8 de julho de 2011

Porque ler: O Caso dos Dez Negrinhos


O Caso dos Dez Negrinhos é umas das mais importantes obras da escritora inglesa Agatha Christie. Conhecida como Duquesa da Morte, Rainha do Crime, Rainha do Suspense, dentre outros títulos, seus livros sempre tiveram o suspense e o mistério como o principal eixo de criação. Este livro em especial não é diferente, talvez seja até mais misterioso que outros também por ela escritos. A qualidade do livro pode ser comparada com os títulos de o livro mais vendido da autora e de um dos 100 best sellers de todos os tempos com mais de 100 milhões de cópias vendidas. Também como prova de qualidade, diversas vezes adaptaram a obra para o cinema e tv. Os próprios games já receberam uma adaptação. Além disso, é inegável que O Caso dos Dez Negrinhos influenciou muitos roteiristas e escritores atuais, como exemplo recente temos a série Harper's Island que seguiu bem os seus passos.

Seguindo a linha dos livros de Agatha Christie, a leitura é simples, com uma linguagem muito fácil de entender. Isto faz com que como quase todos seus livros, este também seja para todas as idades. Talvez a maior diferença deste livro com alguns outros da autora, é a facilidade com a que brinca com o mistério. No próprio livro, os personagens julgam os acontecimentos como brincadeira. Esta percepção de brincadeira segue muito o ponto chave do livro, que como título" O Caso dos Dez Negrinhos", gira em  volta de uma rima infantil, beirando sutilmente o sarcasmo. Enquanto trunfo é uma faca de dois dois gumes a uns devido ao fato dos assassinatos seguirem as rimas, para mim é o ponto em que a própria autoura e seus personagens nos pregam uma peça. Ao misturar personagens com defeitos, qualidades, pensamentos, sensibilidades diferentes, ela consegue criar um choque entre diferentes visões de moral. Essa questão de de lidar com moral faz com que não haja em si um único culpado, mesmo que o leitor tenha mais simpatia por um em específico. Outro ponto que deixa o livro mais interessante é o fato da visão do leitor mudar de ângulo o tempo todo com a troca de personagens a serem o ponto de foco do narrador através dos capítulos.  Com isso somos apresentados constantemente a acontecimentos que nos colocam dúvidas a respeito de uns e certezas a respeito de outros. No fim, as voltas nos fazem perceber que na maioria do tempo não tivemos certeza do que pensávamos, como deve ser um verdadeiro mistério.


O tema central envolve um mistério onde o leitor está sempre a prova. Oito pessoas são convidadas a uma ilha de maneiras diferentes, a maioria por um nome comum, o casal U. N. Owen. Ao chegar na ilha, que tem como única forma de acesso um pequeno barco e um barqueiro, não encontram este tal casal de anfitriões, encontrando somente o casal de mordomos idosos. Em vários cantos da casa o "Conto dos Dez Negrinhos", que diz:
Dez negrinhos vão jantar enquanto não chove;
Um deles se engasgou e então ficaram nove.
Nove negrinhos sem dormir: não é biscoito!
Um deles cai no sono, e então ficaram oito.
Oito negrinhos vão a Devon em charrete;
Um não quis mais voltar, e então ficaram sete.
Sete negrinhos vão rachar lenha, mas eis
Que um deles se corta, e então ficaram seis.
Seis negrinhos de uma colmeia fazem brinco;
A um pica uma abelha, e então ficaram cinco.
Cinco negrinhos no foro, a tomar os ares;
Um ali foi julgado, e então ficaram dois pares.
Quatro negrinhos no mar; a um tragou de vez
O arenque defumado, e então ficaram três.
Três negrinhos passeando no zoo. E depois?.
O urso abraçou um, e então ficaram dois.
Dois negrinhos brincando ao sol, sem medo algum;
Um deles se queimou, e então ficou só um.
Um negrinho aqui está a sós, apenas um;
Ele então se enforcou, e não sobrou nenhum.
Quando todos estão reunidos na sala de jantar, um gramofone toca anunciando que todos são culpados. Enquanto se distraem com o choque de ter seus segredos revelados e de descobrirem que estão isolados em uma ilha repleto de "criminosos", um deles morre engasgado. A chuva os impede de partir, vendo que não há ninguém na ilha além dos dez, eis o mistério, quem entre eles é o assassino?

5 comentários:

  1. Nunca, jamais, em hipótese alguma corram o risco de ler a última frase da última página deste livro, antes do final! Recomendo, inclusive, arrancá-la e lê-la, apenas, após o restante...

    ResponderExcluir
  2. Realmente, não leiam as últimas páginas!!!! Ou todo o trabalho da Agatha Christie será em vão !

    ResponderExcluir
  3. Ñ tentem ver o número de páginas, sériooo!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir