8 de agosto de 2012

Quando o nerd virou pop


Os nerds eram aqueles zoados nos colégios, perseguidos por causa dos seus gostos, seu modo de vida. Ser um nerd era tudo o que ninguém queria! E agora? Cada dia que passa mais e mais pessoas se chamam de nerds. Lojas se especializam no tema, programas são feitos para o público, toda uma industria gira em torno destes antes alvos de bullying! Será que o nerd virou pop?


Na origem da palavra, nerds eram as pessoas inteligentes. Em qualquer esteriótipo isto estará presente. Mas a partir de um certo ponto os nerds começaram a serem tachados de pessoas rejeitadas socialmente. Daí nasceu todo aquele esteriótipo de nerd solitário, com inaptidão aos esportes e até idade mental inferior a idade real, entre outros. A verdade é que nada disse define um verdadeiro nerd, como foi dito, são esteriótipos.


O nerd nunca necessariamente foi inteligente ou esperto, da mesma maneira que nunca necessariamente foi isolado socialmente. Porém, o nerd geralmente é fã de determinados seguimentos do entretenimento. Dentro destes podemos citar livros, games, card games, role playing games, filmes, hq's , mangás, animes, além de outros. Antigamente não haviam muitos videogames, nem muitas eram as pessoas que os possuíam. Seria coincidência o aumento na industria dos games com a popularização do nerd?


O principal motivo do aumento do número de nerds sem dúvida é o aumento do acesso aos tipos de entretenimento típicos dos nerds. O baixo custo e o aumento da renda média também ajudaram a diminuir a distância entre o nerd e o seu objeto de desejo. Seguindo por exemplo a industria dos video games, cada dia vemos mais recordes de vendas sendo batidos. Se quisermos falar de cinema, Os Vingadores foi um tremendo sucesso, mas se fosse lançado nos anos 90 provavelmente não teria a mesma força. Claro que o público do filme não foi exclusivamente nerd, mas a maior parte com certeza! E se olharmos bem, os maiores lançamentos do cinema dos últimos tempos estão dentro do universo nerd.


Outra ferramenta fundamental para a popularização do nerd foi a internet. Se o nerd não era muito popular no "mundo real", na rede eles eram mais populares. A pedra fundamental desta aceitação se deve ao fato deles terem mais conhecimento dessa nova ferramenta enquanto os outros pouco sabiam. Um outro motivo muito forte foi poder juntar todos estes nerds que eram "rejeitados" por alguma parte da sociedade em grupos, tais como fóruns, sites de relacionamento ou até na criação de sites e blogs com conteúdo voltado a este nicho.


Vamos falar do que hoje é popular. Games são populares, tais como são os filmes, os quadrinhos, como são quase todas as coisas dos quais os nerds gostam. Hoje um gamer não é o que antes chamávamos de nerds, não é? Há cada brutamontes que preferem a força ao intelecto jogando jogos como God Of War, Call of Duty ou Moral Kombat. No extremo oposto temos aquela patricinha que joga The Sims ou Dance Central. Os games, algo que antes era coisa de nerd, expandiu seus horizontes e alcançou outros nichos, outras tribos. Não só os games expandiram seus horizontes, como outras formas de entretenimento. Mas como essas pessoas que desprezavam os nerds adquiriram gostos semelhantes?




A resposta é o principal fator na minha opinião da popularização do nerd, a busca incansável pelo fantástico, pelo sonho! Você consegue ver alguma semelhança entre os filmes Avatar e Os Vingadores? Ou entre as sagas literárias O Senhor dos Anéis ou Harry Potter? Eu te digo, o universo fantástico! O ser humano em geral busca fugir do mundo normal, fugir da rotina, busca ser alguém importante, busca um mundo fantástico! Os nerds faziam isso desde o começo. O rpg por exemplo, é uma bela ferramenta para isso, mas também são os games, livros, quadrinhos, filmes. Aquele jovem nerd queria ser um herói, um guerreiro, um mago, como todos também querem. O problema é que antigamente isso não era bem visto. Porém, agora parece que não há tanto medo com essa necessidade do fantástico, de uma outra realidade. Sendo assim, a busca por grandes aventuras aumentou consideravelmente! Tudo que é fantástico tem feito mais sucesso do que aquele que aborda a realidade.


E seguindo esta trilha, o nerd antes odiado se tornou hoje alguém igual a todos. Ou melhor, quase todos se tornaram nerds, nem que seja um pouquinho. E neste mundo, agora é algo que é visto com orgulho ao ponto de vestir uma camiseta e mostrar de peito aberto a todos "eu sou nerd"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário