31 de julho de 2012

Porque ler: 13 Club


O que você faria se pudesse ver o futuro? E se tivesse o poder de julgar pessoas, anonimamente e sem ter que dar satisfações a ninguém? E se pudesse ficar imaginavelmente rico através do sacrifício de um ente querido? Conheça o 13 Club, um local exclusivo que reúne as mais fantásticas histórias sobre o ser humano e seus desejos.

13 Club é um mangá seinen  voltado ao público masculino adulto  escrito por Shihira Tatsuya e publicado na revista Ultra Jump. Por ser uma série bem desconhecida, eu não consegui localizar uma fonte confiável indicando se foi cancelada em algum ponto ou ainda está sendo publicada, mas pelo menos até o momento foram lançados dois volumes.

Enfim, vamos à trama. Um misterioso homem de apelido "Kudan" é o organizador de um espaço virtual underground chamado 13 Club, no qual são publicadas diversas histórias curiosas, bizarras e fora do cotidiano de modo geral.

Quase todas as histórias têm algum elemento sobrenatural que traz consequências inevitavelmente trágicas aos envolvidos. Mas os tópicos centrais são o poder, ou a busca pelo poder, e o desejo: o desejo de viver, de fama, de riqueza, de superioridade...

A questão é: até onde você chegaria para satisfazer seus desejos?

O auge da série é o arco "Investigação", que mistura com maestria o sobrenatural, o mistério e o bom e velho suspense policial, tudo isso sem deixar de lado as considerações psicológicas e filosóficas sobre a natureza humana. Lembra em alguns aspectos a série Ghost in the Shell, que já recomendei neste post sobre animes de ficção científica, mesmo com temáticas completamente diferentes.

Se você gosta de tramas inteligentes e provocativas, então 13 Club é a escolha certa. Com traços muito bons e enredo envolvente, esta é uma daquelas séries que prendem o leitor e não o largam até o fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário