rock), eu ouvi pela primeira vez a banda Coldplay. Como com os exemplos de outras bandas que falei, o som soou diferente para mim. Músicas mais lentas, mais trabalhadas, com grande foco no piano e na guitarra nua. Estas músicas bateram diferente na minha cabeça, dando mais sonoridade e sentido ao rock perdido que escutava. As letras também destoavam das simples rimas ou palavras desconexas da grande parte da massa de músicas que tocavam na época, o que aumentou muito mais a minha admiração. Grande parte do sentido das letras se segue por serem interpretações, reflexões e pela materialização dos sentimentos, pensamentos e ideais dos membros da banda. O som segue o rock alternativo, e em seus primeiros trabalhos, sua sonoridade foi comparada com bandas como Radiohead, Jeff Buckley, U2 ,Travis e Oasis.




O sucesso veio cedo, em seu primeiro álbum, Parachutes, a música Yellow destoava como grande ícone de febre dos anos 2000. Mas temos que voltar a origem... em 1996, por meio da universidade  University College London (UCL), Chris Martin e Jonny Buckland se conheciam. Juntos, em 96 mesmo, começavam a planejar uma banda, e começaram a se apresentar como Pectoralz. Guy Berryman, um outro amigo dos dois se juntou a dupla. Em 1997, o grupo, mudou seu nome para Starfish, recrutado o amigo de escola de Martin, Phil Harvey que mais a frente se tornou o empresário da banda, e Will Champion assumia a percussão. Assim, a única formação do Colplay estava de pé: Chris Martin (vocais, teclados, guitarra), Jon Buckland (guitarra), Guy Berryman (baixo) e Will Champion (bateria, vocal de apoio e outros instrumentos).

Entre Ep's sem sucesso, shows em pequenos clubes e contatos com algumas gravadoras e outros músicos, em 1999 eles começaram a trabalhar no álbum de estreia. Parachutes estrou na primeira posição na UK Albums Chart  de 2000.O álbum também foi indicado para um Mercury Music Prize em Setembro de 2000. Com o sucesso na Europa, eles alçaram vôo para a América, que mesmo tendo um processo lento, ganhou um duplo disco de Platina.O álbum foi extremamente bem recebido e ganhou o prêmio de Melhor Álbum de Música Alternativa no Grammy Awards de 2002.

Em 2003 sai um dos melhores e mais popular dos albúns do Coldplay, A Rush of Blood to the Head, das músicas In My Place, Clocks e a balada The Scientist. Na turnê do disco, eles passaram por cinco continentes venceu dois Grammy's: de Melhor Álbum de Música Alternativa em 2003 e Gravação do Ano com Clocks em 2004. Em dezembro de 2003, os leitores da Rolling Stone escolheram o Coldplay como o melhor artista e melhor banda do ano.

Em 2005 foi lançado o terceiro álbum, X&Y, da música Fix You e Speed of Sound. Ele se tornou o álbum mais vendido de 2005 com vendas mundiais de 8,3 milhões de cópias, estreou na posição um em 20 países em todo o mundo e foi o terceiro álbum mais vendido em menos tempo na história das paradas britânicas. Mesmo assim a reação da crítica de X&Y foi menos entusiasta do que seu antecessor, como "a banda mais insuportável da década".



Em 2008, já trabalhando no quarto álbum por dois anos, sai o quarto disco intitulado Viva la Vida. Este álbum já começou bem. Com uma bela jogada de marketing, eles liberaram o single Violet Hill durante uma semana para downloads no site oficial, o que deu no total dois milhões de downloads. Quando foi realmente liberada comercialmente, Violet Hill entrou no Top 10 do RU e no Top 40 dos EUA (entrando no Top 10 na Hot Modern Rock Tracks).A faixa-título, Viva la Vida, também foi lançado exclusivamente no iTunes. Tornou-se o primeiro número um da banda na Billboard Hot 100, e seu primeiro número um no RU, baseado em vendas download. Além de terem sidos elogiados pela BBC como: "um dos registros mais vendido da história no Reino Unido", eles alcançaram dois Q Awards de Melhor Álbum. No 51º Grammy Awards em fevereiro de 2009, Coldplay ganhou três Prêmios Grammy nas categorias Canção do Ano por "Viva la Vida", Melhor Álbum de Rock por Viva la Vida or Death and All His Friends, e Melhor Performance Vocal Pop por um Duo ou Grupo por "Viva la Vida"

Diante destas informações é obvio que a banda Coldplay tem talento e é reconhecida pelo mundo, ou pelo menos por grande parte dele, porém existe muita resistência. O estilo lento, com músicas mais melodiosas, os falsetes de Chris Martin, levou a banda o título de pop, fugindo do rock alternativo. Além deste título, outros como "músicas para dormir" e "mela cueca" também foram presentes na trajetória da banda.Mas o fato é que independente disso ela chegou ao patamar de uma das melhores bandas de rock do mundo, e agora, diante do palco do Rock in Rio, como banda principal do seu dia, irá enfim escrever em negrito seu nome na história!

2 comentários:

  1. Sou suspeita para falar , pois adoro Coldplay e espero que o show seja bom!

    ResponderExcluir
  2. Sou muito fã do Coldplay e sonho com este show faz tempo. Para mim, a banda está entre as 3 maiores revelações da última década, ao lado de "Kings Of Leon" e a já finada, porém já eternizada, "Audioslave".
    Sobre as críticas, só as inteligentes e bem fundamentadas devem ser consideradas, o que deixa a banda muito bem avaliada.
    Fico orgulhoso em pensar que um dia poderei dizer que curti Coldplay desde o primeiro single!
    Ahhh! Meu Rock In Rio Card já está confirmado para o show. Mais alguém aqui vai?

    ResponderExcluir