5 de maio de 2011

Basquetebol



Como Estudante de Ed. Física, eu não poderia deixar de falar sobre esportes, então, ta ai o primeiro post da serie esportes.Começando por um esporte que eu gosto muito:
O Basquetebol

O basquetebol ou só basquete é um desporto coletivo inventado em 1891, pelo professor de Educação Física canadense James Naismith.
É jogado por duas equipes de 5 jogadores(fora os reservas), que têm por objetivo passar a bola por dentro de um cesto colocado nas extremidades da quadra, seja num ginásio ou ao ar livre.
O nome vem do inglês basketball, que significa literalmente "bola na cesta". É um dos desportos mais populares do mundo.
Os aros que formam os cestos são colocados a uma altura de 3 metros e 5 centímetros. Os jogadores podem caminhar no campo desde que driblem (Vulgo Kickar a bola) a cada passo dado. Também é possível executar um passe, ou seja, atirar a bola em direção a um companheiro de equipe.
Uma equipe pontua fazendo arremessos comuns e lances livres. Um arremesso comum pode ser tentado de qualquer lugar enquanto o relógio do jogo estiver correndo e vale 2 pontos se marcado dentro da linha de 3 pontos. Os arremessos feitos atrás dessa linha contam 3 po Lances livres valem 1 ponto cada e são feitos como uma penalidade após determinadas faltas. Um jogador tenta um lance livre de trás da linha de arremesso livre e dentro do círculo demarcado para tal.
Ganha a equipe que marcar mais pontos, não existe empate caso haja, haverá um tempo extra (5 min) para o desempate.

O que gosto no Basquete
Três cestas de diferença não “mata o jogo”, o jogo é dinâmico não se pode ficar de enrolação pra ganhar muito tempo pois só tem 24 seg para tentar a cesta, todos devem atacar e defender, um time pode passar o jogo inteiro na frente do placar e perder o jogo, tem que ser inteligente pra jogar( saber quando tentar uma cesta de 3 ou de 2 pts, cometer uma falta, pular para o rebote)
Um esporte que pode ser decidido em uma fração de segundo, e, além disso, nunca terminam empatado, o que dá ainda mais emoção.


Pra que nunca jogou ou assistiu fica a dica, Pra quem já joga ou assiste deixe seu relato. Só não esqueçam de comentar.

10 comentários:

  1. O Basqete só é conhecido porqee os americanos fizeram a popularidade.
    Particulamente não gosto, não é esporte pra mim vs correr e tentar acertar uma sexta.
    Comentei e segui.
    Retribui ? http://sentimentares.blogspot.com/2011/05/medo-enfim-acabou.html#comments
    Participa da comu pf; http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=113147794

    ResponderExcluir
  2. Basket é muito bom jogo na posição 2( pra quem entende) aqui na minha escola, venho acompanhando a NBA acho que o Lakers esse ano perde.

    muito bom seu blog, Parabéns

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto! Acho um esporte muito dinamico onde todos fazem a diferença! É um esporta bem mais agitado que o futebol por exemplo. Também é bem mais tático, já que a toda hora tem mexidas táticas e no futebol apesar de todos falarem os tecnicos na maioria das vezes só escalam o time.

    ResponderExcluir
  4. cara, basquete na tv dá sono, já pratiquei por um ano, mas, nao passou de um hobby.
    (:

    ResponderExcluir
  5. Cara acho muito, muito cansativo mesmo. Joguei duas vezes p/ nunca mais, cansa duas vezes mais que futsal, poxa quando acabou tava morto. rsrsrs

    Mas pra quem curti, aproveita que é divertido pacas. ;D

    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. joguei só na aula e educação fisica, na escola, depois nunca mais, não achei cansativo não. gostei muito pena que não tive mais oportunidades de jogar. não é um esporte muito praticado no Brasil.

    ResponderExcluir
  7. vlw pelas informações, basquete é maneiro...

    ResponderExcluir
  8. cara eu passei a me interessar mais por basquete depois que a argentina foi campea olimpica....
    legal demais. seguindo...

    ResponderExcluir
  9. muiot legal..
    eu era doida p ser jogadora d ebasquete quando nova..

    abraços..

    se puder faça-me uma visita

    http://papiando-adoidado.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Cara eu estudo Educação física me identifiquei muito com o seu blog e seus gostos,parabéns.
    Estou te seguindo
    Abraço

    ResponderExcluir