11 de junho de 2012

Nunca julgue um filme pela capa


Se lembra daquele velho ditado "nunca julgue um livro pela capa"? Escutamos isso mais vezes do que imaginamos na vida, mas na hora de botar em prática esquecemos dele. O ditado serve para tudo, mas hoje vejo que ele caiu muito bem para os filmes. Vai dizer que você nunca olhou para um teaser de um filme e pensou que este seria uma grande merda? Este pré conceito é um grande problema, afinal pode-se perder algo muito bom julgando este antes de tomar conhecimento.

Bom, no meu caso isso veio uma vez com o filme Três vezes amor. Quando me falaram que era bom eu  simplesmente zombei, quando me pediram para escolher entre este e outro, escolhi o outro. Falei aquele discurso repetitivo de que as comédias românticas são todas iguais e etc. Mas ai eu fui vendo, o tempo foi passando e de repente o filme acabou em uma grande surpresa. O filme é muito bom! Ele é tão emocionante que meus olhos ficaram até marejados no fim. Ao contrário do que disse, ele não era tão igual a todas as comédias românticas, apesar de ainda assim ter alguns destes clichês como o de sempre terminar tudo bem. O filme pode não ser o melhor que vi, mas o que me surpreendeu foi que o filme realmente conseguiu passar o que queria, conseguiu me tocar de alguma maneira, mesmo eu que antes o criticara. Ou seja, foi uma grata surpresa.


Claro que esta não foi a primeira nem a última vez que isso aconteceu. Dessa vez foi mais marcante porque eu desdenhei o filme com tamanha força que fiquei muito sem graça depois. O filme em questão é Gigantes de Aço, com o Hugh Jackman. Eu disse várias vezes "como um filme de boxe com robôs vai funcionar"? Critiquei vários pontos dizendo que não teria o filme não teria alma, sentimentos, humanidade devido aos lutadores robôs. Não foi só pelo fato de ter criticado, foi também de ter recusado assistir por causa do meu pré conceito. E um amigo em insistentemente disse que eu ia gostar. E foi além, me emprestou o maldito dvd. Eu deixei o filme mofando um tempo e sempre que olhava dizia que não ia ver. Até que um dia de chuva e muito tédio eu resolvi assisti-lo. E claramente foi uma grande surpresa para mim. O filme conseguiu recriar Rocky com robôs. Conseguiu me fazer relembrar clássicos de uma outra maneira, de uma forma que não esperava. E por ultimo ele me fez até ter compaixão por um robô! O maldito robô era carismático sem falar nem uma palavra, na verdade, sem ter inteligência, sem conseguir realizar suas próprias ações! Claro que como Três vezes amor, Gigantes de aço não é perfeito. O filme é um belo clichê, na verdade parece bastante com Rocky o lutador, mas isso não tira nem um pouco a emoção do filme. No fim, com aquele climax que me fez levantar e dar socos no ar, eu admiti que foi mais um tiro no pé, ter criticado o filme antes de tentar vê-lo.


Mas nem sempre são os mais estranhos que julgamos antes de tomar conhecimento. Acredite, isso me aconteceu também com o filme Os Vingadores. Estávamos na fila do cinema, quase na hora da sessão começar quando o meu amigo me pergunta se o filme realmente será bom, se não ia se mostrar um grande fiasco como outros filmes de super heróis. Na lata eu respondi com o peito cheio: "Não, eu tenho certeza de que vai ser bom"! Como eu poderia dizer aquilo antes de ver o filme? Tinha visto uns trailers, teaser's e tal, mas não tinha como ter esta certeza. E o resultado deste julgamento adiantado se desenrolou em um acerto. Vingadores foi incrível! Desta vez o tiro não saiu pela culatra, meu pré conceito se refletiu na minha opinião final.

E aquela situação na qual você cria uma expectativa enorme e no fim não é nada do que imaginava? Você pensa que algo vai ser incrivelmente bom e na verdade é um grande e ridículo fiasco. Bom, não para todos mas para mim isso aconteceu com Harry Potter e a ordem da fênix. Talvez o principal motivo seja o de eu ter gostado muito do livro e que o filme não tenha se mostrado uma adaptação fiel. E este caso envolvendo adaptações vai mais além do que imaginamos. Quando a pessoa gosta da obra original ela espera muito da adaptação, o que gera muitas queixas depois de concretizada.


Moral da história, realmente não se deve julgar um filme pela capa. As vezes você pode acertar seus julgamentos, mas também a grande chance de errar. O legal é dar chance a qualquer um, sem pré conceitos. Quem sabe eles não demonstram uma grata surpresa.

Mas e você, já julgou um filme antes de vê-lo? Sua opinião continuou? Compartilhe conosco suas histórias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário