6 de maio de 2012

Os Vingadores: O porque de tanto sucesso



  Muito já era esperado do filme Os Vingadores. Mas apesar disso, havia um medo, um receio de que todas as expectativas fossem por água abaixo e que o filme se mostrasse um grande fiasco! Graças aos deuses de Asgard isso não aconteceu, pelo contrário, o filme foi um grandioso sucesso. Até agora estou babando ao lembrar do mesmo. Mas me peguei perguntando, qual é a formula do sucesso de Os Vingadores?

  O primeiro passo para deixar o filme marcado na história foi a iniciativa de criar filmes separados dos super heróis do grupo e neles ir introduzindo a história. Você se lembra?

  Tudo começou com o primeiro filme do Homem de Ferro em 2008. Na cena pós créditos, Nick Fury aparece para Tony Stark e fala sobre a S.H.I.E.L.D. e a Iniciativa Vingadores.

  No mesmo ano saia o novo filme do Hulk, intitulado O incrível Hulk. Filme com cenas no Brasil e Edward Norton no papel principal. Também no final do filme, como no anterior, Tony Stark aparece para o Comandante Ross e fala sobre os vingadores.

  Homem de Ferro 2 aninhou a S.H.I.E.L.D. a sua história. Fury e a Viúva Negra foram presentes em grande parte do filme. E na cena pós créditos foi mostrado o martelo do Thor, o Mjolnir,  preso no Novo México. Também há um Easter Egg com o escudo do Capitão América em uma cena do filme.

  Thor veio em março de 2011, com ele grande parte da trama para o filme dos vingadores. Neste são apresentados Loki, o Gavião Arqueiro e a S.H.I.E.L.D em potencial. Na cena pós créditos, Fury leva o cientista Selvig para uma instalação da S.H.I.E.L.D. onde lhe é mostrado um objeto misterioso. Loki invisível aos outros comanda Selvig para que ele trabalhe com o objeto.

  Fechando o caixão, Capitão América: O primeiro vingador sai em julho de 2011, com os ultimos detalhes para o inicio do filme dos vingadores. Nele é apresentado o Tesseract, objeto de poder usado no filme dos vingadores. Também é colocado na trama o pai de Tony Stark, Howard Stark, entrelaçando este filme com o do Homem de Ferro. Na cena pós créditos, Fury aparece e propõe a Rogers a iniciativa vingadores.

  Toda essa preparação foi fundamental para o sucesso do filme, mas não é só por isso que foi magnífico!


   Os Vingadores provou que é possível sim criar um mega produção de super heróis. Que se fizer corretamente, esta pode ser memorável, inesquecível! Os vingadores fez tudo o que X-men não fez em nenhum de seus filmes. Mostraram bem todos os heróis, deram importância a todos, soube explorar bem as qualidades, defeitos e personalidade de todos além de mostrar que um embate de um grupo de heróis envolve o mundo! 

  Não há um protagonista solitário neste filme, todos são protagonistas! Até o antagonista Loki tem uma tremenda importância. Por mais que um personagem fale mais em um ponto, acredite, todos são equivalentes. Nas lutas, há equilibro, tanto na demonstração das habilidades de cada um, quanto na quantidade de vezes que este aparece lutando. Uma grande parte do filme é dedicada somente para mostrar como estes heróis lidam entre si. Há vários embates, discussões, choques de personalidades, etc. Como combinar o Homem de Ferro com o Capitão América? Sabemos que eles podem trabalhar juntos, mas no começo a o choque natural pela tamanha diferença entre os dois. E o Hulk com sua raiva incontrolável? Bem, esta continua sendo assim e traz alguns problemas. E no fim, vemos que há pessoas envolvidas, há morte, a um mundo ao redor destes heróis. Não são lutas isoladas, seres intocados, excluídos do mundo. Há o dever comum a todo herói, que é salvar e proteger a humanidade.

  No aspecto técnico também só vi maravilhas. Não posso avaliar tudo pelo fato de não saber tudo, mas gostei muito dos efeitos visuais e especiais. A trilha sonora é boa, as cenas de ação são bem feitas, bem tramadas. Comprei todas as brigas, não teve nenhuma que eu disse que parecia ser falsa. O cenário também é demais. As instalações da S.H.I.E.L.D. são muito legais, Nova York ficou muito bem, o que é mérito também da fotografia. Alguns tinham reclamado do uniforme do Capitão América, mas sinceramente, eu achei que ficou legal.

  Nesta minha modesta opinião, Os Vingadores é o melhor filme de heróis já feito. Ganha meu 10 com grande emoção. E mostra para todos, que possível criar um ótimo filme de super heróis!


3 comentários:

  1. Concordo com vc,de longe esse é o melhor filme de heróis ja produzido,fico me imaginando se esta película fosse dirigida pelo jonh woo,nossa seria fantastico,pra quem ainda não assistiu só tenho uma coisa a dizer,o que vcs estão esperando?

    ResponderExcluir
  2. aDOREI SEU ARTIGO DE OPINIÃO. aMO OS VINGADORES!!!!!! Parabéénnsss!!

    ResponderExcluir
  3. os vingadores é realmente extraordinario...muito top....

    ResponderExcluir