15 de abril de 2011

Magic the Gathering: Regras Básicas

Aproveitando o podcast#10 sobre Magic the Gathering, eu resolvi explicar melhor as regras e o universo de Magic. Começando com um guia básico para você que quer começar a jogar, ou pelo menos conversar com alguém que joga Magic. Se você não ouviu o ipiradoscast#10 - Magic the Gathering e se interessar pelo jogo, eu recomendo escutá-lo.

O conteúdo desse post foi retirado principalmente do site oficial do Magic: www.wizards.com/magic

Em Magic, você faz o papel de um planeswalker (também chamado de planinauta) — um poderoso mago que luta contra outros planeswalkers por glória, conhecimento e conquistas. Para isso, você conta com seu deck de cards, que representa todas as armas de seu arsenal. Ele contém as mágicas que você conhece e as criaturas que você pode invocar para lutar por você.
O melhor em um jogo de estampas ilustradas são as constantes mudanças que ele sofre. Você cria e constrói seus próprios decks exclusivos e cada jogo de Magic que disputa é diferente. Novas expansões de Magic são lançadas algumas vezes ao ano e cada uma delas traz novas maneiras de surpreender e derrotar seus oponentes.
Os jogadores de Magic criam seus próprios decks, selecionando os cards que correspondem melhor ao seu estilo e estratégia de jogo pessoais. A construção de um deck geralmente procura tirar vantagem dos poderes inerentes a cada uma das cinco cores de mana de Magic.


Branco: a cor da justiça
Os conjuradores brancos usam táticas de alto nível, criaturas eficientes e o poder do bem contra seus inimigos.

Azul: a cor da sabedoria
Os magos azuis usam sua sabedoria superior para ganhar o controle da batalha, obtendo lentamente a vantagem no jogo.

Preto: a cor da ambição
Os feiticeiros pretos estão dispostos a qualquer coisa para vencer a batalha, mesmo que isso signifique sacrificar tudo.

Vermelho: a cor do caos
Os bruxos vermelhos tentam vencer da forma mais rápida e dramática possível, estraçalhando e queimando tudo que esteja no seu caminho para a vitória rápida.

Verde: a cor da natureza
Os xamãs verdes vencem os duelos através da força bruta da Mãe Natureza, invocando criaturas gigantes para esmagar seus inimigos.

Algumas pessoas jogam Magic apenas por diversão, criando excelentes decks temáticos ou combinações divertidas de cards para jogar com os amigos. Para outros jogadores, Magic é um jogo de habilidades altamente competitivo, com premiações de centenas de milhares de dólares em torneios profissionais. Mas para outros ainda, Magic significa colecionar e trocar cards com estampas originais de tirar o fôlego, criadas pelos melhores artistas de fantasia da atualidade.
Pro post não ficar muito grande eu vou parar por aqui, mas no próximo eu explico cada tipo de carta e o custo. E pra você que já joga um tempo e não acha que tem mais nada pra aprender eu ainda vou postar regras avançadas como por exemplo de planinautas e esquemas.

Um comentário:

  1. Muito interessante, principalmente para os que não conhecem Magic. Para quem gostou desta postagem escute também o podcast sobre Magic!

    ResponderExcluir