21 de maio de 2011

Rock in Rio 2011 - System of a down


Nos ultimos meses a banda System of a Down, ou SOAD, mostrou sua força no Brasil com a enquete do site oficial do Rock in Rio para escolhar as ultimas atrações do evento. Lutando com nada menos que Guns 'N' Roses, a banda recebeu recebeu 499 mil votos, ficando em primeiro lugar na escolha e deixando a banda de Axl Rose em segundo com 450.884 voto.Muitos ficaram surpresos com a quantidade de votos e fãs, mas para os que conhecem sabem que o System tem e pode muito mais.

Eu conheci a banda com o álbum toxicity. Meus olhos brilharam, ou diria meus ouvidos, ao ver uma mistura totalmente diferente do que tinha visto. Em meio as mesmices do final do século XX e inicio do século XXI, System apareceu com seu rock alternativo, muitas vezes chamado de New Metal. Essa mistura vem muito das suas inspirações, como: heavy metal, punk rock, jazz, fusion, música folk da Armênia, rock, rock clássico, blues e industrial. Os instrumentos também são o ponto forte da banda. Em suas musicas as vezes consegue-se escutar guitarra barítona, mandolins elétricos, cítaras, violões de doze cordas entre outros instrumentos asiáticos. Estes instrumentos mostram muito um detalhe da banda, a descendência de todos os integrentes, o sangue Armênico!


Todos os membros principais da banda tem origem armênica. Shavo Odadjan nasceu na Armênia. Serj tankian e John Dolmayan nasceram no Líbano, mas são descendentes diretos de armenos. Já Daron Malakian nasceu em solo americano. Também em comum, todos se encontraram nos Estados Unidos, por isso a banda é comumente chamada de armeno-americana. Um dos fatos que levaram alguns dos membros para os EUA foi a guerra civil do Líbano. O próprio John  tem uma história interessante de quando tinha 5 anos. Nesta época ele pediu para dormir no quarto dos pais com medo do tiroteio. Pouco tempo depois de sair, sua cama recebe um tiro onde ele estaria dormindo.

Voltando a banda, seu começo veio em 1992, quando Serj conheceu Daron. Com algumas conversas perceberam que tinham muito em comum, o que acabou fortalecendo a amizade. Uma dessas coisas em comum era o amor a música e a vontade de formar uma banda, dai nasceu a banda Soil, onde conheceram Shavo que se tornou o empresário da banda. A Soil não durou muito, um ano depois os outros dois integrantes Dave Hakopyan e Domingo Laranio a abandonaram dizendo que não iria a lugar nenhum ( deram mole ). Em 93/94 a banda Soil acabou de vez, em seu lugar veio o System of a Down, com o ex empresário Shavo trocando seu cargo pelo lugar de baixista da banda. O nome "System of a Down" surgiu de um poema feito por Daron chamado "Victims of the Down", mas Shavo mudou para "System" pois achou que daria mais impacto. De 95 a 97 a banda criou várias músicas independentes e várias fitas demos, tentando promover a banda e esperando algum contrato de alguma gravadora. Fazendo vários shows em bares neste tempo, o atual baterista Andy Khachaturian abandona os SOAD com uma lesão na mão sendo substituído por John Dolmayan, formando assim a formação atual e mais famosa da banda.

O sucesso começou a vir em 1998, com o álbum System of a down, onde os singles Sugar e Spiders. A banda começou a alavancar, abrindo shows do Slayers e Sepultura, depois fazendo tûrnes conjuntas com Incubus e Fear Factory. Mas foi em 2001 que a banda realmente estourou, com o álbum Toxicity!

O álbum estreou em primeiro lugar na Billboard e atingiu o topo das paradas no Canadá, inclusive na semana dos ataques de 11 de setembro de 2001. Permaneceu ainda assim no topo na semana dos ataques, embora sob fortes críticas políticas sobre o controverso single "Chop Suey!" que foi banido das rádios americanas devido à sua letra, pois tinha uma grande semelhança aos ataques que aconteceram. Porém, o video continuou passando na MTV, e se tornou um grande sucesso junto com a canção Toxicity. Mesmo com as polêmicas o disco concorreu ao grammy. Outra coisa interessante na carreira da banda foi o álbum "Steal this álbum!", que vazou antes de ser lançado, fazendo com que alterassem algumas músicas e o nome do álbum como protesto ao vazamento. O próprio cd parece um daqueles cd's virgens comuns com um escrito a caneta.
A banda já fazia muito sucesso, com duas indicações ao Grammy, uma por "Chop suey!" e uma por Aerials, porém sem faturar nenhuma das duas. Mas em 2006, com o álbum duplo Mezmerize e Hypnotize, "B.Y.O.B" (bring your own bombs) o prêmio de melhor single no Grammy. A música seguiu polêmica, como outras músicas da banda. Além do título direto, partes da música também vão direto ao ponto, como: "Why don't presidents fight the war?" que quer dizer "Por que os presidentes não lutam na guerra?", e também "Why do they always send the poor" que quer dizer "Por que eles sempre mandam os pobres?".
Com essa personalidade e musicalidade totalmente diferente, System já está marcada como uma banda única, para ser lembrada por todos os tempos. O próximo passo de sua história é agora, no Rock in Rio! Quem sabe não saia alguma música para o mensalão ou as obras atrasadas da copa e olimpíadas?

Um comentário:

  1. muito bom o texto ... realmente vai ser lembrada por todos os tempos.... não vejo a hora d ver soad esse ano ... rssrrsr ...

    paulo_bf

    ResponderExcluir