17 de abril de 2012

Porque jogar: Fable III



O que é...
Fable III é um jogo de rpg e aventura, conhecido pela mecânica maleável, o jogo é exclusivo da “linha” Microsoft, Xbox e Windows. Desenvolvido pela Lionhead Studios, o jogo segue a linha criativa de seus antecessores, Fable para PC e Fable II para Xbox 360. Apesar das mudanças em relação aos jogos anteriores terem sido bem sucedidas, no geral ainda se pode resumir o jogo como resumiríamos os outros. Fable III é um conto de fadas, uma história de heróis como as que contamos as crianças. O gráfico, o som, a história, tudo, nós leva a viver e comprar esta ideia e história de herói. Um ponto forte são as variadas possibilidades desde as que influenciam na história, como as que são apenas para o deleite do jogador, como exemplo as possibilidades de ser bom ou mau, ou as diversas roupas, a possibilidade de casar e ter filhos ou de ser um homem de negócios.



O que acontece...
Fable III se passa 50 anos depois de Fable II, em uma Albion entrando na era industrial. O (a) antigo Rei (rainha) que foi o personagem principal do jogo antecessor morre e deixa o lugar o trono ao seu irmão mais velho Logan. Nos quatro anos de reinado, Logan se tornou um verdadeiro tirano. Diante disso, você, guiado por npc’s, começa investigar rapidamente as acusações contra seu irmão. E logo no inicio, para diante de um execução sem sentido, o que é um gatilho para a sua fuga do castelo, junto com seu mestre Sir Walter e seu mordomo fiel Jasper. Na fuga, é revelado que o protagonista carrega o sangue dos heróis de Albion, e lhe é revelado por Theresa, uma personagem recorrente da série, que você deve trilhar um caminho árduo a procura de aliados para conseguir reivindicar o trono de seu irmão. Mas ao que aparenta ser a história principal, tentar ganhar o trono e livrar o reino de um tirano, se mostra um pedaço da verdade. Logan tem segredos e eles cairão sobre as costas do protagonista assim que se tornar rei (rainha). Tendo que tomar decisões difíceis e escolher se será um bom monarca ou um terrível tirano.



Mecânica...
Nesta se encontram os melhores aspectos de Fable III. A mecânica do jogo claramente é o aprimoramento da mecânica dos antecessores. O combate segue bastante parecido, com as três linhas: armas de combate corpo a corpo, armas de combate a distância e magia. A esquiva continua sendo muito importante tal como a leitura do inimigo para construir a tática de combate. Os golpes que finalizam são bem legais, com efeitos slow motion e ângulos diferentes.
Na parte fora do combate, a melhora é mais evidente. Começando pelo mundo que é maior e interage melhor com o personagem. Além disto, a temática de revolução industrial ficou bem feita, com vários aspectos bem representados na história. Na herança de Fable II, um dos ícones desta era industrial são as armas de fogo, os revolver e os rifles. Mas não são só as armas, muito foi herdado do antecessor. Você também possui um cachorro que lhe auxilia, nas conversas em um estilo cut scene pode-se escolher as opções de expressões, os empregos, a possibilidade de comprar casas, entre outras. Na verdade, vendo essas comparações, Fable III parece simplesmente uma expansão de Fable II. Não há muitas inovações, pelo menos não evidentes.
Mas como Fable II é exclusivo de Xbox 360, estes avanços em relação à Fable: The Lost Chapters se mostram inovadoras no III. Sendo assim, para quem jogou somente o Fable I, o III é incrível. Já para quem jogou o II, o três pode parecer apenas uma história diferente.


Visual...
No que diz respeito a gráfico, Fable III vai bem. Não que os gráficos sejam os melhores e mais avançados, na verdade estão distantes disso. Eles não deixam a desejar, são simples e bonitos, mas o que realmente nos gráficos é o fato destes encaixarem bem na temática. No geral parece um desenho animado, o que vai bem com a ideia de história de heróis como as que vemos quando crianças.
No que se trata de cenário em geral, o jogo segue bem a linha de pensamento. Ele é bem centrado na revolução industrial, mas nas partes que não estão ligadas a isto, são bem representadas pelas suas características. No geral são simples e bonitos. As roupas também são bem feitas. Não há nada de extravagante, no máximo um pouco diferente, mas não destoam muito.


Som...
No quesito som Fable III não deixa a desejar, porém não é magnífico. A trilha sonora é bem feita, mas não enche os olhos. Pelo menos, ela não enjoa com músicas repetitivas em tons exagerados e agoniantes. A trilha por sinal é de Russel Shaw que participou dos outros jogos da série, o que não tira o som dos trilhos. Mas é claro que a música tema e a trilha do primeiro jogo feita por Danny Elfman era de maior beleza e peso.



Pontos positivos...

- A gama de possibilidades ainda é o ponto forte de Fable. Elas são cruciais para que o jogador não enjoe do jogo.
- Além da quantidade de coisas que se pode fazer, suas escolhas, em grande parte, não são apenas para efeito. Suas escolhas podem afetar o mundo a sua volta.
- As combinações de gráficos, enredo e som encaixam muito bem na ideia de uma história de heróis.
- Um grande número de quests foi um ponto positivo bem vindo, ainda mais se compararmos ao baixíssimo número do primeiro jogo da franquia.









Pontos negativos...



- O excesso de lutas já é um problema em qualquer jogo, em Fable III ele é pior já que sempre há um enorme número de inimigos juntos. É bastante complicado lutar com vários oponentes ao mesmo tempo, mesmo com ataques em área.
- O pequeno número de magias desanima comparado ao número de magias de Fable I. Se você é do tipo que prefere ser o mago, terá que se contentar em se restringir.





Procurando defeitos...
- Eu gostava de ter as expressões separadas no Fable I, para poder utiliza-las para socializar com as pessoas. No Fable III você tem que se acostumar em dançar com todos, entre outros.
- O vilão final ficou muito bem no enredo, mas... deixou a desejar na dificuldade. Ele é mais fácil que muitos inimigos normais do jogo.

Notas...

Visual_________9/10

Enredo__________9/10

Som______________8/10

Mecânica____________10/10

Controles_____________8/10

Replay________________8/10

Total__________________8,6/10

O jogo em uma palavra...
Heróico

Um comentário:

  1. Tenho interesse em conhecer a série Fable algum dia, sempre ouço bons comentários por aí. Pena que o Fable III provavelmente não roda no meu PC... Enfim, ótima resenha.

    ResponderExcluir